Bahia de Feira terá reforços para visitar o URT em Minas Gerais

O Bahia de Feira terá dois reforços para...

Inter derrota Coritiba por 3 x 0 e entra no G-4 do Brasileirão

Com organização tática e ótimo toque de bola, o...

Conta de luz sem reajuste: Aneel mantém bandeira verde no mês de julho

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou, na...

Montes Claros volta a exigir máscaras em locais fechados

Publicado em:

Compartilhe esse artigo

 

O uso de máscaras voltou a ser exigido em locais fechados em Montes Claros, no Norte de Minas, a partir deste sábado (18/06). A obrigatoriedade do uso da proteção foi determinada em decreto do prefeito Humberto Souto (Cidadania), publicado no Diário Oficial do Município (DOM) na mesma data.

A prefeitura justifica a volta das máscaras tendo em vista o aumento dos casos de COVID-19 em todo país e na cidade. De acordo com números da Secretaria Municipal de Saúde, em sete dias, entre sábado (11/06) e esta sexta-feira (17/06) foram registrados em Montes Claros 2.271 novos casos de coronavírus e duas mortes (dois idosos, de 66 e de 83 anos) causadas pela doença.

 

Desde o inicio da pandemia, ocorreram no  município 76.892 contaminações e 1.068 pessoas perderam a vida por causa da COVID-19.

 

O prefeito Humberto Souto afirmou ao Estado de Minas que a maior preocupação na prevenção contra um novo aumento dos casos de coronavírus refere-se à superlotação dos hospitais.

 

Ele lembrou que os hospitais conveniados ao SUS (Sistema Único de Saúde) não dispõem mais de leitos destinados exclusivamente aos pacientes da COVID-19 com valores adicionais liberados pelo Ministério da Saúde, o que dificulta ainda mais o atendimento em um quadro de superlotação.

 

“O nosso objetivo com o decreto da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados é a preservação da vida das pessoas na impossibilidade de oferecer um atendimento adequado nos hospitais”, assegurou Souto.

 

O prefeito salientou ainda que, passados dois anos e três meses de pandemia, as pessoas estão mais conscientes sobre a necessidade de praticar as medidas preventivas contra a transmissão do vírus.

 

“Hoje, existe uma preocupação da sociedade em adotar as medidas de prevenção contra a COVID-19. Então, o decreto (da obrigatoriedade do uso de máscara em ambientes fechados) é uma forma de colaboração com a sociedade”, avalia o prefeito de Montes Claros.

Onde é obrigatório 

 

– De acordo com a determinação, o uso de máscaras passou a ser obrigatório nos seguintes ambientes fechados:
– nos veículos do transporte coletivo;
– locais de prestação de serviço de saúde;
– bancos;
– casas lotéricas;
– cinemas e teatros;
– supermercados;

– repartições públicas;

– estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços em geral;
– shoppings centers, centros comerciais e galerias de lojas;

– igrejas e demais locais de eventos religiosos;
– estabelecimentos de ensino;
– salões de beleza;
– barbearias;
– academias e clube de lazer (exceto no momento da prática esportiva).

Penalidades 

O decreto do Executivo Municipal de Montes Claros prevê penalidades para os estabelecimentos que não exigirem o uso de máscaras em ambientes fechados, a partir de quarta-feira (22/06).  

 

As penalidades previstas são advertência (primeira autuação), multas (com valores progressivos nos casos de reincidência) e até a suspensão temporária das atividades do estabelecimento.

Ainda de acordo com a publicação do município, a partir deste sábado, o uso de máscara em locais fechados em Montes Claros não é obrigatório somente por parte de crianças menores de sete anos e por pessoas autistas -portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O que você achou desse assunto?

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Santuário de Cássia, em Minas, terá evento para 6 mil pessoas

Inaugurado há pouco mais de um mês, o Santuário de Santa Rita de Cássia, o maior dedicado à santa no mundo, terá o seu...

COVID-19: BH tem 3.114 novos casos e oito mortes em três dias

A pandemia de COVID-19 não chegou ao fim, como evidencia o novo boletim epidemiológico da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), divulgado nesta sexta-feira (24/6)....

Polícia tenta identificar mulher suspeita de abandonar bebê na Santa Casa

Uma mulher suspeita de abandonar um recém-nascido, na manhã desta sexta-feira (24/6), aparece nas imagens do circuito interno do Centro de Especialidades Médicas da...
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com