TAGS

Jornalista inglês e indigenista brasileiro desaparecem na Amazônia

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos
O jornalista inglês e colaborador do The Guardian, Dom Phillips, e o indigenista brasileiro Bruno Pereira estão desaparecidos há mais de 24 horas na região do Vale do Javari, na Amazônia. A informação do desaparecimento foi confirmada pelo editor do jornal ingês, Jonathan Watts, e pela Coordenação da Organização Indígena Univaja, nesta segunda-feira (6/6). 
A dupla percorria a floresta com o objetivo de consolidar trabalhos conjuntos entre ribeirinhos e indígenas, na vigilância do território afetado pelas intensas invasões de garimpeiros e do desmatamento ilegal. Em publicação no Twitter, o editor do jornal britânico citou ameaças de morte contra o indigenista, registradas poucas horas antes do desaparecimento. 
O trabalho de Dom Phillips e Bruno Pereira buscava, ainda, expor, sob o ponto de vista dos povos originários, as mazelas vividas pelas comunidades da região.   
Nas redes sociais, jornalistas de veículos nacionais e internacionais pedem às autoridades brasileiras uma ação de busca imediata. 
 
 

Desaparecimento 

Segundo a Coordenação da Organização Indígena Univaja, a dupla desapareceu no trajeto entre a comunidade Ribeirinha São Rafael até a cidade de Atalaia do Norte, pontos de ida e de retorno respectivamente, no estado do Amazonas.
�??Os dois se deslocaram com o objetivo de visitar a equipe de Vigilância Indígena que se encontra próxima a localidade chamada Lago do Jaburu (próxima da Base de Vigilância da Funai no rio Ituí), para que o jornalista visitasse o local e fizesse algumas entrevistas com os indígenas�?�, informou à imprensa. 
Dom Phillip e Bruno chegaram ao Lago do Jaburu na última sexta-feira (3/6), no início da noite. No domingo (5/6), viajaram à comunidade São Rafael, visita previamente agendada, para que o indigenista fizesse uma reunião com o líder comunitário. 
Em seguida, partiram rumo ao município de Atalaia do Norte às 6h. �??A viagem dura aproximadamente duas horas. Assim, deveriam ter chegado por volta de 8h ou 9h da manhã na cidade, o que não ocorreu�?�, relatou a Univaja. 
�??A última informação de avistamento deles é da comunidade São Gabriel �?? que fica abaixo da São Rafael �?? com relatos de que avistaram o barco passando em direção à Atalaia do Norte�?�, completou. 

Buscas 

Ainda no domingo, saiu de Atalaia do Norte às 14h uma primeira equipe de busca da Univaja, formada por indígenas �??extremamente conhecedores da região�?�. A equipe cobriu o mesmo trecho que o jornalista e Bruno Pereira supostamente teriam percorrido, mas nenhum vestígio foi encontrado. 
De acordo com a nota divulgada à imprensa, às 16h, outra equipe de busca saiu de Tabatinga – cidade próxima ao local do desaparecimento – em uma embarcação maior, retornando ao mesmo trajeto, mas novamente nenhum vestígio foi localizado.
�??Ressalte-se que Bruno Pereira é pessoa experiente e profundo conhecedor da região, pois foi Coordenador Regional da Funai de Atalaia do Norte por anos. Os dois desaparecidos viajavam com uma embarcação nova, 40 HP, 70 litros de gasolina, o suficiente para a viagem e 07 tambores vazios de combustível�?�, afirmou a Coordenação da Univaja. 
A Univaja confirmou, ainda, as ameaças sofridas pela dupla e outros colaboradores na região. �??Enfatizamos que na semana do desaparecimento, conforme relatos dos colaboradores da Univaja, a equipe recebeu ameaças em campo. A ameaça não foi a primeira, outras já vinham sendo feitas a demais membros da equipe técnica da Univaja, além de outros relatos já oficializados para a Policia Federal, ao Ministério Público Federal em Tabatinga, ao Conselho nacional de Direitos Humanos e ao Indigenous Peoples Rights International.�?�

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Homem é baleado por policial no centro de São Paulo

Na tarde desta quarta-feira (17), um homem foi baleado por um policial na Estação da Luz, no centro de São Paulo. O tiro foi realizado por um policial militar por volta das 16h30, ainda não há informações sobre a motivação do episódio. Conforme informou a PM, o socorro foi prestado pelo próprio agente e o

Receita Federal apreende 1,3 tonelada de cocaína escondida em carga de café no Porto do Rio

Agentes da Divisão de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho da Receita Federal realizaram uma grande apreensão de cocaína no Porto do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (27). A ação foi feita durante o decreto de Garantia da Lei e da Ordem, que possibilita que as Forças Armadas atuem na prevenção de delitos em

Corredor morre após passar mal em prova e ser internado com xixi preto

Um homem de 50 anos morreu em Caruaru, nesta quarta-feira (24/1), após complicações de saúde provocadas por rabdomiólise, doença ocasionada por uma lesão muscular aguda que deixa o xixi preto. Identificado como Dorgival Celerino do Nascimento havia participado de uma prova de corrida e foi internado devido ao esforço físico. A prova de 14 quilômetros