AstraZeneca: validade estendida é eficaz e segura, diz professor da UFMG

Quem foi aos pontos de vacinação contra a COVID...

G7 anuncia que vai proibir importação do ouro russo

As quatro potências do G7 anunciaram, neste domingo, 26,...

Klara Castanho agradece apoio após revelar que foi estuprada e entregou bebê para adoção  

Klara Castanho usou suas redes sociais na manhã deste...

Luva de Pedreiro afirma que teve WhatsApp e TikTok hackeados e acusa empresário

O influenciador digital Iran Ferreira, conhecido como Luva de...

Em São Luís (MA), 22 pontos de praia estão impróprios para banho

Publicado em:

Compartilhe esse artigo

A ilha de São Luís que abriga além da capital maranhense, outros três municípios, está com seus 22 pontos de praia que são monitorados pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais impróprios para banho. O monitoramento foi realizado entre 3 a 31 de maio, sendo parte do acompanhamento semanal das condições de balneabilidade das praias.ebcebc

O laudo da Secretaria de Estado do Meio Ambiente indica a presença do carreamento de matéria orgânica nos mares. Ainda, segundo o boletim, a ocorrência de chuvas fortes, nos últimos meses, também influência a chegada de esgoto nas praias.

Especialistas afirmam que parte deste problema é consequência das condições deficitárias no funcionamento da rede de esgoto em São Luís. De acordo com uma pesquisa do Instituto Trata Brasil, apenas 20% do esgoto da capital recebe o tratamento necessário. Situação agravada com o período das chuvas, como explica o Professor Leonardo Lima, doutor em Geociências e membro do Departamento de Oceanografia e Limnologia da Universidade Federal do Maranhão. Segundo ele, dejetos humanos e dejetos domésticos acabam indo parar nos rios, que acabam indo parar nos mares. “Nessa época do ano, esse processo se intensifica porque a gente começa a ter maior chuva, e a chuva começa a levar até os materiais que estavam  já estocados, armazenados dentro dos rios”, explica. 

O cenário negativo da balneabilidade das praias da orla em outras capitais do Nordeste é recorrente. No litoral alagoano, por exemplo, dos 66 pontos monitorados, 16 estão inadequados para banho, segundo o Instituto do Meio Ambiente do estado.

Em Recife, dos 25 pontos monitorados pela Agência Estadual de Meio Ambiente, 14 não são indicados para banho. Já o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia, aponta que apenas em Salvador são pelo menos vinte e um pontos com riscos à saúde para quem se aventurar a mergulhar nestas praias. Natal, Aracajú e João Pessoa aparecem com uma realidade melhor e com praticamente todas as praias da capital próprias para banho.

Geral São Luís (MA) 06/06/2022 – 16:44 Jacson Segundo / Guilherme Strozi Madson Euler – Repórter da Radio Nacional Praia situação da praia clima esgoto Saneamento Básico segunda-feira, 6 Junho, 2022 – 16:44 129:00

O que você achou desse assunto?

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com