Instagram vai usar IA para checar se usuários têm mais de 18 anos

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

A rede social Instagram vai testar softwares de Inteligência Artificial (IA) para checar se usuários têm mais de 18 anos para se inscrever na plataforma. A ideia veio a partir da necessidade de garantir a segurança dos usuários, principalmente crianças e jovens, que são vítimas em potencial de golpes, e podem ainda ser expostos a conteúdos nocivos. 

Atualmente, o aplicativo pode ser usado por maiores de 13 anos. Uma das medidas que vêm sendo adotadas pelo Instagram é executar selfies dos usuários por meio de inteligência artificial que pode determinar se eles são adultos ou não.

Para tentar auxiliar os pais para garantir a segurança de seus filhos nas redes sociais, o app passou a exigir verificação de idade e também adicionou uma nova ferramenta, a �??controle dos pais�?�.

Com o aplicativo forçando mais verificações de idade, novas formas de burlar as regras também surgem. Caso o usuário tente mudar o perfil para �??adulto�?�, o Instagram poderá solicitar selfies com um cartão de identificação pessoal, pelo software Yoti. 

 

Leia mais:  Um marco legal para a inteligência artificial

A tecnologia do Yoti estima a idade com base nas características faciais e compartilha com a plataforma. Para treinar o software, foi usado inteligência artificial através de imagens anônimas de pessoas de todo o mundo. 

Caso não seja possível usar a verificação por fotos, o software ainda dará a opção de pedir a três usuários adultos que testemunhem por eles. Esses usuários receberão um pedido para confirmar a idade da pessoa e devem responder no prazo de três dias. 

*Estagiária sob supervisão 

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Missão Hubble celebra 34 anos com nova fotografia de galáxia

Em 24 de abril de 1990, o Telescópio Espacial Hubble foi lançado, dando início a uma missão que já dura 34 anos. Para celebrar o aniversário de hoje, os pesquisadores responsáveis pelo Hubble decidiram divulgar uma nova imagem da galáxia conhecida como Messier 76, situada a aproximadamente 3.400 anos-luz de distância da Terra. Os cientistas

Senado dos EUA aprova projeto que pode proibir TikTok no país

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Senado dos Estados Unidos aprovou nesta terça-feira (23) um projeto de lei que pode proibir o TikTok no país se a ByteDance, empresa chinesa que controla o aplicativo, não passar o comando da plataforma a um proprietário americano. A medida foi aprovada como parte de um pacote mais amplo

AGU diz ao STF que há indícios de crime no ‘Twitter Files’

A Advocacia-Geral da União (AGU) enviou nesta terça-feira, 23, ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma "notícia de fato" com informações que apontam uma "provável ocorrência de crime contra o Estado Democrático de Direito" na divulgação de informações sigilosas pelo jornalista americano Michael Shellenberger em seu perfil no X - os chamados "Twitter Files". A AGU