Desembargador manda soltar Milton Ribeiro e outros 4 presos em operação da PF

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

O desembargador Ney Bello, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, cassou a prisão preventiva do ex-ministro Milton Ribeiro, da educação, e de outros quatro presos pela Polícia Federal em operação na quarta-feira (2). A decisão desta quinta (23) atende a um habeas corpus apresentado pela defesa do ex-ministro, que havia sido negado mais cedo pelo desembargador platonista Moiras da Rocha.

Com a decisão, além de Milton Ribeiro, serão soltos Gilmar Santos, Arilton Moura, Helder Diego da Silva Bartolomeu e Luciano de Freitas Musse.

A decisão favorável será encaminhada à 15ª Vara Federal de Brasília, que decretou as prisões, e agora deve expedir os alvarás de soltura de maneira imediata. Ela vale até que o habeas corpus seja avaliado pelo colegiado da 3ª Turma do TRF-1.

Para o desembargador, os fatos investigados não são atuais e como Milton Ribeiro não faz mais parte do governo, não há justificativa para a prisão. 

“Por derradeiro, verifico que além de ora paciente não integrar mais os quadros da Administração Pública Federal, há ausência de contemporaneidade entre os fatos investigados �?? ‘liberação de verbas oficiais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e do Ministério da Educação direcionadas ao atendimento de interesses privados’ �?? supostamente cometidos no começo deste ano, razão pela qual entendo ser despicienda a prisão cautelar combatida”, diz trecho da decisão.

A operação da Polícia Federal investiga irregularidades na liberação de verdas do Ministério da Educação na gestão de Ribeiro, que foi indicado para o cargo pelo presidente Jair Bolsonaro.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Carro fica “pendurado” em canteiro no bairro da Calçada, em Salvador

Um veículo foi abandonado em cima de uma mureta no bairro da Calçada, em Salvador, nesta terça-feira (24). Com marcas aparentes de uma colisão, o carro ficou pendurado no canteiro que divide as Avenidas Engenheiro Oscar Pontes e Jequitaia.   Com o impacto aparente, um dos pneus traseiros do carro está furado. Uma equipe da

Crianças queimadas vivas: relembre a barbárie da maior chacina do DF

Há mais de um ano, 10 pessoas da mesma família eram assassinadas na maior chacina do Distrito Federal. Na última semana, o Tribunal de Justiça (TJDFT) decidiu mandar para júri popular quatro dos cinco réus acusados pelo crime. Na decisão, o juiz relembra detalhes chocantes sobre a causa da morte das vítimas. Serão julgados Gideon

Cachorro morre após ser enviado para destino diferente de seu dono

Um cachorro da raça Golden Retriever de 4 anos, chamado Joca, foi enviado para um destino diferente de seu tutor e acabou falecendo. O animal foi enviado para Fortaleza, enquanto o destino de sua família era Sinop-MT. Joca foi enviado de volta para o aeroporto de origem, Guarulhos-SP, e chegou ao destino já sem vida.