Justiça aumenta uso da inteligência artificial nos tribunais

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) concluiu que houve aumento no número de projetos de inteligência artificial no Judiciário brasileiro.

De acordo com pesquisa divulgada pelo conselho, houve aumento de 171% em relação ao mesmo levantamento realizado no ano passado. O número de projetos desenvolvidos ou em desenvolvimento passou de 41 para 111.

As ferramentas de inteligência artificial são usadas pelos tribunais para aumentar a produtividade e reduzir os custos dos serviços judiciários oferecidos à população.

Segundo a pesquisa, os tribunais federais apresentaram a maior média de projetos por tribunal (2,8). Em seguida aparecem os tribunais estaduais, que apresentaram média de 2,7.

O Tribunal de Justiça de Rondônia foi o que registrou o maior número de projetos na edição deste ano da pesquisa, totalizando 20 ferramentas em uso.

Entre os exemplos de ferramentas de inteligência artificial que foram identificadas estão o Janus, solução usada pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia para automatizar tarefas repetitivas e agilizar o julgamento de registros de candidaturas e prestações de contas eleitorais. O sistema classifica processos e identifica pareceres equivalentes para compor uma decisão.

No Tribunal de Justiça da Bahia, a assistente de virtual (chatbot) chamada Sofia realiza a triagem automática de processos dos juizados especiais.

O levantamento faz parte do Programa Justiça 4.0 do CNJ, que promove ações para acelerar a transformação digital da Justiça em todo o país. 

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Astrônomos decifram segredos das explosões de supernova

(FOLHAPRESS) - Elas intrigam os astrônomos há séculos. Imprevisíveis, as explosões de supernova ainda guardam muitos mistérios. Mas o véu de incertezas que cerca esses fascinantes objetos do zoológico cósmico ficou agora um pouco menos espesso. Um grupo internacional de pesquisadores liderado por israelenses apresentou nesta quarta-feira (27) aquele que pode ser descrito como o

Patente da Microsoft pode ‘revolucionar’ as telas de monitores

Uma patente registrada pela Microsoft revela que a empresa está trabalhando em uma nova tecnologia que pode revolucionar as telas dos monitores como os conhecemos atualmente. A patente, intitulada "Pixel Luminesce for Digital Display", foi descoberta pelo site Windows Report e descreve um método inovador de personalizar a luminosidade da tela. A tecnologia permitiria que

Apple anuncia data da WWDC 2024: iOS 18 com foco em personalização e IA

A Apple finalmente revelou a data da WWDC 2024, a conferência anual para desenvolvedores que promete ser palco de grandes novidades, com destaque para o sistema operacional iOS 18 para iPhones. O iOS 18 gera grande expectativa, com rumores apontando para um nível inédito de personalização da tela inicial e novas funcionalidades de inteligência artificial