Corpus Christi em BH: alimentos e cobertores serão distribuídos

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

No lugar de serragem, flores e areia colorida, entram os cobertores para acolher os que sofrem com as baixas temperaturas e alimentos para matar a fome. A festa de Corpus Christi, que se traduz pela celebração do �??mistério da eucaristia�?�, na quinta-feira (16/6), será diferente nas igrejas que compõem a Arquidiocese de Belo Horizonte.

Festa eminentemente católica e feriado nacional, a data vai ter missas, procissões e ações de solidariedade em vez de apenas ruas enfeitadas com tapetes.

 

Na Catedral Cristo Rei, em construção na Região Norte de Belo Horizonte, o arcebispo metropolitano dom Walmor Oliveira de Azevedo vai presidir a missa das 10h30.

A novidade na catedral será um tapete com alimentos que serão distribuídos às famílias atendidas pela Pastoral de Ação Social da Arquidiocese de BH.

 

Em seguida à missa, serão oferecidas refeições, preparadas na catedral, a pessoas do Bairro Tupi, na Região Norte.

COBERTORES

 

Já em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, haverá um tapete com cobertores, que serão depois doados aos necessitados.

�? frente da iniciativa, está o reitor do Santuário Arquidiocesano Santa Luzia, padre Felipe Lemos. Ele vai celebrar missa solene às 8h, seguida de procissão, e também às 1930, com bênção do Santíssimo.

No município vizinho de Sabará, haverá missa às 8h, na Igreja Nossa Senhora do Rosário, seguida de procissão, e também às 15h e 19h, dessa vez na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição.

SIGNIFICADO

 

A Festa de Corpus Christi é a festa do Corpo e Sangue de Jesus Cristo, de acordo com informações da Arquidiocese de BH.

 

Trata-se de uma tradicional celebração católica em louvor ao mistério da Eucaristia. A festa foi instituída pelo Papa Urbano IV em 8 de setembro de 1264.

Os tapetes que as comunidades fazem nas ruas, para que as procissões passem, lembram �??a caminhada do povo de Deus, peregrino em busca da Terra prometida�?�.

 

Os padres explicam: �??Antes, o povo peregrino que caminhava no deserto era alimentado com o maná. Hoje graças a Instituição da Eucaristia, o povo é alimentado pelo próprio Corpo e Sangue de Jesus Cristo�?�.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Feriadão com chuvas exige atenção em dobro nas estradas

Os mineiros que pretendem sair do estado ou viajar por Minas para aproveitar o feriado prolongado de Finados vão encontrar estradas mais cheias a partir de hoje. A movimentação exige atenção redobrada, seja nos trechos historicamente perigosos (confira quadro), seja naqueles aparentemente mais tranquilos. A atenção deve ser redobrada nas retas, nos trechos com buracos

Onde a morte não é o fim da vida

  O Museu de Ciências Morfológicas (MCM) da UFMG é responsável pela extensão entre o estudo de células, embriões, tecidos e anatomia com toda a comunidade da capital. Fundado há 27 anos pela professora Maria das Graças Ribeiro, o museu é focado no ser humano, com a maioria da exposição sendo composta por materiais reais.

Chuva: Sete Lagoas registra alagamentos e pessoas desalojadas

O município de Sete Lagoas, na Região Metropolitana de BH, foi atingido por fortes chuvas no fim da tarde desta terça-feira (31/10). Há registro de moradores desalojados e alagamento em muitas avenidas. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma pessoa chegou a ficar ilhada, porém, conseguiu sair do local sozinha.  Cerca de dez casas, localizadas no