Dia do Tambor de Crioula celebra ancestralidade africana

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Neste sábado é celebrado o dia Nacional do Tambor de Crioula, umas das manifestações culturais que é herança viva da nossa ancestralidade africana. ebcebc

O tambor de crioula é considerado Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro e este ano celebra 15 anos desse reconhecimento pelo Iphan.  As rodas de tambor com tocadores, coreiros e coreiras são praticadas durante todo o ano, seja para diversão; em devoção a São Benedito, santo protetor dos negros; em eventos religiosos católicos ou de matriz africana; ou em festas populares como os arraiais juninos e o Carnaval. 

O professor Neto de Azile, diretor de patrimônio imaterial da Secretaria de Estado de Cultura do Maranhão, reflete sobre a importância das comemorações do dia nacional do tambor de crioula, que segundo ele, vão além da manifestação cultural.

“Empodera os grupos, é instrumento de combate ao racismo, bem como fortalece a cultura maranhense, porque o tambor de crioula passa a compor junto à outras manifestações, o cenário de referências culturais  do povo brasileiro”.

A produtora cultural Carla Coreira, premiada pelo IPHAN pela difusão da cultura popular, explica que ao longo de todo o período junino serão realizadas oficinas de toque e dança, e venda de vestuário típico.

“A praça está lá. �? um espaço público voltado pra o tambor de crioula”, afirma.

E neste dia de celebração, vários grupos vão se apresentar em praças, terreiros, arraiás, pontos turísticos e de referência em todo o Maranhão, como é o caso da Casa de Tambor de Crioula, que fica no Centro Histórico da capital, São Luís.

Fundado em 2018, o casarão histórico vai funcionar o dia todo, até às seis da tarde para quem quiser visitar o Museu dedicado ao Tambor. A partir das três e meia da tarde haverá um painel gratuito com fotos, vídeos e textos comandados pelo Mestre Jandir Gonçalves. O encerramento será com apresentações de grupos de tambor. 

Cultura São Luís (MA) Senado aprova MP que amplia remarcação de serviços culturais 18/06/2022 – 08:00 Nadia Faggiani (Rádio Nacional) e Luiz Claudio Ferreira (web) Madson Euler, da Rádio Nacional Cultura Iphan Tambor de Crioula sábado, 18 Junho, 2022 – 08:00 2:33

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS