Guerra nos bastidores opõe Mercedes contra outras equipes da F1

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos
O primeiro dia de disputa do GP do Canadá de F1 está apenas começando: na pista, Max Verstappen saiu na frente e liderou o primeiro treino livre no Circuit Gilles Villeneuve, que volta a receber a categoria desde 2019. O holandês também foi o líder na segunda atividade do dia.
Já a guerra pela nova polêmica da F1 está mais acirrada do que nunca, e opõe a Mercedes de Lewis Hamilton e George Russell contra a maioria das equipes, sobretudo as principais rivais Ferrari e Red Bull.
Isso porque ontem a FIA emitiu comunicado oficial que vai tomar providências para limitar os carros de 2022 para que o efeito colateral das novas regras aerodinâmicas (o chamado “porpoising”, o carro “quicando” em altas velocidades) não afete a saúde dos pilotos.
“Não é uma questão de performance, é algo que vem em primeiro lugar, a segurança e nossa saúde”, disse Hamilton hoje na entrevista coletiva em Montreal, onde Gazeta Esportiva acompanha o GP do Canadá. Perguntado se conseguiria sair do carro depois do GP de Baku em 10 segundos (regra sobre segurança para acidentes com incêndio, por exemplo), o inglês foi taxativo: “não”.
Há também estudos que mostram que os pilotos podem ter danos cerebrais a médio e longo prazo, e também em suas colunas e vértebras.
Mas, se é uma questão de saúde e segurança, por que não mudar logo o regulamento? Quem está liderando o campeonato, claro, é contra. “Não vejo a questão como um problema, para nós é algo tranquilo”, fez questão de dizer Verstappen ao ser perguntado da situação.
Sainz e Leclerc, da Ferrari, que também estão na disputa do título, ainda foram além. “Cabe ao time prover um carro seguro e que não dê danos a seus pilotos”, provocou Leclerc.
A Mercedes garante que já mexeu na altura dos carros e que o problema continua. “Já tentamos de tudo e não funciona, não é apenas sobre performance, é sobre segurança e saúde”, repetiu Hamilton.
Fato é que vindo da equipe que dominou todas as temporadas entre 2014 e 2020 e em 2022, com as novas regras, se tornou apenas a terceira força do Mundial, a reclamação é vista no paddock como uma forma de mexer novamente nos carros e, assim, o time germânico reencontrar o caminho das vitórias.
Para os pilotos, no entanto, uma coisa é clara: mesmo que não haja nenhuma mudança, eles preferem o carro mais rápido do que um carro que provoque menos dores nas costas ou até mesmo danos cerebrais a longo prazo. “Isso é ser piloto de corrida, a gente sempre vai querer performance”, resumiu Sergio Perez.
O GP do Canadá de 2022 terá sua bandeirada neste domingo – mas a guerra nos bastidores pelo fim do “porpoising” está apenas começando.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Fórmula 1: trágico acidente mata jovem piloto holandês Dilano van’t Hoff

Morreu na manhã deste sábado (1) o jovem piloto Dilano Van’t Hoff, de 18 anos, após acidente no circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica, pela Fórmula Regional Europeia, uma espécie de categoria de base da Fórmula 1.O acidente que vitimou o jovem piloto holandês aconteceu...

Após confusão na largada, Verstappen vence sprint do GP da Áustria

A disputa foi acirrada nas primeiras voltas da corrida sprint do GP da Austria, neste sábado (1), no circuito Red Bull Ring, em Spielberg. Como era de se esperar, Max Verstappen foi o vencedor, seguido por Sérgio Pérez e Carlos Sainz. Lewis Hamilton, que não...

Fórmula 1: conheça a Eau Rouge, a temida curva que vitimou holandês

O trágico acidente que causou a morte precoce do jovem piloto holandês Dilano Van’t Hoff, de apenas 18 anos, abriu espaço para o debate sobre a segurança de um dos mais tradicionais circuitos da Fórmula 1: Spa-Francorchamps, na Bélgica.Palco de grandes disputas, o circuito é um dos...