Justiça paralisa licitação da Ceasa após Abase acusar direcionamento; entenda

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

A Justiça paralisou a licitação da modalidade de Concorrência 001/2022, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), que previa a delegação de ampliação, modernização, manutenção, operação e gestão da Central de Abastecimento de Salvador (Ceasa). De acordo com a Associação Baiana de Supermercados (Abase), autora do mandado de segurança, ocorreu um direcionamento no procedimento. 
 
Segundo decisão obtida pelo Bahia Notícias, a seleção de proposta mais vantajosa teve a paralisação determinada pelo juiz Rui Eduardo Almeida, da 6ª vara da Fazenda Pública de Salvador, nesta quarta-feira (22). Os advogados da Abase apontaram que a SDE promoveu a “alteração de 05 (cinco) itens do texto do Edital, sendo que, 03 (três) destas alterações são claramente limitadoras da concorrência e direcionadoras do resultado do certame”.
 
Entre as três mudanças mais impactantes, de acordo com a associação, estão a inserção da proibição de participação por empresa que atuam no setor varejista de alimentos (supermercados e afins) no âmbito da Região Metropolitana, a exclusão da possibilidade de comprovar capacidade operacional por meio de em operações de centros/terminais logísticos, com supressão da possibilidade de somatório de atestados entre concorrentes e afiliadas, além da majoração do valor mínimo de atestado para comprovar aptidão econômico-financeira – de R$ 12 milhões para R$ 40 milhões. 
 
“Da análise dos documentos acostados, em especial o edital e o edital republicado , é possível vislumbrar, em uma análise perfunctória, a existência de ilegalidade ou abuso de poder, violadores de direito líquido e certo (…)”, apontou o magistrado. 
 
O procedimento de licitação paralisado deve ficar suspenso até outra deliberação da Justiça, segundo o magistrado. O juiz pede ainda que sejam notificados o presidente da Comissão Especial da Secretaria e o estado da Bahia. 

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Ministra prorroga execução da Lei Paulo Gustavo até dezembro de 2023

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, atendeu a um pedido do partido Rede Sustentabilidade e prorrogou até 31 de dezembro de...

MPF recomenda que empresa interrompa venda de ativos digitais de territórios indígenas e tradicionais

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou à empresa Nemus Brasil Participações S.A, que vende ativos digitais (NFTs) de áreas da Amazônia, a interrupção da venda, negociação ou qualquer outra forma de comercialização de títulos incidentes sobre territórios indígenas ou tradicionais, em especial na região...

Conselho Nacional de Justiça prorroga prazo da pesquisa sobre assédio de discriminação no judiciário

Magistrados e servidores do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), agora, têm até o dia 19 de janeiro de 2023, para responder à Pesquisa Nacional Assédio e Discriminação no âmbito do Poder Judiciário do ano de 2022. O levantamento, que é uma iniciativa do...