Laudo aponta falha humana em acidente que matou motorista em Juiz de Fora

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos
O Consórcio Manchester, um dos operadores do transporte público em Juiz de Fora, na Zona da Mata Mineira, divulgou o resultado de um laudo pericial contratado pela própria empresa para investigar o acidente que matou o motorista Francisco Venâncio Pereira Filho, de 62 anos, no dia 4 de junho.
Francisco estava na porta da garagem da Tusmil, empresa que integra o Consórcio, quando foi atingido por um ônibus que desceu a rampa da garagem.
O Estado de Minas teve acesso ao documento assinado pelo perito Francisco de Assis Mouro. Segundo ele, não houve falha mecânica no ônibus, e sim erro humano, pois o motorista que dirigia o coletivo não puxou o freio de mão. Assim, o veículo acabou descendo a rampa da garagem.
�??O evento sob estudo decorreu da imperícia e do desatento procedimento por parte do condutor do veículo 504 [que atropelou Francisco], que não acionou a alavanca de freio de estacionamento [freio de mão], que, desta forma, impediria o deslocamento de recuo e descida pela rampa�?�, diz trecho do relatório.
Para a conclusão, o perito informou ter visto as câmeras de segurança do ônibus, as imagens de videomonitoramento da garagem da Tusmil e também uma análise sobre as condições do veículo que causou o acidente.

‘Lugar inapropriado’

O documento informou também que Francisco Venâncio estava em um lugar impróprio para pedestre. �??Devendo ainda aqui enfatizar que o pedestre, vítima atropelada, se postava em local inapropriado, junto a guarita da portaria, área de acesso de veículos, entrada para a rampa�?�.
O especialista ainda ressaltou que o veículo que atropelou Francisco Venâncio não apresentava falhas técnicas. Segundo Mouro, outros dois coletivos foram testados, sendo um deles escolhido de forma aleatória, sem apresentar problema.
�??Ora enfatizando, que o veículo foi testado na ocasião do evento por este analista, conforme mencionado, podendo afirmar com segurança, que o veículo em nenhum momento apresentou pane em seus sistemas de freios�?�.

Polícia Civil investiga a morte

A Polícia Civil abriu investigação para apurar o acidente que matou Francisco Venâncio Pereira Filho. O Ministério Público do Trabalho e a Prefeitura de Juiz de Fora acompanham o caso.
O laudo divulgado pelo Consórcio Manchester foi contratado pela própria empresa. A PC ainda não divulgou detalhes sobre o inquérito.
Em nota, o Consórcio informou que �??lamenta profundamente o ocorrido, tendo prestado total apoio e solidariedade tanto à família de seu funcionário Francisco Venâncio, quanto ao motorista que conduzia o carro no momento do acidente, oferecendo todo o acompanhamento necessário à sua saúde�?�.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Feriadão com chuvas exige atenção em dobro nas estradas

Os mineiros que pretendem sair do estado ou viajar por Minas para aproveitar o feriado prolongado de Finados vão encontrar estradas mais cheias a partir de hoje. A movimentação exige atenção redobrada, seja nos trechos historicamente perigosos (confira quadro), seja naqueles aparentemente mais tranquilos. A atenção deve ser redobrada nas retas, nos trechos com buracos

Onde a morte não é o fim da vida

  O Museu de Ciências Morfológicas (MCM) da UFMG é responsável pela extensão entre o estudo de células, embriões, tecidos e anatomia com toda a comunidade da capital. Fundado há 27 anos pela professora Maria das Graças Ribeiro, o museu é focado no ser humano, com a maioria da exposição sendo composta por materiais reais.

Chuva: Sete Lagoas registra alagamentos e pessoas desalojadas

O município de Sete Lagoas, na Região Metropolitana de BH, foi atingido por fortes chuvas no fim da tarde desta terça-feira (31/10). Há registro de moradores desalojados e alagamento em muitas avenidas. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma pessoa chegou a ficar ilhada, porém, conseguiu sair do local sozinha.  Cerca de dez casas, localizadas no