Governo confia na aprovação da PEC

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos
A base do governo no Senado Federal está confiante em que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 16/2022 �?? conhecida como PEC dos Combustíveis �?? será votada nesta semana e receberá pelo menos os 49 votos necessários para a sua aprovação �?? o equivalente a três quintos do total de senadores. Segundo o líder do governo, Carlos Portinho (PL-RJ), a reunião de líderes da última quinta-feira apresentou um clima de compreensão �??pluripartidário�?� em prol da aprovação de propostas que possam mitigar o preço dos combustíveis em meio à crise.
Segundo o senador, um indicativo de boa vontade política por parte do Senado foi a agilidade com a qual o projeto foi protocolado. Cerca de 24 horas após Bezerra apresentar o resumo da PEC dos Combustíveis, na quarta-feira, Portinho conseguiu coletar 29 das 27 assinaturas necessárias. O líder afirma ainda possuir mais de 30 adesões à proposta.
�??Sem dúvida há convergência para resolver o problema, foi essa a sensibilidade depois da reunião de líderes. Há um conjunto de iniciativas por parte do Senado e apoio do governo federal colocando R$ 50 bilhões na mesa e cortando impostos. Há uma sensibilidade com o consumidor, ninguém aguenta mais. A dona Maria e seu João pagam caro no gás, gasolina, pagam caro nos alimentos por impacto do diesel�?�, disse o líder do governo que ainda afirmou que o governo já tem mais de 30 adesões favoráveis à PEC.
Após apresentar os pontos principais do projeto na quarta-feira, o relator Fernando Bezerra afirmou estar confiante na votação da PEC amanhã, quando o Senado apreciará também o PLP 18/2022, também relatado pelo ex-líder do governo. Segundo Portinho, mexer nos impostos é a única forma do governo federal frear a alta da gasolina e do diesel e abater o impacto da alta na população. O senador rechaçou eventuais possibilidades de congelamento dos preços.
�??A redução do governo do PIS/Cofins e Cide já reduz o preço em cerca de 10%. No Rio, por exemplo, o ICMS vai reduzir pela metade e os estados que quiserem zerar o ICMS terão impacto ainda maior. Sem dúvidas vai chegar na ponta, mas em percentual, o que se sinaliza é redução drástica dos impostos. A Petrobras possui uma política econômica de capital misto e o governo não vai mexer nessa política de mercado. A gente viu, lá atrás, que isso não deu certo com a Dilma�?�, disse.
Embora a situação grave dos combustíveis, há senadores que entendem que o prazo estipulado pela PEC �?? entre 1º de julho de 31 de dezembro de 2022 �??  é eleitoreiro. Entre eles, o senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR), que voltou a definir a medida como um �??estelionato eleitoral�?�, pois pode gerar um efeito de melhoria dos combustíveis para a população que vai acabar no primeiro dia de 2023. �??O governo federal diz que tem 29,6 bi para dar para governadores que resolverem baixar para zero o ICMS, mas só até 31 de dezembro. Meu Deus isso é estelionato eleitoral., isso é um fundão eleitoral para reeleição. E quando chegar 1º de janeiro? Volta tudo ao que era antes?�?�, disse o senador.
Mesmo com compensações previstas em todos os projetos do pacote de combustíveis do governo, governadores seguem desconfiados sobre a eficácia da proposta e preocupados com os impactos que os cortes no ICMS possam ter nos cofres dos estados.
Na avaliação do líder do governo, Carlos Portinho, o governo usa indiretamente o lucro extraordinário da Petrobras ao disponibilizar cerca de R$ 50 bilhões dos cofres da União para abater a alta dos combustíveis. Sobre a preocupação dos governadores, o senador disse que os estados também precisam fazer a sua parte, �??como faz o governo federal�?�, mas diz que entende a posição dos estados. �??Os governadores resistem e é natural pois ninguém quer mexer em sua capacidade de investimento. Se eu fosse secretário de fazenda talvez estivesse defendendo as contas do estado�?�, admitiu.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

‘Cadeia é coisa do teu pai’, diz Moro após Zeca Dirceu questionar se senador será preso

O senador Sérgio Moro (União-PR), ex-juiz da Lava Jato, disse nesta terça-feira, 16, que cadeia é coisa do pai do deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), ex-ministro e ex-deputado federal José Dirceu. Nas redes sociais, o deputado havia comentado a decisão do ministro e corregedor nacional de Justiça, Luís Felipe Salomão, de afastar das funções a

Gleisi: Ainda não há discussão no PT sobre nome que vai suceder Lira na Câmara

A presidente do PT e deputada federal, Gleisi Hoffmann (PR), disse nesta terça-feira, 16, que, dentro do partido, ainda não há uma discussão sobre nome para disputar a sucessão de Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara dos Deputados. Segundo a petista, até o momento, também não há veto a nenhum possível candidato. "Não temos

Aécio nega ‘morte cerebral’ do PSDB e lança ‘Farol da Oposição’, com críticas ao governo Lula

O presidente do Instituto Teotônio Vilela (ITV), o deputado Aécio Neves (PSDB-MG), lançou nesta quarta-feira, 17, o "Farol da Oposição", uma espécie de "newsletter" do partido com críticas ao governo Lula. O tucano, que chegou a concorrer à Presidência da República em 2014 contra a petista Dilma Rousseff, negou que seu partido esteja com "morte