FGTS: maior parte quer usar saldo para a comprar casa própria

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto
Pelo menos 45% dos trabalhadores querem usar o saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para comprar a casa própria, enquanto outros 33% prefeririam utilizar o dinheiro para abrir um negócio e 17% fariam uma viagem internacional. Os dados são da pesquisa do Instituto Opinion Box, encomendada por Serasa e Banco Pan, divulgada nesta terça-feira (7/6).
Realizada para identificar o que os trabalhadores sabem sobre o FGTS e como pensam em utilizá-lo, a pesquisa também mostra que apenas 17% defendem utilizar o recurso do FGTS para pagar dívidas. Para isso, foram entrevistadas 2.132 pessoas entre 12 e 22 de abril, de forma remota.
Do total, pelo menos 20% cuidariam da saúde e 17% pegariam o dinheiro para fazer uma viagem internacional.

Informação

Os dados mostram que 92% das pessoas ouvidas não sabem o que é o FGTS, que 80% não sabem que é possível consultar o saldo e que 38% não sabem o valor que consta em conta. Destes últimos, 16% não sabem fazer a consulta e 22% não sabem o valor acumulado.

Dinheiro

Os recursos do FGTS podem ser utilizados para fins específicos, como a compra da casa própria, por exemplo, ou por meio de liberações autorizadas pelo governo federal. Em 2022, além do saque do fundo ter sido liberado para atingidos por calamidades, a Caixa liberou o saque extraordinário de até R$ 1 mil do FGTS.
O FGTS é um fundo compulsório dos trabalhadores que têm emprego com carteira assinada, atualmente, com 70 milhões de contas ativas. Por mês, o empregador deposita 8% do valor do salário em uma conta em nome do profissional. 

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Governo cria cotas e prevê sobretaxar em 25% o aço importado

A Câmara de Comércio Exterior (Camex), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic), aprovou nesta segunda-feira (24) proposta de criação de cotas de importação para alguns tipos de aço (itens da siderurgia). Se a importação desses produtos ficar dentro da cota, as alíquotas atuais são mantidas, mas sobem para 25% caso

Lira pauta projeto do Perse no plenário; deputados votam requerimento de retirada de pauta

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), pautou nesta terça-feira (23) no plenário da Câmara o projeto de lei que reformula o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse). Os deputados votam, agora, um requerimento de retirada de pauta da proposta. Antes, a relatora do texto, Renata Abreu (Podemos-SP), disse que haverá uma

‘Quero acreditar que fechamos acordo sobre Perse’, diz Haddad, após reunião com Lira

“Quero acreditar que fechamos acordo sobre Perse”, disse o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, nesta terça-feira (23), após sair de uma reunião com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e líderes partidários. Haddad participou de um almoço com os parlamentares para fechar um consenso em torno da proposta para a votação do projeto de