Dicas que vão ajudar seu cabelo a crescer

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Dicas que vão ajudar seu cabelo a crescer

Deixar o cabelo crescer parece levar uma eternidade. Nosso cabelo cresce em média 15 centímetros ao ano, então demora um bocado para um cabelo curto chegar nos ombros (se é cacheado então… a espera acaba por triplicar!). Muitas de nós desistimos pelo caminho, quando o cabelo não tá nem curto nem longo. Se quer aprender as melhores dicas para o cabelo crescer o mais rápido possível e sem ficar completamente sem graça e sem forma pelo caminho, siga a galeria.

©

Shutterstock

Apare de tempos em tempos

Embora possa parecer contraproducente, aparar de vez em quando ajuda o cabelo a crescer. O tempo para aparar, porém, varia de acordo com o tipo do cabelo.

©

Shutterstock

Elimine pontas duplas

Aparar não só permite que o cabelo continue crescendo, como também ajuda a manter os fios grossos. Pontas duplas acabam por fazer o fio cair.

©

Shutterstock

Colorir e descolorir não ajudam a ter um cabelo saudável

Quando o cabelo é descolorido, pode ficar danificado e com mais pontas duplas.

©

Shutterstock

Penteie antes de ir pra cama

Se você tem cabelo liso é aconselhado que o escove antes de dormir. Isso ajuda a manter seu couro cabeludo naturalmente hidratado e a distribuir o óleo nos fios com mais eficácia. Se você faz parte do time das cacheadas, nunca penteie seus cabelos quando estiverem secos. Isso só irá desfazer os cachos e fazer os fios arrebentarem com a tração.

©

Shutterstock

Não use químicas

Em geral, quanto menos tratamentos químicos você colocar no seu cabelo, mais saudável ele será e melhor ele vai crescer.

©

Shutterstock

Invista numa boa escova

Para as lisas, o uso de uma escova com cerdas de javali permite que o óleo natural seja distribuído e também é excelente para massagear o couro cabeludo, o que auxilia na circulação. Já para as cacheadas é indicado o uso da escova da marca Tangle Teezer. Ela ajuda a desembaraçar o cabelo sem quebrar e a fazer a famosa fitagem. �? um pouquinho cara, mas existem similares no mercado.

©

Shutterstock

Se alimente bem

Quando estamos procurando otimizar o crescimento capilar, precisamos considerar os alimentos que estamos colocando em nossos corpos.

©

Shutterstock

Proteína para crescimento e reparação

Quando se trata de construir músculos, crescer cabelo ou construir novos tecidos, nosso corpo requer proteína. Aumentar nossa ingestão de carne, peixe, feijão e nozes ajudará a crescer cabelo. Pessoas que não têm proteína suficiente em suas dietas também perderão mais cabelo.

©

Shutterstock

Evite dietas

Normalmente, dietas da moda exigem que você reduza certos alimentos, o que te deixará sem alguns nutrientes e minerais e pode retardar o crescimento do seu cabelo.

©

Shutterstock

Vitaminas e minerais

Vitaminas A, C e E, minerais como zinco e ferro, e ácidos graxos como ômega-3 também podem contribuir para uma cabeça saudável e cheia de cabelo.

©

Shutterstock

Deixe os óleos naturais trabalharem

Todas nós já ouvimos depoimentos de pessoas que pararam de usar shampoo. O benefício é que os óleos naturais têm a chance de penetrar no cabelo para que ele se recupere dos danos e seja mais saudável. Você também pode usar um shampoo sem sulfato.

©

Shutterstock

Shampoo só algumas vezes na semana

No entanto, os óleos naturais em nosso cabelo só precisam de alguns dias para penetrar no cabelo. Por isso é melhor esperar até que isso aconteça antes de lavar o cabelo com shampoo por duas ou três vezes na semana.

©

Shutterstock

Condicione

Usar condicionador no cabelo é útil não só para mantê-lo hidratado naqueles dias que você lavou com shampoo, como também ajuda a desembaraçar o cabelo.

©

Shutterstock

Use água em baixas temperaturas

Banhos quentes desidratam a pele e o couro cabeludo. E um couro cabeludo desidratado também não dá suporte ao crescimento capilar.

©

Shutterstock

Massageie o couro cabeludo

Dar um pouco mais de amor ao seu couro cabeludo, diminuindo a temperatura do chuveiro em alguns graus, e dando uma pequena massagem quando passar o shampoo pode ajudar bastante a acelerar o crescimento do cabelo.

©

Shutterstock

Cuidado ao pentear

Tenha bastante cuidado ao pentear. Quando seu cabelo está muito encharcado, é muito mais suscetível a quebrar ao ser desembaraçado. Cacheadas precisam pentear úmido (mas não precisa estar pingando, ok?), por isso desembaracem em mechas pequenas, com creme de pentear, da ponta para a raiz do cabelo. Para as lisas, o ideal é tirar o excesso de água antes de pentear.

©

Shutterstock

Penteie antes de lavar

Se você perceber que o cabelo está muito embaraçado, o certo é penteá-lo antes de lavar com shampoo. Se ele precisa ser desembolado depois, certifique-se de que não está com água em excesso durante a escovação.

©

Shutterstock

Se estiver embolado, penteie com creme

Se estiver tendo problemas ao desembaraçar conforme o cabelo vai crescendo, não deixe de usar cremes para pentear de acordo com seu tipo de cabelo e oleosidade do couro cabeludo. E de forma gentil.

©

Shutterstock

Cuidado ao secar

Algumas pessoas acham toalhas de microfibra ou camisetas mais fáceis na hora de secar o cabelo depois do banho. Mas o mais importante é secar com gentileza. Secar agressivamente pode arrancar os fios mais vulneráveis e embolar ainda mais o cabelo.

©

Shutterstock

Minoxidil

Minoxidil é um ingrediente que comprovadamente previne a queda dos cabelos e promove o crescimento capilar.

©

Shutterstock

Evite processos como pranchas, escovas e babyliss

Estilizar demais o cabelo geralmente danifica os fios. A melhor aposta é minimizar o uso os produtos e aparelhos. Se quiser usar calor, mantenha o calor baixo e use protetores térmicos.

©

Shutterstock

Use fronhas de cetim

Deixar o cabelo crescer é evitar quebras ao máximo. E trocar a fronha do travesseiro pode te ajudar nisso. Usar fronhas ou toucas de cetim diminui as quebras rapidamente. Se você tem cabelos crespos ou cacheados, a troca ainda traz um bônus: o cabelo permanece definido por mais tempo.

©

Shutterstock

Preste atenção na pele

Quando testamos um novo produto capilar, pode ser um pouco difícil ver se ele realmente melhora nosso cabelo. Por isso é importante prestar atenção à nossa pele também.

©

Shutterstock

Perguntas a fazer

O que um produto faz com nossa pele é geralmente o que ele vai fazer com o nosso couro cabeludo e cabelo também. Nossa pele fica muito gordurosa quando usa o produto? Muito seco? Outra coisa?

©

Shutterstock

Converse com um profissional

Se há algo escondido que está fazendo seu cabelo crescer muito lentamente ou até mesmo não crescer, talvez seja melhor falar com um profissional.

©

Shutterstock

Talvez haja outros fatores a considerar

Muitos homens e mulheres experimentam um afinamento dos fios. Isso pode ser o início da calvície para alguns, uma doença autoimune ou na tireoide. Encontrar a causa significa que os sintomas podem ser tratados.

©

Shutterstock

Busque conselhos sobre quais produtos usar

Um médico pode ver qual o problema e oferecer uma solução baseada no seu caso. Existem milhares de produtos de crescimento capilar, desde óleos de crescimento até tratamentos com cafeína. Alguns podem ser mais adequados ao seu caso do que outros.

©

Shutterstock

Fique com ele!

Tenha paciência! Cabelo não cresce do dia pra noite, mas há muita coisa que pode te ajudar no seu projeto Rapunzel e fazer o caminho até lá ser mais tranquilo. O mais importante é: não corte mais do que ele cresceu.

Fontes: (Good Housekeeping)

©

Shutterstock

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Você sabe quais signos estão sempre disponíveis para aventuras?

Aceita todos os desafios? Não tem medo de arriscar? É muito provável que esteja nesta lista do PinkVilla com os signos que nunca dizem 'não' a uma aventura. Consulte a lista.  1- Áries (21 de março a 20 de abril) "Estão sempre prontos para embarcar em novas aventuras, quer se trate de uma viagem de

Como saber se o relacionamento acabou de vez?

Muitas pessoas se perguntam como saber se o relacionamento acabou de vez, se ainda há esperança de reatar ou se é melhor seguir em frente. Essa dúvida pode causar muito sofrimento e angústia, por isso é importante buscar orientação e esclarecimento. Para isso, você pode...

Coisas comuns que aumentam (e muito!) a ansiedade

A ansiedade é uma condição de saúde mental que pode causar tensão, pânico, sudorese, medo e batimentos cardíacos acelerados. Para algumas pessoas, também pode causar ataques de pânico e sintomas físicos, como dor no tórax. Infelizmente, a ansiedade às vezes pode entrar em ação...