COVID-19: BH tem 3.114 novos casos e oito mortes em três dias

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos
A pandemia de COVID-19 não chegou ao fim, como evidencia o novo boletim epidemiológico da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), divulgado nesta sexta-feira (24/6). Os dados apontam um crescimento nos casos confirmados e suspeitos da doença na capital mineira.
Conforme o boletim, nos últimos três dias (desde o último comunicado divulgado na quarta), foram 3.114 novos casos confirmados da doença e outros 15.502 suspeitos em BH. Além disso, oito mortes foram notificadas.
Com isso, Belo Horizonte totaliza 629 mortes somente em 2022. Ainda neste ano, 99.788 casos foram confirmados até o momento e outros 521.915 notificados, ou seja, suspeitos de COVID-19.
 
 

Vacinômetro

Vale ressaltar também que 100,3% da população acima dos 12 anos foram vacinados com as duas doses (a cobertura vacinal é calculada a partir das doses aplicadas em Belo Horizonte, segundo registros da base nacional do SI-PNI em relação à população da capital mineira).

Por outro lado, a aplicação de reforço está no braço de 82,4% dos belo-horizontinos. E ainda 37,6% tomaram a quarta dose da vacina contra o coronavírus.

Além disso, nas crianças entre 5 e 11 anos, a primeira dose foi aplicada em 83,2% delas. Outras 58,5% receberam a segunda dose.
 

Tendência de aumento

O Comitê Popular de Belo Horizonte de Combate à COVID-19 registrou uma tendência de aumento no número de casos na cidade e faz um apelo para que os moradores atualizem o calendário vacinal.
 
De acordo com o documento elaborado pelo grupo e divulgado nesta sexta-feira (24/6),  a taxa de transmissão da COVID em BH está em 1,5. O número indica que cada cem pessoas contaminadas têm potencial para transmitir o vírus para outras 150. 
 
Segundo o comitê, nas últimas duas semanas (entre 9 e 22 de junho), a capital está com status de risco muito alto para a transmissão do vírus. A taxa de novos casos registra este cenário.

Entre 28 de abril e 11 de maio foram registradas 57 novas infecções a cada 100 mil habitantes. Na última quinzena, o número foi cerca de 6 vezes maior.

 
Taxa de novos casos a cada 100 mil habitantes:
  • 28/4 a 11/5 = 57
  • 12/5 a 25/5 = 112
  • 26/5 a 8/6 = 305
  • 9/6 a 22/6 = 348 
Por outro lado, o número de óbitos em decorrência da COVID segue estável, mantendo BH com um status de risco muito baixo de mortalidade.
 

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Feriadão com chuvas exige atenção em dobro nas estradas

Os mineiros que pretendem sair do estado ou viajar por Minas para aproveitar o feriado prolongado de Finados vão encontrar estradas mais cheias a partir de hoje. A movimentação exige atenção redobrada, seja nos trechos historicamente perigosos (confira quadro), seja naqueles aparentemente mais tranquilos. A atenção deve ser redobrada nas retas, nos trechos com buracos

Onde a morte não é o fim da vida

  O Museu de Ciências Morfológicas (MCM) da UFMG é responsável pela extensão entre o estudo de células, embriões, tecidos e anatomia com toda a comunidade da capital. Fundado há 27 anos pela professora Maria das Graças Ribeiro, o museu é focado no ser humano, com a maioria da exposição sendo composta por materiais reais.

Chuva: Sete Lagoas registra alagamentos e pessoas desalojadas

O município de Sete Lagoas, na Região Metropolitana de BH, foi atingido por fortes chuvas no fim da tarde desta terça-feira (31/10). Há registro de moradores desalojados e alagamento em muitas avenidas. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma pessoa chegou a ficar ilhada, porém, conseguiu sair do local sozinha.  Cerca de dez casas, localizadas no