COVID: Minas registra mais de 5 mil novos casos pelo 4º dia seguido

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Minas Gerais registrou mais de 5 mil novos casos de COVID-19 pelo 4º dia consecutivo. O número de mortes durante o mesmo período foi de 35.
 
De acordo com o boletim epidemiológico desta quinta-feira (2/6), divulgado pela Secretaria do Estado de Saúde (SES-MG), não houve óbitos nas últimas 24 horas e 6.115 pessoas testaram positivo para a doença. 
O crescimento do número de pessoas infectadas no estado já era esperado pelas autoridades. Segundo Fábio Baccheretti, secretário de Saúde, o alto índice de infecção está associado ao caráter sazonal do novo coronavírus.
 
�??A COVID-19 vai aumentar. O que estamos observando agora nada mais é do que o esperado. Não há cepas novas, não é um momento de fragilidade vacinal da população”, explicou. 
Entre a última sexta-feira (27/5) e segunda-feira (30/5), mais de 7.400 casos foram confirmados em Minas Gerais.
 
Durante o mês de maio foram registrados 72% mais casos confirmados do que o total em abril de 2022, mas o número de óbitos não aumentou.
Até o momento, 61.579 pessoas morreram e 3.428.615 tiveram a doença confirmada em Minas, sendo que 3.226.629 foram recuperados.
 
Atualmente, 140.407 pessoas estão em acompanhamento, ou seja, não evoluíram para óbito, cuja condição clínica permanece sendo acompanhada ou aguarda atualização pelos municípios. 
 
 

Vacinômetro em Minas

Segundo a SES-MG, 89,2% da população mineira já tomou a primeira dose da vacina, enquanto a segunda dose foi aplicada em 83,01%.
 
Além disso, somente 58,5% do público-alvo, com menos de 60 anos, recebeu a terceira dose. 
Apesar dos avanços na cobertura vacinal, Baccheretti afirmou estar preocupado com a vacinação de idosos e crianças.
 
No caso das pessoas com mais de 60 anos, apenas 27,79% desse público tomou a quarta dose ou segunda dose de reforço. Já o público pediátrico, ainda que 69,43% das crianças tenham recebido a primeira dose do imunizante, a segunda dose foi aplicada em apenas 35,06%.  
Nesta semana, cidades da Grande BH, iniciaram a aplicação da terceira dose em adolescentes, conforme orientações da SES-MG.
 
Na capital mineira, a prefeitura convocou adolescestes de 17 anos nesta quinta-feira (2/6), sendo possível tomar a vacina em todos os  centros de saúde e postos extras.
 
*Estagiária sob supervisão do subeditor Eduardo Oliveira 
 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 
  • Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
  • Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
  • Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
  • Como funciona o ‘passaporte de vacinação’?
  • Os protocolos para a volta às aulas em BH
  • Pandemia, endemia, epidemia ou surto: entenda a diferença
  • Quais os sintomas do coronavírus?

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Acesse nosso canal e veja vídeos explicativos sobre COVID-19

 

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Feriadão com chuvas exige atenção em dobro nas estradas

Os mineiros que pretendem sair do estado ou viajar por Minas para aproveitar o feriado prolongado de Finados vão encontrar estradas mais cheias a partir de hoje. A movimentação exige atenção redobrada, seja nos trechos historicamente perigosos (confira quadro), seja naqueles aparentemente mais tranquilos. A atenção deve ser redobrada nas retas, nos trechos com buracos

Onde a morte não é o fim da vida

  O Museu de Ciências Morfológicas (MCM) da UFMG é responsável pela extensão entre o estudo de células, embriões, tecidos e anatomia com toda a comunidade da capital. Fundado há 27 anos pela professora Maria das Graças Ribeiro, o museu é focado no ser humano, com a maioria da exposição sendo composta por materiais reais.

Chuva: Sete Lagoas registra alagamentos e pessoas desalojadas

O município de Sete Lagoas, na Região Metropolitana de BH, foi atingido por fortes chuvas no fim da tarde desta terça-feira (31/10). Há registro de moradores desalojados e alagamento em muitas avenidas. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma pessoa chegou a ficar ilhada, porém, conseguiu sair do local sozinha.  Cerca de dez casas, localizadas no