TAGS

Mãe perde guarda de filha após levá-la a culto de umbanda

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Em Minas Gerais, uma mãe diz ter perdido a guarda da filha, de 14 anos, após levá-la a um culto de umbanda. Liliane Pinheiro, 37, aponta racismo religioso por parte do Conselho Tutelar.
A filha, que segundo a mãe possui problemas neurológicos, estaria frequentando o centro de umbanda, religião afro-brasileira, desde o início do ano em Ribeirão das Neves, região metropolitana de Belo Horizonte (MG).
Devido às condições neurológicas, a adolescente teria desmaiado na escola. Ao jornal O Tempo, Liliane conta ter sido hostilizada pela coordenação do centro de ensino. �??Me disseram �??olha bem o que você está fazendo com a sua filha’�?�, lembra.
Mais sobre o assunto Entorno Terreiros de Umbanda e Candomblé protestam contra racismo religioso Distrito Federal Mulher é condenada por injúria ao xingar grupo de candomblé e umbanda Brasil Terreiro de candomblé é atacado por grupo de evangélicos na Bahia Brasil Iniciada no Candomblé, mulher é demitida por ser �??negra e macumbeira�?� A direção da escola teria acionado o Conselho Tutelar e, após denúncia ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Liliane perdeu a guarda da filha. A jovem, que passou as últimas semanas em centro de acolhimento, agora está na casa da irmã mais velha.
Umbanda Centro religioso de Umbanda Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre
Candomble / IEMANJÁ / SALVADOR (BA) ISTOCK PHOTO
candomblé iStock
0 O coordenador do Instituto de Defesa dos Direitos das Religiões Afro-Brasileiras (Idafro), Hélio Silva Jr, acompanha o caso. Ele afirmou ao Metrópoles que o caso desrespeita a lei, já que não houve esforços para manter a filha com a responsável.
�??Uma criança foi colocada em abrigo sem decisão judicial, sem parecer psicológico, sem a escuta da mãe, sem a escuta qualificada da menina, apenas com a especulação do conselheiro tutelar�?�, observa o especialista.
Para Silva Jr, o caso expõe racismo religioso contra o exercício da religião de matriz africana.
O Metrópoles tentou contato com o Conselho Tutelar de Ribeirão das Neves por ligação telefônica, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem. O espaço segue aberto.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.
O post Mãe perde guarda de filha após levá-la a culto de umbanda apareceu primeiro em Metrópoles.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Lula baterá recorde de mulheres e negros nos ministérios desde a redemocratização

Quando tomar posse em 1° de janeiro de 2023, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá em seu ministério 11 mulheres (sendo uma indígena) e cinco negros. Trata-se da maior marca de inclusão feminina no governo federal. Até então, o maior número havia sido...

Recorde mundial: casal tem gêmeos com embriões congelados há 30 anos

Os gêmeos Lydia e Timothy Ridgeway nasceram no dia 31/10 e quebraram, no momento do parto, um novo recorde mundial. Gestados em 2022 a partir de embriões congelados em 1992, eles são considerados os embriões congelados por mais tempo a resultarem em nascimentos vivos,...

Petista tenta “trolar” bolsonaristas e é obrigado a balançar bandeira

Um homem que tentou se infiltrar em um acampamento bolsonarista para “beber água e tomar café†foi descoberto pelos organizadores do ato, obrigado a pedir desculpas e ainda flamular a bandeira do Brasil às margens de uma rodovia. O fato inusitado ocorreu no último...