Milagroso? Conheça o ácido poliglutâmico, novo queridinho do skincare

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O ácido poliglutâmico é a nova tendência para quem gosta de cuidar da beleza. O ingrediente vem sendo adotado como substituto do ácido hialurônico, com a função de hidratar e dar firmeza e flacidez à pele, enquanto retém a umidade da derme.
A Coluna Claudia Meireles, é claro, foi investigar a novidade e como ela pode ajudar a dar um boost na cútis. Aos detalhes!
Poder hidratante Apesar de ter as mesmas propriedades e resultados que seu antecessor, a substância promete ainda mais hidratação. De acordo com estudos, o ácido poliglutâmico forma um filme sobre a pele e pode reter até quatro vezes mais umidade do que o hialurônico.
Mais sobre o assunto Beleza 7 mitos e verdades sobre o ácido hialurônico, o queridinho do skincare Dino Cinco benefícios do ácido hialurônico para pele Beleza Beauty snacking: saiba como aderir à tendência das �??pílulas�?� de beleza O novo ingrediente de sucesso no mercado da beleza foi popularizado pela maquiadora britânica Charlotte Tilbury, que acrescentou o ácido poliglutâmico na fórmula de seus séruns conhecidos como o �??elixir mágico�?�.
O produto pode ser usado em complemento com o ácido hialurônico para combater rugas e linhas de expressão, além de dar um efeito iluminado à pele. Entretanto, como não é produzido pelo organismo, o novo queridinho do skincare ainda não pode ser aplicado em injeções para preenchimentos faciais e corporais.
A dermatologista Luanna Caires comenta que o produto é mais oleoso e pegajoso do que o ácido hialurônico, podendo ficar mais �??pesado�?� em peles oleosas. Cabe ressaltar que esse tipo de pele também precisa de hidratação, com uso de produtos de textura mais leve.
Closeup shot of hands with face serum O ácido poliglutâmico pode ser manipulado em farmácias especializadas Sergey Mironov/Getty Images
preenchimento labial Ao contrário do ácido hialurônico, o ácido poliglutâmico não pode ser injetado no corpo humano Getty Images
creme facial Ele promete hidratação potente em todos os tipos de pele Getty Images
soja O ácido poliglutâmico é resultado da fermentação de alimentos contendo grãos de soja Getty Images
0 A substância se adapta a qualquer tipo de pele, especialmente as mais ressecadas. Produzida a partir da fermentação de bactérias presentes em alimentos com grãos de soja, ela ainda é pouco conhecida e usada no Brasil.
As viciadas em beleza, porém, já conseguem encontrá-la na composição de séruns, essências e hidratantes corporais. Outra forma é encomendar em farmácias de manipulação.
Origens O ácido poliglutâmico é produzido pela bactéria Bacillus subtilis, presente no substrato de soja fermentada em alimentos como o natto, uma iguaria japonesa. A substância formada é um polímero biodegradável e comestível, que não apresenta riscos à saúde humana.
Aplicação Para aplicar séruns ou cremes faciais com ácido poliglutâmico, é preciso estar com o rosto limpo, para que as moléculas sejam melhor absorvidas. O produto pode ser usado várias vezes durante o dia, a depender do nível de ressecamento da pele.
Quando não usar? Pessoas com alergia a soja devem evitar o uso do ácido poliglutâmico.  A especialista em dermatologia Luanna Caires acrescenta, ainda, que o ácido poliglutâmico não é recomendado para hidratações mais profundas, em contrapartida com o queridinho do skincare: �??O ácido hialurônico tem moléculas bem menores e entra com mais profundidade, enquanto o ácido poliglutâmico tem moléculas maiores, promovendo hidratação nas camadas mais superficiais da pele�?�.
Assim como em qualquer outro tipo de tratamento, é indicado realizar uma avaliação profissional antes de começar a utilizar essa substância. Assim, os resultados serão ainda melhores.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.
O post Milagroso? Conheça o ácido poliglutâmico, novo queridinho do skincare apareceu primeiro em Metrópoles.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Câmara se irrita com governo Lula e Senado e teme atraso de recursos antes da eleição

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O adiamento da sessão do Congresso Nacional para análise de vetos presidenciais, prevista para quarta-feira (23), foi uma vitória para o governo Lula (PT), mas não significa que haverá dias mais tranquilos na relação do Executivo com o Parlamento. O governo conseguiu adiar a sessão, evitando possível derrota em diferentes projetos.

Lula visita indústrias e encontra empresários em MG e SP; Haddad acompanha presidente

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, terá compromissos em fábricas em Minas Gerais e no Estado de São Paulo nesta sexta-feira, 26, de acordo com sua agenda oficial. Ele não retornará a Brasília nesta sexta, e deverá passar o fim de semana na capital paulista. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, acompanha

Deltan diz que não está inelegível e articula se lançar a prefeito de Curitiba

(FOLHAPRESS) - Cassado pela Justiça Eleitoral em 2023, o ex-procurador Deltan Dallagnol se coloca como pré-candidato a prefeito de Curitiba pelo partido Novo nas eleições deste ano, mesmo sabendo que terá uma árdua disputa jurídica para manter a eventual candidatura. Nas redes sociais, o ex-chefe da força-tarefa da Lava Jato no Paraná comemora menções em