Governo Bolsonaro é acusado na OIT de genocídio e ameaça à democracia

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O representante da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Antônio Neto, acusou o presidente Jair Bolsonaro (PL) de genocídio e de representar uma ameaça à democracia em discurso na manhã desta terça-feira (7/6), durante a 110ª Conferência Internacional da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Genebra. Diante das acusações, a delegação do governo na reunião pediu direito de resposta.
�??O governo brasileiro, que tem uma agenda negacionista e economicamente cruel, que produziu um genocídio na pandemia com quase 670 mil mortos �?? taxa de mortalidade quatro vezes maior que a média mundial �??, promove um tensionamento em nossa democracia�?�, defendeu.
Este ano, Antonio Neto chefia a delegação dos trabalhadores brasileiros na reunião anual da OIT, agência da Organização das Nações Unidas (ONU).
�??O presidente do Brasil estimula a desconfiança do sistema eleitoral, incentiva a desarmonia entre os Poderes e atiça seus seguidores a perseguir a imprensa, a oposição e o Judiciário�?�, completou.
Mais sobre o assunto Brasil Covid: com dados de apenas 3 estados, país registra oito mortes em 24h Guilherme Amado Flávio Bolsonaro assumirá como líder do PL no Senado Brasil �?rgão da ONU vai analisar casos de violência policial no Brasil Brasil ONU cobra investigação sobre morte por asfixia em viatura da PRF Durante o pronunciamento, o delegado da CSB apontou, ainda, que a pandemia �??expôs o colapso do sistema econômico global, especialmente em países em desenvolvimento, como o Brasil�?�.
�??A desindustrialização, a queda da renda, o desmonte do Estado, a precarização do trabalho, o enfraquecimento dos sindicatos e as desigualdades produzidas pelo neoliberalismo foram implacáveis com os mais vulneráveis. Governos que prometeram estabilidade entregaram miséria e uma absurda concentração de renda�?�, frisou o líder trabalhista.
Segundo ele, a situação brasileira é agravada por um governo que �??relega a segundo plano valores como demoracia, humanismo e tolerância�?�.
Resposta do governo Após o discurso, a delegação brasileira na conferência solicitou aos organizadores do evento o direito de se pronunciar. O representante do Itamaraty citou os índices de vacinação no território brasileiro e ressaltou políticas de governo, entre elas, programas de redistribuição de renda.
�??Para enfrentar os efeitos devastadores da pandemia de Covid-19 no mundo do trabalho, o governo brasileiro promulgou programas bem-sucedidos de retenção de emprego, que garantiu empregos para 11 milhões de trabalhadores, e transferência de renda, que forneceu ajuda imediata para quase 70 milhões pessoas, com foco nos mais vulneráveis.
Segundo o diplomata brasileiro, �??a desigualdade de renda voltou aos níveis pré-pandemia e vem diminuindo desde então. Atualmente, o programa Auxilio Brasil atinge mais de 18 milhões de famílias�?�. Ele ainda defendeu que o nível de desemprego �??está agora em seu nível mais baixo desde 2015, ou seja, 10,5%�?�.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.
O post Governo Bolsonaro é acusado na OIT de genocídio e ameaça à democracia apareceu primeiro em Metrópoles.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Lula procura Lira, Pacheco e outros ministros do STF para diminuir tensão entre Poderes

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O presidente Lula (PT) pretende buscar Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que comandam a Câmara e o Senado, respectivamente, além de outros ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), em um esforço para diminuir as tensões entre os Poderes. Nesta sexta-feira (19), Lula tratou da sua articulação política em um

Grampo pega vereador de Ferraz cobrando propina de pagodeiro do PCC

No rastro de fraudes em licitações sob influência do PCC, que infiltrou uma quadrilha em prefeituras e câmaras municipais do interior e da Grande São Paulo, os investigadores da Operação Muditia, do Ministério Público estadual, grampearam mensagens que revelam a suposta combinação de propina entre o suposto 'cabeça' do esquema, o cantor de pagode Vagner

Nunes processa Boulos por declaração sobre ‘roubo’ na Prefeitura de SP

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O prefeito Ricardo Nunes (MDB) entrou com uma ação por danos morais contra o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) por acusá-lo de roubar na Prefeitura de São Paulo. As declarações foram dadas pelo psolista em um podcast. Nunes pede indenização de R$ 50 mil por danos morais contra seu adversário