De olho em CPI, Senado terá comissão para apurar desaparecimento no AM

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O Senado Federal aprovou, nesta segunda-feira (13/6), a criação de uma comissão temporária externa destinada a acompanhar as buscas e investigar in loco as causas e as providências adotadas diante do desaparecimento do indigenista Bruno Araújo e do jornalista britânico Dom Phillips.
O requerimento é de autoria do líder da oposição, Randolfe Rodrigues (Rede-AP). O colegiado será composto por nove membros titulares e terá duração de, pelo menos, 60 dias.
Randolfe pretende, ainda, utilizar o objeto de investigação pela comissão temporária para subsidiar eventual pedido de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).
O objetivo é ampliar as investigações em torno do crescimento de violência na região do Vale do Javari, no Amazonas, onde Bruno e Dom foram vistos por último.
Mais sobre o assunto Política Flávio Bolsonaro diz que governo não fez �??pouco caso�?� de desaparecidos Brasil Pacheco sobre desaparecimentos no Amazonas: �??Senado vai reagir�?� Randolfe afirma que o desaparecimento �??não pode ser tratado com indiferença�?�.
�??Sendo necessário o envio de todos os recursos possíveis para que o caso tenha uma rápida solução, sobretudo com o esclarecimento das causas do aparente crime, bem como de seus mandantes e executores, inclusive para que se tenham subsídios suficientes para evitar, de uma vez por todas, que o exercício da proteção ao meio ambiente e às minorias e que o exercício do jornalismo deixem de ser atribuições de risco no Brasil�?�, enfatiza no requerimento.
Apoio do presidente O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), apoiou o requerimento do líder da oposição, sinalizando a importância da Casa em �??reagir�?� para discutir e debater alternativas à violência na região.
Mais cedo, Pacheco defendeu que é preciso combater o �??Estado paralelo�?� que se impôs na região, que se tornou um dos locais mais perigosos da Amazônia, em razão do crescimento de operações ilegais como desmatamento clandestino e até a criação de rotas para o narcotráfico.
�??Há todo o contexto de um Estado paralelo que se impõe num lugar, e que, infelizmente, o Estado brasileiro não consegue preencher suficientemente. �? motivo de alerta e de reação do Senado Federal. Nós precisamos reagir, a Comissão de Constituição e Justiça, a Comissão de Meio Ambiente, de Comissão de Direitos Humanos devem se organizar para se fazerem presentes neste caso, e diagnosticarem esses problemas na região�?�, disse o presidente.
O congressista classificou o caso como �??atrocidade�?� e uma �??ofensa�?�. �??Não queremos precipitar o que de fato aconteceu com eles, mas, caso se confirme o fato de terem sido eventualmente assassinados, caso isso se confirme é uma situação das mais graves do Brasil�?� Para além de um sentimento humano, há uma ofensa ao Estado brasileiro; uma ofensa às instituições, e nós do Senado Federal não podemos tolerar essa atrocidade�?�.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.
O post De olho em CPI, Senado terá comissão para apurar desaparecimento no AM apareceu primeiro em Metrópoles.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Lula diz que Brasil precisa ter indústria de defesa forte, não para fazer guerra, mas a paz

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, SP (FOLHAPRESS) - O presidente Lula (PT) defendeu nesta sexta-feira (26) que o Brasil tenha uma indústria de defesa forte, não para se preparar para uma guerra, mas para evitar a guerra e construir um ambiente de paz. A declaração aconteceu durante visita do presidente ao Departamento de Ciência e Tecnologia

Gonet pede novas investigações da PF para decidir se denuncia ou não Monark

O procurador-geral da República Paulo Gonet requereu que a Polícia Federal realize novas diligências antes de decidir se denuncia ou não o influenciador Bruno Aiub, o Monark, por suposto crime de desobediência. A manifestação se dá após a PF finalizar as investigações sobre a conduta de Monark, indicando que ele 'continua propagando discurso antidemocrático nas

Câmara se irrita com governo Lula e Senado e teme atraso de recursos antes da eleição

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O adiamento da sessão do Congresso Nacional para análise de vetos presidenciais, prevista para quarta-feira (23), foi uma vitória para o governo Lula (PT), mas não significa que haverá dias mais tranquilos na relação do Executivo com o Parlamento. O governo conseguiu adiar a sessão, evitando possível derrota em diferentes projetos.