Opinião: A vidência mítica de Bolsonaro que nos ludibria o caos

A última semana foi...

Vice de Bolsonaro, Braga Netto será exonerado do Planalto nesta semana

Praticamente anunciado por Jair Bolsonaro nesse domingo (26/6) como...

Disparada dos preços dos combustíveis: quem pode menos paga mais

Moradores de cidades mineiras mais pobres e isoladas, como...

Bolsonaro: ‘Milton Ribeiro foi preso injustamente’

"Nada justifica o que fizeram com Milton Ribeiro”, disse...

Governo Bolsonaro é acusado na OIT de genocídio e ameaça à democracia

Publicado em:

Compartilhe esse artigo

O representante da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Antônio Neto, acusou o presidente Jair Bolsonaro (PL) de genocídio e de representar uma ameaça à democracia em discurso na manhã desta terça-feira (7/6), durante a 110ª Conferência Internacional da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Genebra. Diante das acusações, a delegação do governo na reunião pediu direito de resposta.

“O governo brasileiro, que tem uma agenda negacionista e economicamente cruel, que produziu um genocídio na pandemia com quase 670 mil mortos – taxa de mortalidade quatro vezes maior que a média mundial –, promove um tensionamento em nossa democracia”, defendeu.

Este ano, Antonio Neto chefia a delegação dos trabalhadores brasileiros na reunião anual da OIT, agência da Organização das Nações Unidas (ONU).

“O presidente do Brasil estimula a desconfiança do sistema eleitoral, incentiva a desarmonia entre os Poderes e atiça seus seguidores a perseguir a imprensa, a oposição e o Judiciário”, completou.

Mais sobre o assunto Brasil Covid: com dados de apenas 3 estados, país registra oito mortes em 24h Guilherme Amado Flávio Bolsonaro assumirá como líder do PL no Senado Brasil Órgão da ONU vai analisar casos de violência policial no Brasil Brasil ONU cobra investigação sobre morte por asfixia em viatura da PRF Durante o pronunciamento, o delegado da CSB apontou, ainda, que a pandemia “expôs o colapso do sistema econômico global, especialmente em países em desenvolvimento, como o Brasil”.

“A desindustrialização, a queda da renda, o desmonte do Estado, a precarização do trabalho, o enfraquecimento dos sindicatos e as desigualdades produzidas pelo neoliberalismo foram implacáveis com os mais vulneráveis. Governos que prometeram estabilidade entregaram miséria e uma absurda concentração de renda”, frisou o líder trabalhista.

Segundo ele, a situação brasileira é agravada por um governo que “relega a segundo plano valores como demoracia, humanismo e tolerância”.

Resposta do governo Após o discurso, a delegação brasileira na conferência solicitou aos organizadores do evento o direito de se pronunciar. O representante do Itamaraty citou os índices de vacinação no território brasileiro e ressaltou políticas de governo, entre elas, programas de redistribuição de renda.

“Para enfrentar os efeitos devastadores da pandemia de Covid-19 no mundo do trabalho, o governo brasileiro promulgou programas bem-sucedidos de retenção de emprego, que garantiu empregos para 11 milhões de trabalhadores, e transferência de renda, que forneceu ajuda imediata para quase 70 milhões pessoas, com foco nos mais vulneráveis.

Segundo o diplomata brasileiro, “a desigualdade de renda voltou aos níveis pré-pandemia e vem diminuindo desde então. Atualmente, o programa Auxilio Brasil atinge mais de 18 milhões de famílias”. Ele ainda defendeu que o nível de desemprego “está agora em seu nível mais baixo desde 2015, ou seja, 10,5%”.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

O post Governo Bolsonaro é acusado na OIT de genocídio e ameaça à democracia apareceu primeiro em Metrópoles.

O que você achou desse assunto?

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vice de Bolsonaro, Braga Netto será exonerado do Planalto nesta semana

Praticamente anunciado por Jair Bolsonaro nesse domingo (26/6) como seu candidato a vice-presidente, o general Braga Netto deixará nesta semana o cargo de assessor...

Bolsonaro: ‘Milton Ribeiro foi preso injustamente’

"Nada justifica o que fizeram com Milton Ribeiro”, disse o presidente Jair Bolsonaro (PL), neste domingo (26/6), ao falar sobre a prisão do ex-ministro...

Ex-empresário de Luva de Pedreiro se pronuncia após influenciador reclamar de redes sociais

Após anunciar que teve a conta do WhatsApp hackeada, o influenciador Luva de Pedreiro voltou às redes sociais para informar que também perdeu...
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com