Ex-sem-teto Givaldo Alves vende ‘Pau de Mendigo’ sem aval da Anvisa

Após ficar famoso por ter mantido relações sexuais...

Caculé: Professor morre após ser atropelado por carro em alta velocidade

Um professor de 42 anos morreu na madrugada...

Luiz Flávio de Oliveira apita duelo entre Brusque e Bahia em Santa Catarina

O árbitro da Fifa Luiz Flávio de Oliveira,...

Opinião: A vidência mítica de Bolsonaro que nos ludibria o caos

A última semana foi...

Ministério da Saúde confirma 9º caso de varíola dos macacos no Brasil

Publicado em:

Compartilhe esse artigo

Em nota divulgada nesta terça-feira (21/6), o Ministério da Saúde confirmou o nono caso de varíola dos macacos no Brasil. O caso foi notificado em São Paulo pelo Laboratório Adolf Lutz e segue monitorado pelas secretarias de Saúde do estadual e municipal. De acordo com o ministério, o paciente é um brasileiro do sexo masculino, 27 anos, residente em Nova York, Estados Unidos.

“Todas as medidas de contenção e controle foram adotadas imediatamente após a comunicação de que se tratava de caso suspeito de monkeypox, com o isolamento do paciente e rastreamento dos contatos”, afirmou a pasta, em nota.

Mais sobre o assunto Segundo o ministério, o monitoramento do caso e rastreamento dos contatos são realizados por meio da sala de sSituação e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) Nacional, que seguem em articulação direta com o estado de São Paulo.

A pasta afirmou que outros dez casos suspeitos seguem sob investigação, sendo dois no Ceará, quatro no Rio de Janeiro, um em Santa Catarina, um no Acre e dois no Rio Grande do Sul.

Sintomas O período de incubação do vírus que provoca a doença varia de sete a 21 dias. Os sintomas costumam aparecer dez ou 14 dias após o momento da infecção. Os primeiros sinais são febre, mal estar e dor e, cerca de três dias depois, os pacientes passam a apresentar bolhas pelo corpo – parecidas com as da catapora. A doença termina em um período entre três e quatro semanas.

Como se pega A transmissão do vírus que causa a varíola dos macacos entre humanos ocorre, principalmente, por meio do contato com secreções respiratórias, lesões de pele das pessoas infectadas ou objetos que tenham sido usados pelos pacientes.

No surto atual, tem se verificado uma prevalência de casos entre homens que fazem sexo com homens. No entanto, até aqui, não há evidências de que a transmissão entre os pacientes tenha sido por via sexual.

“A transmissão padrão é por contato com as lesões e com as secreções respiratórias. A hipótese de contato sexual, até que seja comprovada, só gera preconceito”, comenta a infectologista Ana Helena Germoglio, do Distrito Federal.

Autoridades de saúde pedem que as pessoas que apresentarem mudanças incomuns na pele procurem um médico imediatamente.

Tratamento Normalmente não é necessário realizar tratamento específico para a varíola dos macacos, pois os sintomas desaparecerem em algumas semanas. O médico, no entanto, pode indicar o uso de medicamentos que aliviam os sintomas.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

O post Ministério da Saúde confirma 9º caso de varíola dos macacos no Brasil apareceu primeiro em Metrópoles.

O que você achou desse assunto?

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ritmo do Pai: trap gospel cresce no streaming e paródias ganham TikTok

São Paulo – Hits do trap, subgênero do rap, têm lugar garantido nas músicas mais ouvidas nos streamings e também estão entre as trilhas mais...

Hernane Brocador marca duas vezes e Brasiliense bate o Operário

Jogando no Abadião na tarde deste domingo (26/6), o Brasiliense Futebol Clube venceu o Operário-MT e se distanciou na liderança do Grupo A5 da...

Capotamento de Porsche: policial penal atropelado tem perna amputada

O policial penal Gueltz Costa Pinto é a terceira vítima do capotamento de Porsche na via de acesso ao Palácio do Jaburu, residência do...
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com