Lula pede PT e PSB unidos no RS: �??Tomem um aperitivo e achem solução�?�

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Em discurso no Rio Grande do Sul, nesta quarta-feira (1/6), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva apelou para que os membros do PT e das legendas que integram sua coligação entrem em acordo para oferecer um candidato único ao governo gaúcho e construam uma chapa forte para derrotar o bolsonarismo.
Lula lamentou chegar ao estado sem ter um candidato ao governo para anunciar, além da ausência de nomes de sua aliança no ato político.
A ausência sentida pelo ex-presidente é a de Beto Albuquerque (PSB), que não compareceu ao evento e insiste em lançar o seu nome, competindo com o deputado Edegar Pretto, nome defendido pelo PT local.
Albuquerque, inclusive, tem ensaiado abrir seu palanque ao PDT de Ciro Gomes, caso a composição com o PT não ocorra.
�??Sentem à mesa, tomem até um aperitivo, se quiser. Mas tentem encontrar uma solução, para que a gente não possa vir ao Rio Grande do Sul fazer um comício e não estar do nosso lado aqui o candidato ou a candidata a governador, ao Senado e o candidato a vice. Fica uma coisa meio trouxa�?�, ordenou o petista.
�??Eu sei que vocês não falaram nada, mas estão pensando: �??Porque não tem um governador já anunciado? Porque não se faz um acordo?’�?�, questionou.
�??Então eu queria fazer um apelo, de irmão, de um companheiro. Não custa nada sentarem mais uma vez à mesa, tentarem conversar um pouco mais e dar de presente a esse povo a unidade dos setores que querem derrotar o Bolsonaro e querem derrotar o atual governo do Rio Grande do Sul. �? o mínimo que o povo espera de nós�?�, disse Lula, ao discursar em Porto Alegre, ao lado de políticos gaúchos, da ex-presidente Dilma Rousseff e do ex-governador Geraldo Alckmin, vice na sua chapa.
As divergências entre o PT e o PSB nas alianças estaduais levaram a cúpula da campanha a se reunir e estabelecer a data de 15 de junho para pacificar os palanques. As disputas estão colocadas também em São Paulo, Espírito Santo, Santa Catarina e Rio de Janeiro. Para evitar desgastes locais, as duas legendas decidiram avaliar o mapa das chapas no país de forma global e tratado pela cúpula nacional não no âmbito local.
O PT, no entanto, não abre mão de ter o cabeça de chapa em São Paulo, com o ex-prefeito Fernando Haddad, hoje favorito nas pesquisas. Alguns petistas ouvidos pelo Metrópoles não descartaram a possibilidade de a legenda focar apenas em São Paulo e sacrificar seus candidatos nos demais estados.
Impasses Devido aos impasses na aliança, uma parte da viagem, em que Lula e Alckmin visitariam também Santa Catarina, foi abortada.
Pesou para o cancelamento, segundo fontes da campanha petista, não só questões logísticas, mas também a disputa sobre quem será o candidato ao governo catarinense: O PT quer Décio Lima; o PSB, Dario Berger.
Outro estado a se resolver é o Espírito Santo, onde o PSB luta pela reeleição do atual governador, Renato Casagande, e o PT lançou o nome do senador Fabiano Contarato na disputa pelo Palácio Anchieta.
Além das disputas por governos estaduais, há ainda impasse entre o PSB e o PT envolvendo as candidaturas ao Senado de André Ceciliano (PT) e Alessandro Molon (PSB) no Rio de Janeiro, onde o candidato apoiado por Lula ao governo é Marcelo Freixo (PSB).
Pernambuco é o único estado onde PT e PSB conseguiram entrar em acordo, isso antes da desistência da federação por parte das duas legendas. No caso perbambucano, o senador Humberto Costa (PT) abriu mão de se candidatar ao governo e o PSB lançou o nome do deputado Danilo Cabral ao governo do estado. O PT ficou com a vaga de vice, com Teresa Leitão.
Lula discursa em lançamento de livro na PUC Lula discursa ao lado de Alckmin e Dilma, em Porto Alegre O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-governador de Sa�?o Paulo, Geraldo Alckmin (PSB, se encontram com representantes de movimentos populares 9 O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-governador de Sa�?o Paulo, Geraldo Alckmin (PSB, se encontram com representantes de movimentos populares 4 O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-governador de Sa�?o Paulo, Geraldo Alckmin (PSB, se encontram com representantes de movimentos populares 7 O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-governador de Sa�?o Paulo, Geraldo Alckmin (PSB, se encontram com representantes de movimentos populares 2 Lula e Alckmin se encontram com representantes de movimentos populares, em São Paulo 0 Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.
O post Lula pede PT e PSB unidos no RS: �??Tomem um aperitivo e achem solução�?� apareceu primeiro em Metrópoles.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Cassação de Chiquinho Brazão será relatada por deputado do PT

O processo disciplinar que pode levar à cassação do mandato de Chiquinho Brazão (sem partido-RJ), apontado pela Polícia Federal (PF) como um dos mandantes da execução da vereadora Marielle Franco, em 2018, será relatado por um deputado do PT. O Conselho de Ética da Câmara sorteou nesta quarta-feira, 24, um novo nome para a lista

Lira afirma ser imprescindível que Lula se envolva mais no recebimento de parlamentares

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta quinta-feira que, 25, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve se envolver mais no recebimento de parlamentares. "Quanto mais presidente se envolve no processo, mais ele sente a temperatura", defendeu em entrevista à GloboNews. Na avaliação de Lira, vetos do Planalto deram "muito choque" na

Casos TikTok e Musk põem holofote em debate político sobre redes e soberania digital

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Nos Estados Unidos, uma lei aprovada pelo Congresso pode resultar no banimento do TikTok no país. Já no Brasil, as ameaças do dono do X, o empresário Elon Musk, de descumprir decisões judiciais levaram ao debate público a especulação sobre um eventual bloqueio da plataforma. Ambos os casos, em alguma