Lula avança sobre palanque de Ciro no PR, chamando Fruet para Senado

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

O PT do Paraná tem feito movimento sobre o PDT de Ciro Gomes no estado. A sigla ofereceu ao deputado Gustavo Fruet (PDT), ex-prefeito de Curitiba, a vaga para disputar o Senado na chapa a ser encabeçada pelo ex-governador Roberto Requião (PT).
Para ter Fruet na chapa, integrantes do partido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pré-candidato ao Planalto, inclusive, avisaram que aceitam que o deputado abra o palanque para Ciro no estado, onde a disputa está polarizada entre Lula e o atual presidente Jair Bolsonaro (PL). No Paraná, os dois polos seguem, de acordo com pesquisas internas, praticamente empatados.
Fruet chegou a conversar com a cúpula de seu partido sobre o assunto e não encontrou resistência. O deputado ainda não respondeu ao convite petista, mas avalia se é viável, do ponto de vista eleitoral, garantir o palanque de Ciro no estado e, ao mesmo tempo, receber o apoio de Lula.
O parlamentar reconhece a polarização Lula e Bolsonaro no estado e avalia que há espaço para uma candidatura ao Senado com o apoio petista.
�??Exite espaço? Existe. Eu já disputei o Senado e perdi para o Requião, por 1 ponto percentual. Só que ainda existem variáveis a serem acertadas�?�, disse Fruet, ao Metrópoles.
Reação Antes de aceitar a proposta, entretato, Fruet está à espera de movimentos que serão tentados por Ciro no plano nacional no sentido de neutralizar palanques do PT em alguns estados.
Além de adotar um discurso forte contra o partido de Lula, as buscas de Ciro estão sendo realizadas no sentido de impedir que os petistas fechem alianças, por exemplo, com o PSD, partido comandado pelo ex-ministro Gilberto Kassab (SP).
Em Minas Gerais, Ciro tentou impedir a aliança, mas não conseguiu. O PT chegou ao fim de uma costura de apoio mútuo envolvendo a candidatura ao governo do ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil, inclusive retirando a candidatura do deputado Reginaldo Lopes ao Senado, que havia sido lançada por Lula. A vaga ao Senado, na chapa de Kalil ficou também com o PSD, que tentará a reeleição do senador Alexandre Silveira.
�??Em Minas, Ciro perdeu, mas ganhou no Rio�?�, pondera Fruet, referindo-se ao primeiro momento da aliança do PDT com o PSD no Rio de Janeiro, que acabou minando a possibilidade de conversa com o PT.
Território demarcado O palanque oficial de Lula no Rio é o do deputado federal Marcelo Freixo (PSB), em um leque de alianças que não conta com o PSD.
No início do ano, enquanto Lula tentava atrair Paes e o PSD para sua aliança, Ciro foi ao estado e, demarcando o território de sua candidatura, lançou o nome do ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Felipe Santa Cruz ao governo.
A �??conquista�?� de Ciro no Rio, no entanto, pode não se tornar efetiva no quadro eleitoral. Com baixo desempenho nas pesquisas, apesar do apoio do prefeito da capital, Eduardo Paes (PSD), Santa Cruz admite que uma aliança nacional do PSD com Lula no primeiro turno �??não racharia a legenda�?�.
Nesta semana, em entrevista ao jornal Valor Econômico, Santa Cruz chegou a dizer que seria uma honra para o partido a aliança com o petista no plano nacional. �??Acho que não racha, não. Não vejo problema nenhum andar com o Lula. Acho que é uma honra para o partido�?�, destacou o pré-candidato ao governo fluminense.
Fruet Wikipedia
Lula e Marcelo Freixo Divulgação/Ricardo Stuckert
Lula em lançamento de livro na PUC de São Paulo Lula em lançamento de livro na PUC de São Paulo TV PUC-SP/Reprodução
Lula discursa ao lado de Alckmin e Dilma, em Porto Alegre Lula discursa ao lado de Alckmin e Dilma, em Porto Alegre Divulgação/ Ricardo Stuckert
lula-gasolina-requião PT/Reprodução
Lula ao lado de Roberto Requião Lula ao lado de Roberto Requião Reprodução/Redes sociais
Ataques de Ciro a Lula e Dilma são irracionais, critica Requião Ataques de Ciro a Lula e Dilma são irracionais, critica Requião Blog do Esmael/Reprodução
Roberto Requião Eduardo Matysiak/Divulgação
O ex-presidente Lula se encontrou com Roberto Requião em Curitiba O ex-presidente Lula se encontrou com Roberto Requião em Curitiba Instituto Lula/Divulgação
Veja o que esperar do encontro entre Lula e Requião Lula, Gleisi e Roberto Requião Reprodução
roberto requião Rafaela Felicciano/Metrópoles
0  
O post Lula avança sobre palanque de Ciro no PR, chamando Fruet para Senado apareceu primeiro em Metrópoles.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Decisões de Moraes divulgadas nos EUA retomam divergências sobre bloqueio de perfis

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - As decisões do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes divulgadas por uma comissão do Congresso dos EUA reforçam a discussão sobre os parâmetros legais para um juiz bloquear perfis em redes sociais. Atualmente, não há nas leis brasileiras regras e critérios a respeito da suspensão de contas

Nunes processa Boulos por dizer que prefeito ‘rouba e faz esquemas na prefeitura de SP’

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), entrou na Justiça com pedido de danos morais contra o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) depois de o parlamentar dizer que o atual chefe do Poder Executivo paulistano rouba e faz esquemas na Prefeitura de São Paulo. A declaração foi dada durante entrevista ao podcast Inteligência Ltda

Moraes derrubou perfis a pedido de órgão chefiado por ele no TSE, mostra relatório

(FOLHAPRESS) - O ministro Alexandre de Moraes derrubou uma série de perfis nas redes sociais e determinou exclusão de conteúdos da internet com base em pedidos de um órgão chefiado por ele mesmo após tomar posse como presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Dezenas de decisões de Moraes com base no órgão do TSE constam