Google condenada a pagar a político australiano por vídeos difamatórios

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Um tribunal australiano condenou o Google a pagar quase 3 milhões de reais a um antigo legislador que alegava que a recusa da empresa em remover vídeos “implacáveis, racistas, vilipendiosos, abusivos e difamatórios” de um YouTuber o expulsou da política.

Segundo a CNN Internacional, o Tribunal Federal t concluiu que o conglomerado Alphabet  intencionalmente ganhou dinheiro ao hospedar dois vídeos no YouTube que atacavam diretamente aquele que era, na altura, o governante de New South Wales, o estado mais populoso da Austrália. Os vídeos em questão terão sido vistos quase 800.000 vezes desde que foram publicados, em 2020.

O julgamento viria a revelar que a Google negou o fato dos vídeos terem na sua essência conteúdo difamatório, tendo a empresa defendido que o YouTuber responsável por estes filmes tinha direito a ter uma opinião honesta e que deveria ser protegido pelo seu direito de criticar um político.

Em tribunal, foi dito que o criador de conteúdos Jordan Shanks viria a fazer o upload de vídeos nos quais, repetidamente, acusa o legislador John Barilaro de ser “corrupto”, embora não citando provas credíveis. O YouTuber injuriou-o, ainda, com recurso a expressões que atacam a sua herança italiana – algo que segundo o juiz, Steve Rares, é “nada menos do que discurso de ódio”.

Ao continuar a permitir a publicação do conteúdo, o juiz considerou que o Google violou as suas próprias políticas destinadas a proteger figuras públicas de tornarem num ‘alvo injusto’ de ataques de outros. A empresa foi ainda acusada de ter expulsado “prematuramente Barilaro do serviço que escolheu na vida pública” e de o ter traumatizado “significativamente”.

O governante de New South Wales abandonaria a vida política um ano depois da difusão destes vídeos considerados difamatórios – e, por isso, a “Google não pode escapar à responsabilidade pelos danos substanciais que a campanha de Jordan Shanks causou”, considerou o juiz responsável pelo caso.

O produtor destes vídeos polêmicos, que conta com 625.000 assinantes no YouTube, tinha também sido considerado réu no âmbito deste processo – até ao momento em que um acordo, feito no ano passado, com o político visado neste caso o ter obrigado a editar os conteúdos problemáticos e a pagar mais de 402.000 reais à vítima.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

X nega ter flexibilizado bloqueios e diz que perfis aproveitaram ‘falha técnico-operacional’

A rede social X reiterou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que não flexibilizou restrições a perfis bloqueados por ordem judicial. A Polícia Federal (PF) identificou que a plataforma vem permitindo que contas suspensas façam transmissões ao vivo. Em ofício enviado ao STF, os representantes da empresa no Brasil justificaram que houve uma "falha técnico-operacional" no

Califórnia faz projeto de lei para obrigar big techs a remunerar veículos de notícias

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Está avançando na Califórnia um projeto de lei que pode obrigar grandes empresas de tecnologia -como Google e Meta, dona do Facerbook e do Whatsapp- a remunerar veículos de notícias cada vez que exibirem trechos de artigos ou apresentarem links dos sites nos resultados de pesquisa ou nas redes sociais.

Chinesa apresenta carro voador que, de fato, se parece com um carro

PEQUIM, CHINA E SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Chamados de carros voadores, os eVtols (aeronaves de decolagem e pouso na vertical) são uma aposta para o futuro da mobilidade. Entretanto, os veículos já apresentados se parecem mais com os helicópteros. A Xpeng quer mudar isso. O modelo exibido pela montadora chinesa no Salão de Pequim