TAGS

Dia do Combate ao Câncer de Rim é celebrado em 21 de junho para alertar sobre a doença

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Rim é celebrado no dia 21 de junho com o objetivo de alertar a população sobre a necessidade e importância do diagnóstico precoce da doença para melhores chances de cura e melhor qualidade de vida do paciente.  
 
Conhecido como o terceiro tipo de câncer mais frequente do aparelho geniturinário (órgãos genitais e urinários), o câncer de rim representa cerca de 3% dentre todos os tipos de tumores malignos em adultos no mundo e também um dos mais agressivos. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a incidência estimada é de 7 a 10 casos para cada 100 mil habitantes no Brasil. 
 
A maioria dos pacientes descobre o tumor por acaso, geralmente durante a realização de exames de imagem, como ultrassonografia e tomografia, durante um check-up de rotina ou para investigar outras suspeitas. 
 
Cerca de 90% das vezes, o tumor é diagnosticado na fase inicial. Entretanto, quando a doença é diagnosticada na fase avançada ou metastática, as chances de cura são bem menores. 
 
De acordo com o chefe do Serviço de Urologia da Universidade Federal da Bahia, Lucas Batista, a neoplasia renal apresenta uma alta mortalidade com cerca de 134 mil mortes por ano no mundo. “Quando detectada em estágio avançado, a doença se manifesta por meio de sangue na urina, dores nas costas, fadiga constante, perda de peso e nódulo palpável na parte lateral das costas”, afirma.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Carnaval da Bahia terá testagem de ISTs e distribuição de 1 milhão de preservativos

Todo mundo quer ser feliz no Carnaval, mas, é preciso se proteger para que a felicidade não se torne um problema de saúde. Dentre as ações do Governo da Bahia no Carnaval, por meio da Secretaria da Saúde de Estado (Sesab), está a testagem...

Apesar de causas conhecidas e evitáveis, câncer de pulmão é um dos mais comuns e o mais letal

Em todo o mundo, a doença diagnosticada na atriz Aracy Balabanian, que morreu nesta segunda (7), é responsável por 1,8 milhão de mortes anuais. Avanços no diagnóstico, cirurgia e tratamento sistêmico aumentaram a expectativa de vida dos pacientes, mas a doença segue com alta...

Arlindo Cruz recebe alta após 20 dias de internação por pneumonia

Arlindo Cruz teve alta hospitalar neste domingo, 23. O cantor estava internado desde o dia 2 de julho para tratamento de pneumonia. Nas redes sociais, Flora Cruz, filha do cantor anunciou a saída de Arlindo do Centro de Terapia Intensiva (CTI) da Casa...