Crise entre poderes: Fux quer chamar Bolsonaro para encontro no STF

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Luiz Fux quer convidar Jair Bolsonaro para um encontro na sede do Supremo Tribunal Federal, em mais uma tentativa de arrefecer a crise entre os dois poderes.
O plano do presidente do STF estava pronto para ser posto em prática na semana passada, mas declarações do presidente da República contra integrantes do tribunal o fizeram adiar o convite.
Fux entende que não seria conveniente receber Bolsonaro agora, no calor dos últimos ataques, porque o gesto poderia melindrar os colegas alvejados. De todo modo, ele não quer demorar. Segundo interlocutores, a ideia é aguardar o ambiente desanuviar um pouco para fazer o convite formal.
Mais sobre o assunto Rodrigo Rangel Suprema ironia: Exército espera por Moraes para �??reatar�?� com o TSE Rodrigo Rangel Bolsonaro autoriza e militares farão �??megadesfile�?� no 7 de setembro Na semana passada, Bolsonaro chamou o ministro Luís Roberto Barroso de �??mau-caráter�?� e �??mentiroso�?� e disse que Alexandre Moraes age contra a democracia ao perseguir e censurar seus aliados políticos.
Dias atrás, voltou à carga ao afirmar que Moraes descumpriu um acordo firmado com ele que previa o arquivamento do polêmico inquérito das fake news.
Fux amadureceu o desejo de convidar Jair Bolsonaro depois de participar, no início do mês, de um jantar oferecido pela ministra Cármen Lúcia a um grupo de sete senadores de diferentes partidos.
Na ocasião, o ministro foi aconselhado a se manter minimamente próximo de Bolsonaro, de modo a tatear o ânimo do presidente e a sua disposição de rejeitar o resultado das eleições de outubro em caso de derrota �?? a parte principal conversa girou em torno do risco de o atual ocupante do Palácio do Planalto aplicar um golpe para permanecer no poder.
Para Fux, a reunião precisa ser realizada bem antes de 7 de setembro, quando manifestantes pró-Bolsonaro pretendem realizar manifestações em Brasília e em outras cidades.
Como publicou a coluna, o presidente do STF avalia que, antes de se preocupar com o comportamento do presidente no pós-eleições, é preciso redobrar a atenção com o risco de distúrbios sociais e de atos de violência durante os protestos do feriado da Independência.
Ele ordenou que o staff de segurança do tribunal comece a trabalhar, desde já, no planejamento de um esquema especial para proteger a sede da Corte.
O post Crise entre poderes: Fux quer chamar Bolsonaro para encontro no STF apareceu primeiro em Metrópoles.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Ato de Bolsonaro vai retrucar minuta do golpe e terá Musk como combustível

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O ato convocado para o próximo domingo (21), em Copacabana (RJ), em apoio a Jair Bolsonaro (PL) terá como objetivo retrucar a ideia de envolvimento dele com a "minuta do golpe" -que embasa uma das linhas de investigação da PF (Polícia Federal) contra o ex-presidente. Para aliados, o episódio recente que

PL protocola pedido de cassação de Glauber Braga após confusão com militante do MBL

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O PL protocolou um pedido de cassação do mandato do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) nesta quarta-feira (17) por agressões contra um militante do MBL (Movimento Brasil Livre) na Câmara dos Deputados. A representação é por quebra de decoro parlamentar. O partido afirma que Braga tem "atitudes desequilibradas enraizadas". "Tornou-se corriqueiro para

Barroso: Divulgação de despachos sigilosos do STF é ‘problema interno’ dos EUA

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, disse nesta quinta-feira, 18, que não há "problema nenhum" na divulgação de documentos da Corte por deputados dos EUA. "Isso é um problema interno dos Estados Unidos", afirmou. Ele respondeu a um questionamento de jornalistas após a abertura de exposição na sede do Supremo. A