Laboratórios de Salvador registram aumento na busca por testes de covid-19

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

A covid-19 voltou a preocupar depois de uma trégua e o aumento recente nos casos da doença levou a uma corrida aos pontos de testagens em Salvador, como laboratórios e farmácias. Em locais como o DNA Laboratório houve um crescimento de 208% na busca pelos exames entre os meses de abril e maio. No Jaime Cerqueira, na Pituba, a procura cresceu 35% somente entre a primeira semana de junho e o mês de maio. Os casos confirmados da doença também subiram no local, de 2% para 20%, no mesmo período.

Seguindo a tendência de alta, o Boletin Epidemiológico da Secretária Estadual de Saúde (Sesab), divulgado ontem, aponta que os primeiros sete dias de junho registraram um crescimento de 422% no número de casos ativos de covid-19, em comparação aos dados do mesmo período de maio. Somente ontem, foram notificados 1494 casos positivos da doença.

No DNA Laboratório, o percentual de positividade dos testes entre abril e maio ficou em 6,13%. A maioria do público que tem procurado as unidades dessa rede são mulheres (55%) e  o PCR é o teste mais requisitado, com aumento de 200% em maio. O teste rápido cresceu a demanda em 13%. Para os dois tipos de teste, a recomendação é fazer a coleta após três dias do aparecimento dos primeiros sintomas.

O laboratório Jaime Cerqueira tem unidades em Feira de Santana, Santo Amaro, Ilhéus, Itabuna e Santo Antônio de Jesus, mas foi apenas em Salvador que houve registro de aumento na procura por testes e crescimento de casos confirmados. O diretor médico da instituição, Bruno Cerqueira, acredita que a mudança de cenário está relacionada ao receio dos pacientes de contaminar amigos e familiares.

�??Esse crescimento surpreende porque tivemos um pico em janeiro, mas depois o número de testes caiu e, agora, estamos vendo um novo pico, não é igual ao de janeiro, mas é um aumento significativo se comparado ao mês anterior. Em grande parte, isso é reflexo do cuidado do paciente consigo e com os outros, e da maior circulação do vírus influenza, típico desse período do ano�?�.

Na prática, as pessoas estão ficando gripadas por conta da circulação do vírus influenza, comum no outono-inverno, e com medo que seja covid buscam os laboratórios. O exame mais procurado é do tipo RT-PCR, que também é o mais recomendado pelos especialistas pela precisão dos resultados. 

Cerqueira frisou que não basta fazer o teste, é necessário acompanhamento médico. �??A gente percebe que muitos pacientes vêm fazer o teste e somente depois procuram um médico. O processo precisa ser o inverso. �? importante procurar um especialista primeiro, relatar os sintomas, depois fazer o teste e, caso positivo, seguir as orientações�?�, afirmou.  

A atendente de call center Juliana Conceição, 25 anos, foi uma das pessoas que buscou teste em maio. �??Estava com sintomas de gripe, dor de cabeça, cansaço e indisposição, nada grave, mas como são os mesmos de covid a gente nunca sabe. Fiz o teste e deu negativo. Estava vacinada. Já voltei ao trabalho�?�, contou.

Drogarias

Nas drogarias, um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias (Abrafarma) revelou que 28,33% dos testes para covid-19 feitos nesses estabelecimentos na Bahia deram positivo entre 23 e 29 de maio. O estado ficou na 7ª posição entre aqueles com maior percentual de confirmação. 

Na rede Farmácias São Paulo a venda de testes rápidos cresceu 680%. A gerente farmacêutica Ananda Franklin contou que a maioria dos clientes à procura do produto apresenta sintomas gripais e busca o exame para saber se é coronavírus. O teste pode ser feito também na farmácia e o resultado saí em cerca de 10 minutos.

�??A compra de testes rápidos na primeira semana de junho foi 680% maior que na primeira semana de maio. Em uma de nossas unidades foram feitos 36 testes presenciais na primeira semana de maio e 120 na primeira semana se junho�?�, disse.

Ela contou que os pacientes raramente avisam à farmácia quando o teste que levaram para casa confirma a covid. �??Não existe essa orientação, então, não temos o resultado de quantos autotestes deram positivo, o que pode estar gerando subnotificação�?�, pondera.

Subnotificação

Desde 7 de março deste ano, os autotestes para detectar a covid-19 podem ser comprados nas farmácias da Bahia. De acordo com a Sesab, esse tipo de testagem tem plataformas próprias dos laboratórios para que o usuário faça a notificação. O comprador, no entanto, não é obrigado a informar o resultado aos laboratórios.

Após quatro dias sem atualizações sobre o número de novos casos na Bahia, devido a uma falha no sistema e-SUS e SivepGripe do Ministério da Saúde, entre os dias 3 e 6 de junho, o boletim que voltou a ser publicado ontem (07), mostrou que a Bahia registrou um aumento de 73% nos casos ativos de covid-19. Na quinta-feira (7), a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) informou que 1494 pessoas estavam contaminadas. No dia 01 eram 860. 

A Sesab não informou o número de testes realizados pelo Lacen na primeira semana de junho, mas reforçou que �??o exame deve ser feito por pessoas que tiveram contato direto com quem teve diagnóstico positivo e por aquelas que apresentam sintomas�?�.  

A reportagem procurou a Secretária de Saúde de Salvador, mas até a publicação desta matéria não houve resposta. 

Falha no sistema

Em uma semana, a Bahia registrou aumento de 86% nos casos ativos de covid-19. Na quinta-feira (2), a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) informou que 953 pessoas estavam contaminadas. No dia 26 de maio eram 512. Porém, uma falha no sistema e-SUS e SivepGripe, do Ministério da Saúde, impediu a atualização dos novos casos na Bahia e em outros estados nos quatro dias seguintes.

Em nota, o Ministério da Saúde havia informado que iniciou manutenção corretiva no servidor da pasta na sexta-feira (3), dia em que o problema começou, e que o serviço foi finalizado nesta segunda-feira (6). �??Os sistemas já foram restabelecidos e os dados enviados pelos sistemas de informação dos estados e municípios já estão em processo de atualização�?�, dizia a nota.

A covid-19 já corresponde a 59,6% dos casos de Síndrome Respiratória Aguda (SRAG) com identificação viral entre 1º e 28 de maio. O dado foi divulgado no Boletim InfoGripe Fiocruz, na semana passada, e mostra uma tendência de aumento pela terceira semana epidemiológica consecutiva. Entre 20 de março e 16 de abril, período com o menor porcentual, a covid-19 correspondia a 34,1%.

Entre 22 e 28 de maio, o porcentual da infecção do novo coronavírus entre os casos de SRAG era de 48%, enquanto que nas semanas anteriores, alternou de 41% a 37%. Segundo os especialistas, o crescimento nos casos de covid-19 está relacionado a flexibilização do uso de máscara, a diminuição do ritmo de vacinação e a circulação de variantes mais transmissíveis. Os médicos reforçam a importância da vacinação.

*Colaborou Emilly Tiffany Oliveira

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

MP-BA recomenda ações para recuperação de casarão que abrigava tradicional restaurante e desabou no bairro do Comércio

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) recomendou que o dono do casarão que abrigou o antigo restaurante Colon, no bairro do Comércio, em Salvador, compareça imediatamente ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para que sejam iniciadas as ações de recuperação e recomposição do imóvel.    Segundo os promotores de Justiça Alan Cedraz

Professora denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil; vítima mora no Extremo Sul baiano

Uma professora, de 48 anos, foi lesada em pelo menos R$ 160 mil em um caso chamado de "estelionato sentimental". Segundo a TV Santa Cruz, o suspeito pelo golpe é um ex-namorado da vítima, que reside no Espírito Santo. A delegacia de Teixeira de Freitas já pediu, em carta precatória, para que o homem seja

Bridgerton e mais: saiba o que chega na Netflix em maio de 2024

Quem não está com saudade do mundo de luxos e confusões de Bridgerton, que atire a primeira pedra! Pois bem, maio será marcado pela chegada da terceira temporada da produção na Netflix, desta com um novo casal como foco que promete apaixonar os espectadores. No terceiro ano, as novas debutantes sonham em ser o diamante