Milton Ribeiro em 2021: ‘orgulho participar de governo que não é corrupto’

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

“Orgulho em fazer parte de um governo que não é corrupto, respeita valores e princípios cristãos e valores e princípios democráticos”, publicou o então ministro, pastor Milton Ribeiro, em seu Twitter no dia 9 de setembro de 2021, quando ainda estava à frente da pasta.

Milton pediu demissão do cargo em março deste ano, após o vazamento de áudios, divulgados pelo jornal “O Estado de S. Paulo”, em dizia que o repasse de verbas deveria priorizar as cidades indicadas pelos pastores Gilmar Santos e Arilton Moura, a pedido do presidente Jair Bolsonaro. �? época, o ministro reforçou a afirmação, em depoimento à Polícia Federal, que apenas obedecia ordens do presidente.

Já para a imprensa, o ministro divulgou uma nota na qual negava favorecer alguém no repasse de recursos.

 

�??Diferentemente do que foi veiculado, a alocação de recursos federais ocorre seguindo a legislação orçamentária, bem como os critérios técnicos do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE)�?�, afirmou.

Dias antes do pedido de demissão, o presidente Bolsonaro afirmou que era uma covardia o que faziam contra Ribeiro e disse que “botaria a cara no fogo” por ele. Manifestação que foi endossada pela primeira dama, Michelle Bolsonaro, disse que “Deus provaria que ele (Milton) é uma pessoa honesta”.

Nesta quarta-feira (22/6), o ex-ministro da Educação foi preso preventivamente no litoral paulista.

 

O mandado é resultado da operação “Acesso Pago” da Polícia Federal e cita crimes de corrupção passiva, prevaricação, advocacia administrativa e tráfico de influência.

 

O pastor Gilmar Santos, um dos pastores que Milton deveria atender com prioridade a pedido do presidente, também foi preso. Um grupo de líderes religiosos evangélicos também está sendo investigado.

 

 

Operação �??Acesso Pago�?�

 

Além do mandado preventivo destinado ao ex-ministro, outros 13 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão foram expedidos.

 

As determinações foram distribuídas pelos estados de Goiás, São Paulo, Pará e Distrito Federal.

 
Estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão nos endereços do ex-ministro e dos pastores Arilton Moura e Gilmar Santos.

 

A justiça determinou, ainda, medidas cautelares que proíbem o contrato entre investigados e envolvidos.
 
De acordo com a Polícia Federal, a investigação teve início após autorização do Supremo Tribunal Federal (STF), em razão do foro privilegiado de um dos investigados. A operação corre sob sigilo.
 
“O crime de tráfico de influência tem pena prevista de 2 a 5 anos de reclusão. São investigados também fatos tipificados como crime de corrupção passiva (2 a 12 anos de reclusão), prevaricação (3 meses a 1 ano de detenção) e advocacia administrativa (1 a 3 meses)”, explicou a PF em nota.

 

 

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Aval à fundação da Lava Jato entrará no foco do CNJ após divergências sobre Hardt

(FOLHAPRESS) - O aval dado pela juíza federal Gabriela Hardt, em 2019, para a criação da fundação da Lava Jato deve entrar no foco do plenário do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) na próxima sessão presencial do colegiado, em maio. Isso porque tal decisão acabou se tornando um ponto central da reclamação disciplinar aberta em

Deputados dos EUA divulgam decisões sigilosas de Moraes removendo perfis do X

A ala republicana da Comissão de Justiça da Câmara dos Representantes dos EUA divulgou na quarta-feira, 17, um relatório sobre a suposta "censura do governo brasileiro" ao X (antigo Twitter) e a outras redes sociais, como Facebook e Instagram. O documento inclui 88 decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Deputados dos EUA divulgam decisões sigilosas de Alexandre de Moraes removendo perfis do X

A ala republicana da Comissão de Justiça da Câmara dos Representantes dos EUA divulgou na quarta-feira, 17, um relatório sobre a suposta "censura do governo brasileiro" ao X (antigo Twitter) e a outras redes sociais, como Facebook e Instagram. O documento inclui 88 decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)