Homem é atropelado por ambulância em Candeias; Prefeitura nega boatos de fuga e embriaguez

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Um jovem, identificado como Lucas da Silva da Costa, foi atropelado por uma ambulância da frota da Prefeitura Municipal de Candeias na noite da última segunda-feira (6), às margens da BA-522, no município. Boatos acusam motorista de fugir do local do acidente e de estar sob efeito de álcool, Prefeitura nega. (Veja mais abaixo)

Na manhã desta sexta (10), familiares e amigos da vítima fizeram uma manifestação em trecho da mesma rodovia. De acordo com a TV Bahia, eles pedem suporte da Prefeitura para o tratamento da vítima.

Em nota, a Prefeitura de Candeias informou que o acidente ocorreu por volta das 20h50 e, devido à proximidade do local com a base do Samu/Candeias, a equipe chegou de imediato e iniciou os primeiros socorros de Lucas e do motorista da ambulância, ainda na via. A ocorrência foi registrada na Central de Regulação do Samu Metropolitano sob nº 1006. 

Devido à gravidade do quadro, a viatura do Samu levou Lucas ao Hospital Municipal Ouro Negro, às 21h19, onde ele foi atendido pela equipe de plantão da emergência, incluindo um cirurgião geral, que avaliou o quadro e o medicou. Ele ainda passou pelo atendimento do médico ortopedista, quando foram feitos exames de radiografia e imobilização, além do atendimento de enfermagem. 

Ainda segundo a Prefeitura, ele foi transferido para um leito de UTI do Hospital do Subúrbio, em Salvador, onde permanece até então. As informações sobre o quadro clinico do jovem só são divulgadas de forma presencial e exclusivamente para os familiares.

Já o condutor da ambulância foi levado para o Posto Médico Luiz Viana Filho, em Candeias, onde também foi atendido. A Prefeitura ainda respondeu a alguns boatos e acusações de populares sobre uma possível fuga da cena do acidente ou sinais de embriaguez. 

“Ao contrário do que está sendo divulgado nas redes sociais, o mesmo não evadiu do local do acidente, conforme consta em registro da própria unidade de saúde para a qual foi levado… Outros boatos que circulam na cidade é que o motorista da ambulância estaria alcoolizado no momento do sinistro e ser inapto para exercer tal função, entretanto, nenhum órgão competente e/ou pericial apresentou testes que comprovem esses relatos, da mesma forma que, não há registros que comprovem má conduta por parte do servidor”, declarou.

O servidor, que não foi identificado, está na gestão municipal desde setembro de 2007. A Prefeitura informa ainda que ele é habilitado para a categoria �??D�?� e que  todos os cursos que atestam a capacidade para condução de veículos de transporte de emergência, conforme regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), o habilitam para a função.

O motorista prestou depoimento na 20ª Delegacia Territorial de Candeias na quarta-feira (8), se colocando à disposição da justiça para qualquer esclarecimento. Nos trâmites administrativos segue-se a apuração por meio de Sindicância instaurada pelo governo municipal.

O comunicado da Prefeitura ainda informou que o secretário de saúde de Candeias, Marcelo Cerqueira, foi contatado por meio de ligação feita por um parlamentar do município, que é familiar da vítima, às 21h59 da segunda-feira. 

“Nesse momento, Lucas ainda estava no Hospital Municipal em atendimento pela equipe e o próprio secretário passou orientações quanto à solicitação de regulação. O último contato, neste dia, entre o secretário e o referido familiar ocorreu às 23h58, seguindo na terça e quarta-feira, 07 e 08, quando o secretário deixa claro que os serviços do município estão à disposição para apoiar a família”, afirma o comunicado.

A subsecretária de Saúde, Talita Ramalho, também conversou com outros familiares de Lucas, a Mãe e uma tia do rapaz, colocando os serviços de Saúde à disposição. Também já foi solicitado ao secretário de Desenvolvimento e Assistência Social que acompanhe a família com psicólogos e assistentes sociais.

A Prefeitura ainda reitera que lamenta profundamente o ocorrido e se mantém à disposição da justiça para prestar qualquer esclarecimento sobre o fato.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

TJ-BA lança campanha de conscientização sobre entrega voluntária de crianças para adoção

Com o objetivo de difundir informações e a instruir os profissionais que integram a rede de atendimento a gestantes ou parturientes que manifestam a vontade de realizar a entrega voluntária de crianças para adoção, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) lançou, nesta quinta-feira (18), a campanha "Entregando a Esperança".    O coordenador da Infância

“Decretaram ali que era culpado”, diz professor negro preso por erro

São Paulo — O professor Clayton Ferreira Gomes dos Santos, de 40 anos, passou duas noites na prisão nesta semana, acusado de participar de um roubo mediante sequestro em outubro do ano passado, em Iguape, litoral sul, a 200 km de onde ele estava no momento exato do crime, dando aula em uma escola pública

Entendendo a Previdência: Indígenas podem se aposentar pelo INSS?

Os indígenas são cidadãos brasileiros e, como qualquer outro trabalhador, terão direito a benefícios previdenciários do INSS, inclusive aposentadoria, caso cumpram os requisitos necessários.  Segundo o IBGE, atualmente, a população indígena brasileira é de 817.963 indígenas, dos quais 502.783 vivem na zona rural, e 315.180 habitam as zonas urbanas do país, distribuídos em 305 diferentes