Encontro entre Biden e Bolsonaro pode ser bom para os dois lados, diz ex-embaixador

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL), terá na 9ª edição da Cúpula das Américas, em Los Angeles, nesta quinta-feira, 9, como principal compromisso o seu primeiro encontro bilateral com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. A viagem ocorre depois de Biden insistir para que Bolsonaro aceitasse o convite da Casa Branca. Desde que tomou posse em 20 de janeiro de 2021,o líder norte-americano tem evitado gestos de aproximação a Bolsonaro. O brasileiro foi um dos últimos líderes mundiais a cumprimentá-lo pela vitória contra o ex-presidente americano Donald Trump na eleição presidencial. Ambos nunca se quer conversaram por telefone. A ida para a reunião só foi concretizada depois da garantia do encontro bilateral de ao menos 30 minutos entre os dois chefes de Estado.
O ex-embaixador do Brasil nos Estados Unidos Rubens Barbosa acredita que os dois países só têm a ganhar com a conferência. �??Os dois presidentes se beneficiaram desse encontro. O presidente Biden porque, com a vinda do presidente Bolsonaro, o Brasil não ajudou a esvaziar essa cúpula, que já estava meio esvaziada pela ausência de cinco a seis presidentes, e o presidente Bolsonaro porque vai ter essa possibilidade de se encontrar com o líder do país mais importante do mundo e poderá dizer que não está isolado ou não é recebido pelos líderes globais�?�, opinou.
O professor de direito internacional da FMO Manuel Furriela afirma que o compromisso demonstra um sinal de aproximação entre os dois países. �??Vai ser uma oportunidade de aproximação entre os dois presidentes porque o presidente Jair Bolsonaro havia apoiado publicamente a candidatura do Donald Trump, mas o presidente Joe Biden, quando saiu vitorioso e também quando assumiu o poder, adotou uma linha muito pragmática em relação ao Brasil. Alguns grupos tinham uma expectativa de que haveria atrito entre Joe Biden e Jair Bolsonaro, entre os dois presidentes, entre os dois países, e, pelo contrário, o governo americano apresentou algumas pautas, principalmente relacionadas ao meio ambiente, o Brasil atendeu diversas dessas expectativas, então há sim uma linha de entendimento entre os dois presidentes. Então, agora, acredito que vai ser a oportunidade de uma aproximação e, essa aproximação também será capitalizada pelo presidente brasileiro nas eleições, demonstrando prestígio internacional, demonstrando que há um encontro privado entre ele e o governo americano�?�, disse. Entre os assuntos a serem abordados pelos dois líderes figuram a preservação do meio ambiente, o incentivo a energias limpas, a guerra entre Rússia e Ucrânia e a democracia no continente.
A aproximação é importante para os Estados Unidos porque a China superou os americanos como principal parceiro comercial de vários países da América Latina, incluindo o Brasil. O professor Universidade de Relações Exteriores da China Marcos Vinícius de Freitas indica que Joe Biden usará o encontro bilateral com o Brasil de forma positiva e tentará, na cúpula, solidificar a relevância norte-americana na região. �??�? extremamente necessário, porque os Estados Unidos são o segundo maior parceiro econômico do Brasil, a quantidade de empresas norte-americanas que existem no Brasil é relevante, você tem um fluxo de brasileiros que viajam para os Estados Unidos e mesmo uma diáspora brasileira grande nos Estados Unidos, então o diálogo é importante. Tem muito a ver com cabedal de coisas que estarão na mesa de negociação, oferecido pelos Estados Unidos nesse momento, e que precisam fazer isso, e aqui é importante enfatizar, porque senão eles começam a perder, de uma forma cada vez mais consolidada, a sua relevância na região�?�, comenta.
O presidente Bolsonaro será acompanhado, entre diversos membros da comitiva, do ministro das Relações Exteriores, Carlos França. A 9ª edição da Cúpula das Américas, evento que reúne lideranças do continente, foi aberta na última quarta-feira, 8, por Joe Biden. Em seu discurso inicial, ele disse que a democracia é um ingrediente essencial para as Américas e anunciou que os Estados Unidos trabalharão juntos com os governos da região em iniciativas econômicas, climáticas e imigratórias.
*Com informações do repórter Daniel Lian

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Carlos Bolsonaro quer fim de cardápios vegetarianos em escolas para atacar a ‘esquerda’

O vereador do Rio Carlos Bolsonaro (PL), filho "zero dois" do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), apresentou um projeto de lei que proíbe cardápios vegetarianos e veganos nas escolas e creches da capital fluminense. A medida busca impedir o avanço da pauta de alimentação sem origem animal nas escolas que, segundo o parlamentar, é tema "sequestrado"

Congresso analisa e pode derrubar vetos de Lula nesta quarta; saiba o que está em jogo

O Congresso Nacional realiza sessão conjunta nesta quarta-feira, 24, para analisar matérias vetadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Todos os vetos em tramitação no Legislativo estarão na pauta, segundo o líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (sem partido-AP). A análise de alguns, porém, pode ser adiada caso não haja acordo para incluí-los

Lula diz que não esqueceu da ‘cervejinha’ nem da ‘picanha’ que prometeu durante campanha

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta terça-feira, 23, que não se esqueceu da "cervejinha" e nem da "picanha" que prometeu durante campanha eleitoral quando era, até então, candidato. Em café com jornalistas, o presidente falou que tem clareza de todas as coisas que prometeu para o povo brasileiro, além de "todas