Ministério da Justiça determina envio da Força Nacional para o Amazonas

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O Ministério da Justiça e da Segurança Pública determinou nesta sexta-feira, 10, a liberação do uso da Força Nacional no Amazonas. A pasta especifica que o contingente militar será destinado em “ações de combate ao crime organizado, ao narcotráfico e aos crimes ambientais”. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União.

De acordo com a portaria, fica autorizado, por 90 dias, operações “na calha do Rio Negro e Solimões, no Estado do Amazonas, em atividades e serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio”

O envio da corporação tem o objetivo de auxiliar na “Operação Arpão I”, capitaneada pelo governo estadual. A ordem foi assinada pelo secretário Executivo da pasta, Antônio Ramirez Lorenzo.

Além do Amazonas, o ministério também autorizou o uso da Força Nacional nas cidades de Boa Vista e Pacaraima, em Roraima.

Conforme o documento, assinado pelo ministro Anderson Torres, a atuação deve ser designada à “preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio”. O apoio será utilizado por 90 dias.

Amazonas
O emprego da Força Nacional no estado Amazonas é simbólico neste momento em que o mundo está com os olhos voltados para o local. O desaparecimento do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips ocorreu justamente no Estado na região do Vale do Javari. Protestos foram registrados solicitando mais atenção do Governo Federal para o caso.

Manifestação e pressão, inclusive, na Cúpula das Américas. Jair Bolsonaro participa do encontro nos Estados Unidos, que tem como pauta respeito à democracia, aos direitos humanos e ao meio ambiente.

O brasileiro desembarcou no país sob forte cobrança de aliados do presidente dos EUA, Joe Biden, para desvendar o sumiço do britânico e do brasileiro, que estão desaparecidos desde o último domingo.

Se, no início da semana, Bolsonaro adotou um discurso em que jogava a culpa para os desaparecidos, nesta quinta-feira, 9, o presidente foi ao Twitter para reiterar o uso das forças de segurança para solucionar o caso.

Na quinta à noite, a Justiça do Amazonas decretou a prisão temporária, pelo prazo de 30 dias, de Amarildo da Costa de Oliveira, o Pelado. Ele é suspeito envolvimento no desaparecimento do indigenista e do jornalista inglês.

Roraima
Há pouco mais de um mês, congressistas brasileiros foram à Boa Vista após denúncias de estupro e morte de uma menina ianomâmi de 12 anos por garimpeiros.

A garota teria sido sequestrada na aldeia Aracaçá, na região de Wiakás, na TI Yanomami, e levada para um acampamento junto com uma mulher e outra criança de 4 anos. Segundo a denúncia, a mulher e essa criança caíram no rio Uraricoera, mas apenas a indígena adulta sobreviveu.

Equipe integrada pela Polícia Federal, Ministério Público Federal (MPF), Fundação Nacional do Índio (Funai) e a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), com apoio do Exército e da Força Aérea Brasileira (FAB) também foi ao local.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Presidente do TJ-BA e Secretaria Judiciária pautam ações e projetos para atual gestão

A presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, reuniu-se com integrantes da Secretaria Judiciária (Sejud). Ocorrido na terça-feira (26), no gabinete da Presidência, o encontro alinhou demandas da unidade.   "É importante que os procedimentos sejam unificados para evitar discrepância no fluxo", disse a chefe do Judiciário baiano.   

Mulher morre após ser arremessada de caminhonete na região de Irecê

Uma mulher, de 38 anos, e outras três pessoas ficaram feridas em um acidente na noite desta quarta-feira (27) em Xique-Xique, no Centro Norte baiano. A vítima que foi a óbito, identificada como Vanessa Vieira dos Santos, estava na carroceria da caminhonete.   Segundo a TV Oeste, ela foi arremessada do veículo após o motorista

Mãe de Samara Mapoua fala em “mentiras” antes de prisão vir à tona

A prisão em flagrante por porte de arma de fogo da influenciadora Samara Mapoua, a última terça-feira (26/3), causou um rebuliço nas redes sociais e na mídia nesta quinta-feira (28/3). E enquanto o caso não ganhou repercussão, a mãe dela tentava justificar sua ausência nas redes sociais. Através dos stories do Instagram, Adriana Jesus, conhecida