Funai tem 21 das 39 coordenações chefiadas por militares ou policiais

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

As mortes do jornalista britânico Dom Phillips e do indigenista brasileiro Bruno Araújo Pereira acentuaram a crise interna que a Fundação Nacional do Índio (Funai) vive desde o início do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL).
Servidores denunciam o que chamam de �??desmonte�?� arquitetado pelo Palácio do Planalto, e atribuem a fragilidade da atuação do órgão a sucessivas interferências na gestão.
Atualmente, das 39 coordenações regionais da Funai, 17 são comandadas por militares; três, por policiais militares; e uma está sob o guarda-chuva de um policial federal. Os dados são do grupo Indigenistas Associados (INA).
Mais sobre o assunto A análise do comando das coordenações, sustenta o INA, revela descaso com a gestão da Funai nos estados. Dos gestores, 10 atuam na persistente condição de substituto, e seis nunca tiveram vínculo anterior com a administração pública. Somente duas unidades têm como chefes titulares servidores do órgão.
�??Os currículos dos eleitos chamam a atenção pela falta: quase não se notam experiências de atuação com a política indigenista, ou mesmo com cargos de direção em administração pública�?�, frisa a associação.
Veja onde estão localizadas as coordenações regionais da Funai:
Entre fevereiro de 2020 e agosto de 2021, houve crescimento de 20,2% de indicados políticos, sem vínculo com a administração pública.
�??A falta de perfil adequado dos gestores nomeados muitas vezes implicou mudanças constantes, resultando em prejuízos à execução da política indigenista�?�, reclama a associação de servidores da Funai.
Versão oficial Durante dois dias, a reportagem tentou contato com a Funai para que o órgão respondesse às críticas dos servidores e explicasse a presença expressiva de militares e policiais em cargos de gestão. O órgão não respondeu aos contatos. O espaço segue aberto para manifestações posteriores.
A mais recente informação divulgada pelo órgão sobre a estrutura de servidores indica a renovação de contrato de 640 servidores para atender a necessidade temporária de atuação em barreiras sanitárias e postos de controle de acesso para prevenção da Covid-19 em terras indígenas.
Desde o início da repercussão do caso no Vale do Javari, a Funai tem afirmado que trabalha pela proteção das aldeias e que promove ações permanentes de vigilância, fiscalização e monitoramento de áreas onde vivem indígenas isolados.
Em nota enviada no dia 13 de junho, o órgão afirma que investiu R$ 82,5 milhões em ações de fiscalização em todo o país.
Caso Dom e Bruno O desaparecimento e as mortes de Dom e Bruno no Amazonas desencadearam uma série de reações de todos os níveis. As vítimas sumiram em 5 de junho, durante deslocamento. A Polícia Federal apura o que de fato motivou o crime.
De acordo com informações da corporação, cinco pessoas estão sendo investigadas. Duas delas foram presas: os irmãos Amarildo da Costa de Oliveira, conhecido como �??Pelado�?�, e Oseney da Costa de Oliveira, o Dos Santos. Pelado teria confessado a participação em parte do crime.
O Instituto Nacional de Criminalística realiza exames periciais no sangue encontrado na lancha de Pelado e nos restos mortais localizados na região do desaparecimento. Na tarde de sexta-feira (17/6), os resultados da primeira análise confirmaram que parte dos materiais humanos resgatados do local apontado por Pelado são de Dom Phillips. A conclusão da perícia deve ocorrer até a próxima semana.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.
O post Funai tem 21 das 39 coordenações chefiadas por militares ou policiais apareceu primeiro em Metrópoles.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Resolução do TSE classifica irregularidades que podem comprometer eleições de 2024

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou resolução sobre infrações que podem comprometer as eleições municipais deste ano. As regras, definidas em fevereiro, incluem entendimentos do Supremo Tribunal Federal (STF), estabelecem a aplicação de sanções e determinam que cabe aos juízes eleitorais a apuração dos ilícitos no pleito. A resolução diz que casos que envolvam uso

Datafolha aponta que 63% dos brasileiros são contra anistiar envolvidos nos ataques de 8/1

Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira, 29, mostra que 63% dos brasileiros são contra anistiar os envolvidos nos ataques antidemocráticos de 8 de janeiro do ano passado contra as sedes dos Três Poderes, em Brasília. Conforme o levantamento, 31% dos ouvidos são favoráveis ao perdão, na comparação com 2% que se dizem indiferentes e 4% optaram

Gilmar opina sobre Bolsonaro antes de STF julgar casos e abre debate sobre imparcialidade

(FOLHAPRESS) - O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), tem feito uma série de críticas relacionadas a casos que envolvem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). As falas antecedem a chegada dos processos contra Bolsonaro e sobre golpismo à pauta de julgamentos da corte e levantam questionamentos já feitos anteriormente sobre possível prejulgamento e