TAGS

Covid: escolas do DF começam a retomar aulas on-line com alta de casos

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Após dois meses de queda nos indicadores que medem a incidência da Covid-19, com diminuição constante nos números de casos ativos, mortes e taxa de transmissão da doença, os números da pandemia voltam a crescer no Distrito Federal. O aumento de casos, registrado em todo o Brasil, levantou a possibilidade de uma 4ª onda da doença.
No ambiente escolar, essa tendência fica mais nítida com a multiplicação de turmas deslocadas para o modelo remoto após casos positivos de Covid. Desde a última quinta-feira (26/5), 12 turmas do sistema privado de ensino foram para o modelo on-line após registros da doença. O levantamento foi feito pelo Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares (Sinproep).
Uma dessas turmas foi a do 2º ano do fundamental do Sigma de Águas Claras, que em três dias viu nove estudantes e a professora testarem positivo para a doença. A mãe de um aluno reclama da falta de protocolos em sala de aula. Indignada, ela garante que a própria professora não usa máscaras de proteção.
�??Ontem apertei o meu filho para saber se ele usa máscara em sala. Ele vê os colegas sem máscara e é lógico que vai tirar. A pandemia não acabou! Como a professora entra na sala de aula sem máscara? Como os funcionários não usam máscara? Por que a Secretaria de Saúde diz que não precisa mais usar?�?�, questiona a responsável, que pediu para não ser identificada.
Veja fotos da volta às aulas nas escolas particulares em 2022:
Rede privada no DF volta às aulas nesta 2ª Rede privada no DF volta às aulas nesta 2ª Rede privada no DF volta às aulas nesta 2ª Rede privada no DF volta às aulas nesta 2ª Rede privada no DF volta às aulas nesta 2ª Rede privada no DF volta às aulas nesta 2ª Rede privada no DF volta às aulas nesta 2ª Rede privada no DF volta às aulas nesta 2ª Rede privada no DF volta às aulas nesta 2ª Rede privada no DF volta às aulas nesta 2ª Rede privada no DF volta às aulas nesta 2ª 0 O pedido de volta aos protocolos é o mesmo da Associação de Pais e Alunos das Instituições de Ensino do DF (Aspa-DF). Segundo o presidente da entidade, Alexandre Veloso, o aumento de casos nas escolas é um fato perigoso.
�??Esse aumento é fato constatado, a associação espera que fazendo um controle preventivo, com uso de máscaras e protocolos, não precise chegar a fechar a escola. Isso vem acontecendo com a suspensão de turmas�?�, explicou Alexandre .
O aumento de casos de Covid no ambiente escolar também é constatado pelos dados oficiais do sistema Monitora Escola, da Secretaria de Saúde. De acordo com o levantamento, em abril, entre escolas públicas e particulares do DF, foram registrados 27 casos positivos. No mês seguinte, foram 528.
O uso de máscaras para combater essa tendência de crescimento também é consenso entre os sindicatos, seja os de trabalhadores ou os patronais. O Sinproep e o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino (Sinepe-DF) pediram o retorno do equipamento de proteção.
�??Os trabalhadores têm opção de continuar com a utilização das máscaras, mesmo que a decisão da escola seja por desobrigar o uso�?�, afirmou o Sinproep em nota. �??A escola pode ter um protocolo mais rígido que o decreto vigente. As escolas têm autonomia para pedir a volta do uso de máscara caso a contaminação esteja elevada�?�, orienta a presidente do Sinepe, Ana Elisa Dumont.
Esse não é o entendimento em algumas unidades de ensino, como o COC do Jardim Botânico. Segundo o pai de um estudante de 11 anos, que também pediu para não ser identificado, a escola teria mais de 30 casos de Covid-19, mas que não foram contabilizados por falta de testes.
�??Para as pessoas agora não existe mais pandemia. Todo mundo sem máscara e mandando o filho com febre e tossindo para a escola. Quando você vai conversar com a direção eles dizem que não podem fazer nada, porque não é mais obrigatório e não existe protocolo. Não concordo com isso�?�, protestou o pai.
O que dizem as instituições O Metrópoles procurou a direção do COC para comentar a situação da Covid no colégio, mas até a última atualização desta reportagem, não havia obtido resposta. O espaço segue aberto para manifestações futuras. Já o Sigma afirmou que mantém rígido protocolo e que a equipe pedagógica é orientada a manter o uso contínuo de máscaras.
Veja o posicionamento do Sigma na íntegra: 
�??A escola mantém rígido protocolo, orientado pela Vigilância Sanitária, para manter a segurança das atividades, prezando pela saúde de todos, no período pós-Covid. Entre as medidas estão a orientação para a equipe pedagógica do uso contínuo de máscara de proteção facial em todos os espaços da escola, a higienização constante com álcool em gel, salas com janelas e portas abertas para ventilação, orientação contínua e vigilante aos alunos e familiares sobre os cuidados para evitar a contaminação e a sinalização dos espaços.
Com o objetivo de sempre oferecer segurança e conforto a toda comunidade escolar, especialmente, aos alunos e professores, toda equipe pedagógica, as salas de aula e demais ambientes de aprendizagem estão preparados para atendimento remoto ou híbrido.
Caso o aluno não possa comparecer às aulas presenciais, devido à confirmação e/ou à suspeita de contaminação por Covid-19, ele terá acesso a todo o conteúdo dado em sala de aula, por meio de nossas plataformas digitais. Em turmas com risco de contaminação interna do novo coronavírus, as aulas presenciais serão suspensas e disponibilizadas no formato on-line para todos os estudantes.�?�
Veja o posicionamento do Sinproep na íntegra: 
Veja a fala da presidente do Sinepe na íntegra: 
Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.
O post Covid: escolas do DF começam a retomar aulas on-line com alta de casos apareceu primeiro em Metrópoles.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Iolando defende bolsonaristas em frente ao QG do Exército. “Legítimos”

O deputado distrital reeleito Iolando Almeida (MDB) participou, nesta terça-feira (22/11), do Metrópoles Entrevista. Durante cerca de 30 minutos, o parlamentar falou sobre projetos, anunciou obras e defendeu os apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) que estão acampados em frente ao Quartel-General do Exército por...

Roberto Carlos ainda não sabe da morte de Erasmo, de quem se despediu ontem

O cantor Roberto Carlos ainda não soube da morte de Erasmo Carlos.O cantor despediu-se ontem do amigo, por telefone. A família de Erasmo telefonou para Roberto, avisou do estado e fez uma chamada, já com o compositor intubado. Roberto, claro, estava bastante emocionado....

Goleiro do Irã tem suspeita de concussão cerebral após choque em jogo

A vitória da Inglaterra por 6 x 2 contra o Irã foi marcada por uma paralisação de quase 10 minutos no início do jogo. Isso porque aos 8 minutos do 1º tempo, quando a partida ainda estava 0 x 0, o goleiro...