TAGS

Esposa do jornalista inglês desaparecido faz apelo ao governo federal por buscas mais intensas

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

A esposa do jornalista inglês, Dom Philips, a brasileira Alessandra Sampaio, gravou um vídeo comovente, fazendo um apelo ao governo federal por intensificação nas buscas. O repórter britânico do jornal The Guardian está desaparecido na Amazônia. �??Queria fazer um apelo governo federal e para os órgãos competentes, para intensificarem as buscas, porque a gente ainda tem um pouquinho de esperança de encontrar ele. Mesmo que eu não encontre o amor da minha vida vivo, a gente tem que se encontrar, por favor, não tem como seguir nessa angústia�?�, disse ela. A família do indigenista Bruno Araújo, funcionário da Fundação Nacional do Índio (Funai) que também está desaparecido, divulgou uma carta aberta para a imprensa mundial. Nela, os parentes cobram do governo federal uma ação mais efetiva nas buscas. �??Pedimos às autoridades rapidez, seriedade e todos os recursos possíveis para essa busca. Cada minuto conta. Cada trecho de rio e de mata ainda não percorrido pode ser aquele em que eles aguardam por resgate�?�, diz o documento.

Ao contrário do que informou o Planalto de que havia uma força tarefa para encontrar Bruno Araújo e Dom Phillips, a Defensoria Pública da União e a Unijava entraram com uma ação na justiça, exigindo que o governo federal disponibilize helicópteros e homens das forças de segurança para ajudar nas buscas. Segundo a Defensoria, os pedidos de ajuda foram negados. Na ação federal, a Defensoria anexou todos os pedidos feitos à Polícia Federal, à Marinha e ao Exército brasileiro. Depois de ser desmentida pela Defensoria Pública da União, a Polícia Federal divulgou uma nota simples, dizendo que enviou mais aeronaves para as buscas, mas se limitou a isso, não deu mais detalhes. A Marinha informou que enviou um helicóptero, duas embarcações e uma moto aquática, mas não quis informar se as equipes vão participar das buscas. A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas disse que enviou um avião para Tabatinga e que vai levar uma moto aquática blindada para ajudar nas buscas. Depois de muita pressão, o Exército brasileiro divulgou uma foto e um vídeos nos quais militares aparecem auxiliando nas buscas por Bruno Araújo e Dom Phillips.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a falar sobre o assunto dos desaparecimentos. Ele publicou uma foto ao lado de Dom Phillips e escreveu: �??Em 2017, dei uma entrevista para Dom Phillips e ao jornal The Guardian em Ararapina, interior de Pernambuco, durante uma caravana no Nordeste. Ele e Bruno Pereira seguem desaparecidos na Amazônia. Espero que sejam encontrados e retornem em paz para as suas famílias e amigos�?�. Já o presidente Jair Bolsonaro (PL), depois de alguns dias em silêncio, falou sobre o assunto: �??Realmente, duas pessoas apenas em um barco, numa região daquelas, completamente selvagem, é uma aventura que não é recomendável que se faça. Tudo pode acontecer. Pode ser um acidente, pode ser que eles tenham sido executados. Tudo pode acontecer. A gente espera e pede a Deus que sejam encontrados brevemente. As Forças Armadas estão trabalhando com muito afinco na região�?�.

O ex-secretário de estado norte-americano John Kerry fez duras críticas ao governo brasileiro na forma de conduzir as buscas por Bruno Araújo, funcionário da Fundação Nacional do Índio (Funai), e Dom Phillips, repórter britânico do jornal The Guardian. Kerry disse que vai pedir ao governo dos Estados Unidos uma investigação séria e segura e que os culpados serão responsabilizados. O ex-secretário escreveu: �??O desaparecimento do ativista indigenista Bruno Araújo e do jornalista Dom Phillips que desapareceram, simplesmente desapareceram, e ninguém sabe onde eles estão. A busca é tão lenta e é lamentável que continuemos a viver em uma situação que não há segurança. Precisamos que as autoridades se posicionem e comecem a procurá-los ativamente de forma responsável. Eu queria estar em Nova Iorque para denunciar essa situação ao mundo, para que a atenção de todos esteja nesta situação e na violência permanente que os povos indígenas e nossos apoiadores enfrentam constantemente. Isso é tudo. Vamos continuar lutando�?�.

A imprensa internacional continua cobrando uma posição mais firme do governo brasileiro para encontrar Bruno Araújo e Dom Phillips. Nos próximos dias, o premier inglês, Boris Johnson, deve cobrar uma postura mais firme por parte do governo federal. A Polícia Militar do Amazonas (PM-AM) prendeu um suspeito conhecido na região como �??Pelado�?�. Outros dois homens que haviam sido presos prestaram depoimento e foram liberados, segundo a Polícia Federal.

*Com informações do repórter Maicon Mendes

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Receita Federal apreende 1,3 tonelada de cocaína escondida em carga de café no Porto do Rio

Agentes da Divisão de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho da Receita Federal realizaram uma grande apreensão de cocaína no Porto do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (27). A ação foi feita durante o decreto de Garantia da Lei e da Ordem, que possibilita que as Forças Armadas atuem na prevenção de delitos em

Corredor morre após passar mal em prova e ser internado com xixi preto

Um homem de 50 anos morreu em Caruaru, nesta quarta-feira (24/1), após complicações de saúde provocadas por rabdomiólise, doença ocasionada por uma lesão muscular aguda que deixa o xixi preto. Identificado como Dorgival Celerino do Nascimento havia participado de uma prova de corrida e foi internado devido ao esforço físico. A prova de 14 quilômetros

Caso Marielle: regularização de condomínio pode ter motivado morte, diz site

A Polícia Federal investiga se a regularização de condomínio na Zona Oeste do Rio de Janeiro teria motivado o assassinato da ex-vereadora Marielle Franco (Psol-RJ). Em delação, o ex-policial militar Ronnie Lessa afirmou que Marielle virou alvo porque defendia que terrenos fossem ocupados por pessoas de baixa renda e que o caso fosse acompanhado pelo