Expert em envelhecimento saudável lista alimentos para comer todo dia

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Faz parte do grupo que já �??amanheceu cansada�?�? Costuma apresentar indisposição com frequência? Sente dores corporais constantemente? Caso tenha respondido sim a todas as questões anteriores, saiba que uma das causas é a má alimentação. Na labuta para aprender a comer de maneira balanceada, a Coluna Claudia Meireles se deparou com o nutrólogo, endocrinologista e expert em envelhecimento saudável Pedro Andrade.
Mais sobre o assunto Claudia Meireles Nutricionista e chef dos famosos lista 5 alimentos para comer todo dia Claudia Meireles Nutrólogo dos famosos lista oito ensinamentos sobre alimentação ideal Claudia Meireles Nutricionista diz quais alimentos são um veneno para a pele com acne Claudia Meireles Médicas esclarecem sobre os suplementos para deixar o cabelo forte Especialista em medicina e nutrição de precisão, Pedro atende em uma clínica homônima, instalada na capital paulista. No currículo, o profissional traz cursos de extensão em nutrigenética pela Universidade da Carolina do Norte, nos EUA. De acordo com o médico, o corpo envia sinais e sintomas quando a alimentação não está adequada. �??Os ingredientes consumidos não suprem a sua necessidade diária de nutrientes�?�, sustenta.
O médico atende o dramaturgo Walcyr CarrascoDe olho no organismo �? tese das respostas do organismo para a má alimentação, o nutrólogo frisa ainda que comer de modo nada saudável aumenta os níveis de inflamação do corpo. Diante das possíveis consequências à saúde, Pedro aconselha quem consome embutidos, industrializados, receitas com açúcar refinado, entre outras �??besteiras�?�, a passar por uma reeducação alimentar com o auxílio de um nutricionista.
Algumas pessoas definem o processo de reeducação alimentar como árduo e complicado. Na avaliação do especialista, a chave para adotar, aprender a gostar, adaptar-se e manter o estilo de vida saudável se enquadra em três pilares: disciplina, equilíbrio e constância. Conforme explica o médico, o paciente pode, vez ou outra, até �??comer algo que gosta�?� como em um �??sistema de compensação�?� durante o período de adequação.
Pedro Andrade comanda uma clínica homônima em São PauloPedro Andrade indica fazer transição alimentar aos poucos e sempre sinalizar ao nutricionista a respeito dos �??escorregões�?�. �??Que ele esteja ciente disso e acrescente ao cardápio o melhor dia e horário para essa refeição livre�?�, recomenda o especialista entusiasta da medicina funcional. Como dica, o médico orienta a reduzir aos �??poucos as porções alimentares�?�.
�??Se normalmente, você consome 10 colheres de sopa de arroz, reduza para nove e, depois, seis, por exemplo. Esse processo é um pouco mais lento, mas torna mais fácil a adaptação ao novo estilo de vida�?�, instruí Pedro. �? sugestão, ele complementa: �??Fazendo um pouco mais a cada dia, torna o processo menos doloroso, além de reduzir o risco de abandono do plano alimentar�?�.
Pedro é expert em medicina de precisãoHora do lanche Em relação aos lanches, o nutrólogo ressalta sobre �??dar preferência para alimentos que contenham proteínas�?�. �??A maior parte das pessoas come apenas frutas, pães ou biscoitos nessas refeições�?�, garante. Na avaliação do expert em medicina de precisão, deve-se variar quanto às comidas consumidas e integrar o importante nutriente. �??Uma boa sugestão é ingerir ovos, barras proteicas ou até mesmo um shake�?�, receita Pedro.
O especialista em nutrigenética deixa como aviso: �??A base do almoço e do jantar deve ser os vegetais. São alimentos que dão saciedade e têm poucas calorias�?�. Entre as propriedades desses ingredientes, estão: altas doses de fibras, vitaminas e minerais; melhoria do funcionamento do intestino; desintoxicação do organismo; e aumento de sensação de bem-estar.
O profissional indica adicionar azeite, sementes e frutas secas às refeições. �??Ricos em gorduras boas e ômega 3, esses alimentos têm ação anti-inflamatória e antioxidante, sem contar que aumentam a saciedade e ajudam o organismo a funcionar melhor�?�, atesta o endocrinologista. Também compõem o grupo de ingredientes, abacate, coco, amendoim, amêndoas, nozes e pasta de amendoim.
O nutrólogo com o ator Caio CastroTodo santo dia Ao longo do bate-papo com Pedro Andrade, a coluna não deixaria de perguntar quais alimentos considera essenciais para comer em um dia. Abaixo, veja o elenco montado pelo expert em envelhecimento saudável:
1 �?? Carboidratos complexos
�??Mandioca, batata e batata doce são bastante saudáveis para o organismo humano�?�, salienta o nutrólogo. Esses legumes fornecem energia ao longo do dia e, por serem carboidratos complexos, evitam picos �??problemáticos�?� de açúcar no sangue, diminuindo o risco de resistência à insulina e ao diabetes tipo 2. �??A fibra encontrada na maioria desses alimentos tem um efeito benéfico sobre os níveis de colesterol no sangue e reduz o câncer de cólon�?�, acrescenta Pedro Andrade.
2 �?? Oleaginosas
Adicione ao plano alimentar, amêndoas, avelã, macadâmia, nozes, pistache e castanha-de-caju. �??Esses ingredientes trazem na composição altas doses de vitamina E, magnésio, fósforo, cobre, manganês, selênio e outros antioxidantes capazes de neutralizar os radicais livres �?? moléculas instáveis que podem causar danos às células e elevar o risco de doenças�?�, argumenta Pedro. Os nutrientes auxiliam na produção hormonal e redução de inflamações.
As avelãs, nozes e castanhas são fontes de fibras3 �?? Proteínas de origem animal e vegetal
Proteínas presentes em alimentos, como carnes vermelhas, frango, ervilha e grão de bico, contêm diversos benefícios por possuírem grandes quantidades de nutrientes essenciais para a saúde. �??O consumo dos alimentos adequados garante uma fonte de defesa imunológica, cabelo saudável, manutenção do equilíbrio dos fluídos do corpo e sinalização dos nervos e impulsos�?�, explica o endocrinologista.
4 �?? Vegetais verdes escuro
De acordo com Pedro Andrade, os vegetais que trazem essa tonalidade são fornecedores de ferro, fósforo, cálcio e vitaminas A, B e K. �??Fazem bem inclusive para diminuir e controlar a pressão arterial, minimizar a acne, aumentar a imunidade e aliviar a tensão pré-menstrual (TPM), além de dispor de ação anti-inflamatória�?�, lista o especialista.
5 �?? Frutas
Em geral, as frutas se enquadram como poderosas fontes de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes �??Entre os inúmeros benefícios, dão energia, retardam o envelhecimento precoce, auxiliam na prisão de ventre, atuam como calmantes, o que impacta positivamente na qualidade do sono e no controle da ansiedade�?�, numera o médico. Pedro reforça que esses alimentos exercem um papel fundamental para o funcionamento correto e equilibrado do intestino, responsável por 80% da imunidade do organismo.
Pedro listou cinco alimentos para comer ao longo do diaPara saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.
O post Expert em envelhecimento saudável lista alimentos para comer todo dia apareceu primeiro em Metrópoles.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Janja é anunciada em evento da Global Citizen em NY sobre combate à pobreza extrema

A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, foi anunciada, nesta quinta-feira, 28, como uma das participantes do evento Global Citizen NOW, que acontecerá em Nova York em maio e contará com a presença de presidentes, primeiros ministros e ativistas. A conferência tem como tema a pobreza extrema e o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB)

Lula concede a Macron a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul ao presidente da França, Emmanuel Macron, que cumpre visita de Estado ao país essa semana. O decreto de condecoração foi publicado na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (28), dia que Macron está em Brasília para reunião

Lula orienta governo a tratar caso Marielle com sobriedade e a valorizar trabalho da PF

MÔNICA BERGAMO (FOLHAPRESS) - Lula orientou o governo a tratar do caso Marielle Franco com sobriedade.Na opinião que o presidente expressou a ministros, o desfecho do assassinato, anunciado pela Polícia Federal, não é motivo de felicidade. Pelo contrário, reforçou o petista. É razão de alívio, mas de tristeza pelo tamanho da tragédia e pela dimensão que