Consórcio Novo Caracol vence leilão de concessão de parques no RS

O Consórcio Novo Caracol foi o vencedor do leilão do projeto da Concessão...

Crítico de Bolsonaro, Ciro vê distinção nas ausências de Neto e do presidente em debates

Em Salvador na manhã desta quinta-feira (11), Ciro...

Apple está interessada em transformar podcasts em séries

A Apple acaba de assinar um acordo com uma...

É pra ontem! Três dicas para sair da friend zone

Você tem uma relação com uma pessoa, que já...

Conselhos Regional e Federal de Enfermagem debatem piso com Arthur Maia

Escrito por Redação

Publicado em:

Compartilhe esse artigo

O piso salarial da Enfermagem foi debatido nesta segunda-feira (27), na sede do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), em Salvador. Participaram das discussões o presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados, Arthur Maia, a presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Betânia Santos, e a presidente do Coren-BA, Giszele Paixão.

 

Segundo a entidade baiana, na ocasião, foi destadacada a necessidade de celeridade na tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 11/2022, que dará sustentabilidade jurídica ao PL 2564, que trata do piso salarial da Enfermagem, além da garantia de fonte de custeio. 

 

“Esta PEC teve rápida tramitação na CCJ, que aprovou sua admissibilidade, graças ao empenho do deputado Arthur Maia, que preside o colegiado. Agora precisamos que a comissão especial que discute o mérito da proposta seja também célere na tramitação para que a PEC seja apreciada no plenário”, informou Giszele.

 

O PL 2564/2020 foi aprovado no Congresso Nacional e define o piso de R$ 4.750 para enfermeiros e valores proporcionais de 70% para os técnicos e 50% auxiliares e parteiras, corrigidos pelo INPC (Índice de Preços ao Consumidor). 

 

A presidente do Cofen, Betânia Santos, disse estar confiante que a PEC será aprovada pela Câmara. “Nesta reunião, o deputado Arthur Maia, um grande amigo da enfermagem, reafirmou seu compromisso de continuar nos apoiando no Congresso Nacional”, comentou.

 
O deputado Arthur Maia destacou que um passo importante foi dado com a aprovação da admissibilidade da PEC 11 na CCJ. “Depois de aprovada, a PEC caminhou para a comissão especial e acreditamos que até quarta-feira da semana que vem nós teremos condição de encaminhar para votação definitiva no plenário. A nossa reunião hoje foi para tratar das fontes pagadoras de onde virão os recursos para custear este piso da enfermagem. Falamos com o presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO), deputado Celso Sabino, e agendamos para amanhã, juntamente com a deputada Carmen Zanotto, uma conversa com para vermos no âmbito da Lei de Diretrizes Orçamentárias, que está sendo votada no Congresso Nacional, como poderemos fazer algum tipo de previsão para garantir o recurso financeiro necessário para pagar este aumento. Esta é uma luta justa e importante não só para os profissionais de enfermagem, mas para a saúde pública brasileira”, destacou Maia.

 

A admissibilidade da pec 11 foi aprovada no dia 20 deste mês, em votação simbólica, pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados. Com a aprovação, o mérito da PEC será analisado por uma Comissão Especial, antes de seguir para apreciação no Plenário. Também participaram da reunião as conselheiras Kátia Gama e Josimari Xavier, além do chefe de gabinete, Vlamir Landim, o assessor de gestão do exercício profissional, Fabrício Vitória, e o coordenador das Câmaras Técnicas, João Adelmo Menezes.

O que você achou desse assunto?

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fiocruz pede registro de dois testes moleculares para monkeypox

O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fundação Oswaldo Cruz (Bio-Manguinhos/Fiocruz) pediu o registro de dois kits de diagnóstico molecular do vírus Monkeypox junto à Agência Nacional de Vigilância...

Segundo SMS, agentes foram orientados sobre protocolo de ação contra a varíola

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador afirmou, nesta quarta-feira (10), que está realizando rodadas de capacitações, seminários online e compartilhando a nota técnica informativa sobre o...

No auge da pandemia, Bahia atendeu 1,2 mil ocorrências com serviço de UTI Aérea

Cerca de 1.252 baianos foram transportados por meio do serviço de UTI aérea apenas no ano passado, segundo dados da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)....