MG descarta suspeitas de varíola do macaco

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Foram descartados ontem dois casos de suspeita de varíola dos macacos em investigação e que envolviam pacientes de Belo Horizonte e Ouro Preto. Com isso, todas as suspeitas da doença em Minas Gerais foram descartadas laboratorialmente. A informação é da Secretaria de Estado de Saúde, por meio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS-Minas).
 
Os dois eram os únicos casos restantes das cinco suspeitas que foram registradas no estado. A primeira suspeita, em Uberlândia, foi descartada na quarta, dia 15. Os outros dois casos, em Ituiutaba, também no Triângulo Mineiro, foram descartados no dia seguinte.
 
 A descoberta confirma as expectativas dos órgãos de monitoramento. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, os pacientes com suspeita da doença, também conhecida como monkeypox, não tinham histórico de deslocamento e viagens ao exterior.
 
O primeiro caso da doença foi confirmado no Brasil no dia 9 deste mês, em São Paulo. O homem, de 41 anos, viajou para Portugal e Espanha em maio, onde possivelmente contraiu o vírus. O Ministério da Saúde informou na quinta-feira o sexto caso de varíola dos macacos no Brasil, um paciente de 28 anos do município de Indaiatuba, em São Paulo. De acordo com a pasta, o homem tem histórico de viagem para a Europa e por isso o caso é considerado �??importado�?�. O paciente apresenta quadro clínico estável e sem complicações.
 
MAIS DE 30 PAÍSES A varíola dos macacos é uma doença rara, originária da África. Até o momento, cerca de 1.600 casos foram confirmados em mais de 30 países, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Com o aumento dos casos internacionalmente, a OMS discute um novo nome para a doença. A iniciativa ocorre depois que mais de 30 cientistas escreveram na semana passada sobre a �??necessidade urgente de um (nome para a doença e para o vírus) que não seja discriminatório nem estigmatizante�?�.
 
 Além disso, está em discussão se a varíola será classificada como �??emergência de saúde pública de interesse internacional�?�, como se deu com H1N1 (2009), pólio (2014), zika (2016), ebola (2019) e COVID-19 (em janeiro de 2020).
*Estagiário sob supervisão do subeditor Thiago Prata

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Feriadão com chuvas exige atenção em dobro nas estradas

Os mineiros que pretendem sair do estado ou viajar por Minas para aproveitar o feriado prolongado de Finados vão encontrar estradas mais cheias a partir de hoje. A movimentação exige atenção redobrada, seja nos trechos historicamente perigosos (confira quadro), seja naqueles aparentemente mais tranquilos. A atenção deve ser redobrada nas retas, nos trechos com buracos

Onde a morte não é o fim da vida

  O Museu de Ciências Morfológicas (MCM) da UFMG é responsável pela extensão entre o estudo de células, embriões, tecidos e anatomia com toda a comunidade da capital. Fundado há 27 anos pela professora Maria das Graças Ribeiro, o museu é focado no ser humano, com a maioria da exposição sendo composta por materiais reais.

Chuva: Sete Lagoas registra alagamentos e pessoas desalojadas

O município de Sete Lagoas, na Região Metropolitana de BH, foi atingido por fortes chuvas no fim da tarde desta terça-feira (31/10). Há registro de moradores desalojados e alagamento em muitas avenidas. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma pessoa chegou a ficar ilhada, porém, conseguiu sair do local sozinha.  Cerca de dez casas, localizadas no