Instituto de Cegos da Bahia inaugura Centro Musical Imaginasom

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Existem muitas formas de ver o mundo, e o som é uma delas. Para apresentar essa versão das coisas àqueles que não podem enxergar com os olhos, o Instituto de Cegos da Bahia (ICB) inaugurou nesta terça-feira (7) o seu Centro Musical Imaginasom, com a participação de Carlinhos Brown, parceiro da Instituição.

O local levará aulas de iniciação musical, canto, violão, percussão e teclado às pessoas cegas e com baixa visão atendidas no local, possibilitando a expansão do universo cultural, o resgate à autoestima e inclusão social dos assistidos.

O espaço conta com três salas acústicas. As cores e elementos lúdicos dão o toque especial aos ambientes. O primeiro tem quadros coloridos nas paredes e um isolamento acústico, no teto, que remete a nuvens. Na sala ao lado, um piano de cauda compõe o acervo de instrumentos. Na última área, violões e teclados 

�??Sou uma pessoa que adora cantar e fico muito feliz de ter um estúdio aqui. �? mais uma oportunidade que o instituto está trazendo para eu levar música para outros lugares. Para mim, a música reflete o mundo em que vivemos hoje. Meu objetivo quando comecei a cantar sempre foi levar felicidade para as pessoas�?�, contou Manu Dourado, de 13 anos. Ela é assistida pelo ICB e canta desde os 4 anos. 

De acordo com o conselheiro do ICB, João Gomes, a expressão musical é um elemento que ajuda a vencer preconceitos. �??A música é curativa, terapêutica e uma alegria, um bálsamo para alma. Quando você começa a ver a pessoa se expressando na arte e na música, é um benefício estendido. Ela leva a pessoa com deficiência para além das fronteiras, muitas vezes impostas por nós mesmos�?�.

O centro musical também conta com um estúdio de gravação que poderá ser alugado para artistas locais, com renda 100% revertida para a manutenção e ampliação das atividades do ICB. As informações para locação serão divulgadas no site institutodecegosdabahia.org.br/. O nome do espaço, Imaginasom, foi escolhido como forma de homenagear o músico Carlinhos Brown, que concedeu a iniciativa e realizou o descerramento da placa.

Durante a cerimônia de inauguração, o cantor foi presenteado pela instituição com uma imagem de Santa Luzia, padroeira dos olhos, e falou sobre a importância do ICB na sua vida. �??O Instituto dos Cegos é um lugar importantíssimo para mim, porque também abriu a minha visão para o mundo�?�, disse.

Ajuda
Para a estruturação do projeto, o Instituto contou com uma verba internacional da Fundación Cepsa, que possibilitou melhorias nas instalações. �??A solidariedade tem um valor especial na Cepsa, então hoje se enquadra totalmente na missão do Instituto�?�, afirmou Margarida Caldas, presidente da  fundação.

Antes do estúdio, o ICB já oferecia aulas de música para as pessoas assistidas no local, mas sem a estrutura adequada. Para demonstrar um pouco do trabalho que já era feito e do potencial que poderá alcançar agora, Adair Carlos Santos, 33, Pedro Rainey, 15 e Manu Dourado, 13, encerraram a celebração com apresentações musicais.

Pedro emocionou os convidados ao cantar �??Logo de Manhã�?�, com o microfone perto do peito, como se abraçasse a música. Adair, aluno do instituto desde os 11 anos, foi o segundo a cantar. A canção escolhida por ele foi �??Eu te amo e vou gritar para todo mundo ouvir�?�. 

No meio da apresentação, ele convidou. �??Estão achando que só eu vou cantar? Não. Vamos juntos�?�, puxou o coro. Manu cantou a música �??Para melhorar�?�, de Marisa Monte. Para o final, ela reservou uma canção surpresa: �??Vilarejo�?�. Carlinhos Brown foi seu convidado para fechar a noite e os dois cantaram juntos. 

*Com orientação da subchefe de reportagem Monique Lôbo

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Por que ler é importante para todos nós?

Tantas pessoas se interessam pela leitura, mas não conseguem uma conexão. A importância da leitura na infância, na juventude e na fase adulta são indiscutíveis, por isso enumero alguns motivos para você se encantar com os livros e com os benefícios que eles trazem. Ler...