Enfermeira que teria ameaçado Klara Castanho será investigada

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

S�?O PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A enfermeira que teria ameaçado trazer a público o episódio de violência sofrido por Klara Castanho será investigada pelo Cofen (Conselho Federal de Enfermagem). Em nota, a instituição afirmou que já determinou a apuração dos fatos e prestou solidariedade à atriz de 21 anos.

“O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) manifesta profunda solidariedade à atriz Klara Castanho, que, após ser vítima de violência sexual, teve o seu direito à privacidade violado, durante processo de entrega voluntária para adoção, conforme assegura o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”, diz nota.

O Cofen afirma que “tomará todas as providências que lhe couber para a identificação dos responsáveis pelo vazamento de informações sigilosas pertinentes ao caso.”

“O princípio basilar da Enfermagem é a confiança. Portanto, o profissional de saúde que viola a privacidade do paciente em qualquer circunstância comete crime e atenta eticamente contra a profissão, conforme prevê o Art. 82 do Código de �?tica dos Profissionais de Enfermagem. Casos assim devem ser rigorosamente punidos, para que não mais se repitam.”

O Cofen também criticou a divulgação indevida da imprensa sobre o caso. “Da mesma forma, devem ser execrados comunicadores que deturpam a função social do jornalismo para destruir a vida das pessoas. Vida privada não é assunto público.”

“Assim como Klara, milhões de mulheres brasileiras são vítimas de violência sexual todos os anos e não encontram o acolhimento a que têm direito. São julgadas, ultrajadas e abandonadas, com sequelas para a vida toda. Esse caso é reflexo de um problema muito mais profundo, que precisa ser enfrentado pela sociedade brasileira. Como uma força de trabalho majoritariamente feminina, a Enfermagem sente na pele o que é a violência de gênero”, diz nota.

Mais cedo, a cantora Luísa Sonza criticou o vazamento de dados da atriz. “Sério, não dá pra você fazer um exame nesses hospitais que todos seus dados são expostos! Sai na mídia tudo e qualquer m** de um lugar que é pras pessoas se sentirem acolhidas e protegidas! Vão se f** Nós não somos animais, parem de tratar as pessoas sem humanidade nenhuma”, publicou ela no Twitter.

O relato de Klara Castanho veio a público após a apresentadora Antonia Fontenelle dizer em uma live que “uma atriz global de 21 anos teria engravidado e doado a criança para adoção”. “Ela não quis olhar para o rosto da criança”, afirmou Fontenelle.

Embora não tenha citado nominalmente Klara Castanho, os internautas imediatamente associaram a versão contada por Antonia à atriz. Procurada por Splash, Antonia Fontenelle questionou apenas: “e o que eu tenho a ver com isso?”. Nas redes, ela publicou um relato em que classifica a história de “monstruosa” e disse que a doação de uma criança seria “abandono de incapaz”.

Em uma carta aberta publicada no Instagram, Klara relatou que foi estuprada e engravidou, mesmo tendo tomado pílula do dia seguinte. Classificado por ela como “o relato mais difícil da minha vida”, a famosa explicou que não queria tornar o assunto público, mas já que a adoção foi exposta, ela resolveu se pronunciar.

Castanho destacou que descobriu a gravidez ao passar mal e procurar um médico. Porém, o profissional que a atendeu não se solidarizou com sua dor e a violência sofrida, mesmo após revelar que foi estuprada.

Incapaz de criar um filho de um estupro, Klara Castanho optou pela doação do bebê que gerou e fez todos os procedimentos legais. Entretanto, quando teve a criança, ela diz ter sido ameaçada por uma enfermeira, que quis levar o caso a público por meio da imprensa.

Ela diz ainda que não demorou para que jornalistas passassem a procurá-la, ainda no hospital, para questionar sobre a gravidez e a adoção, mas, ao explicar para eles que o filho foi fruto de uma violência, os repórteres se comprometeram em não publicar matéria a respeito. Até que o assunto ganhou força neste sábado (25) no Twitter.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Justiça marca julgamento para decidir se Globo pode romper contrato com TV de Collor

ARACAJU, SE (FOLHAPRESS) - A Justiça de Alagoas marcou para o dia 10 de abril o julgamento do mérito que vai definir se a Globo pode romper o contato com a TV Gazeta, sua afiliada no estado nordestino. A TV pertence ao ex-presidente e ex-senador Fernando Collor. Ambas são parcerias desde 1975. A Globo já

Nada se cria, tudo se copia? GE usa slogan da Record em nova campanha

Quem nunca ouviu aquela famosa frase: “Nada se cria, tudo de copia”, não é mesmo? E isso não existe só nas nossas humildes vidas, caros leitores. Uma nova ação da Globo, mais especificamente do Globo Esporte, o GE, tem chamado a atenção de uma outra emissora concorrente: a Record. O motivo? A grande semelhança no

Maiara rebate críticas após comentários negativos sobre seu corpo: ‘Emagrecimento de dentro para fora’

Artista revelou que atualmente pesa 47 kg, mas que já chegou a pesar 85 kg; ela disse que está feliz com os resultados e que está em sua melhor fase Reprodução/Instagram/@maiara Maiara, da dupla Maiara e Maraisa fala sobre procedimento para emgrecer Após viralizar uma foto em que aparece fazendo exercícios físicos com um personal