TAGS

Conquista: Projeto enviado por prefeita visa criar Lei Anticorrupção

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Um projeto intitulado de “Lei Anticorrupção Municipal” foi enviado para a Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, no Sudoeste. De autoria da prefeita Sheila Lemos (UB), o projeto, segundo ela, visa dar mais transparência e controle aos atos administrativos.
 
O Projeto de Lei (PL) foi enviado há um mês para o Legislativo de Vitória da Conquista. Caso receba aprovação, a lei criará o Conselho de Transparência e Controle Social; o Fundo de Prevenção à Corrupção, o Comitê de Governança; a Controladoria Interna e a Corregedoria Municipal.
 
A medida também reconhecerá o já criado por decreto Conselho de Usuários dos Serviços Públicos. “As ações de transparência estão mais fortes do que nunca em nosso município, fruto de políticas públicas que valorizam e estimulam a participação do cidadão”, afirmou Sheila Lemos. 
 
LEI DE ACESSO �? INFORMA�?�?O
Os pedidos através da Lei de Acesso à Informação (LAI) têm crescido na cidade desde 2013, primeiro ano após a criação da medida. Naquele ano, foram 28 pedidos. Em 2014, houve 36 solicitações. Esse número quase dobrou até 2017, quando foram registrados 64 pedidos de acesso à informação. Em 2018, foram 110 solicitações; e em 2019, 109; em 2020, 162; e em 2021, 238. Neste ano, a prefeitura já contabilizou mais de 100 pedidos de acesso à informação.
 
GEST�?O MAIS TRANSPARENTE 
Vitória da Conquista melhorou o desempenho em transparência na segunda edição da Escala Brasil Transparente- 360º, divulgada em março de 2021. O município subiu de 9,8 para 9,87 com gestão pública mais transparente da Bahia e ficou com o sexto colocado no país.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Motoboy é morto a tiros durante assalto no Sudoeste baiano; Polícia prende acusados de latrocínio

Um motoboy foi morto a tiros durante um assalto em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. A vítima, identificada como Mateus Silva Gomes de Araújo, de 25 anos, fazia uma entrega na noite do domingo (14) no bairro Alto Maron, quando foi abordado por dois homens. Segundo a TV Sudoeste, o trabalhador teria reagido ao

PSD deve lançar Rodrigo Boa Sorte como pré-candidato à prefeitura de Guanambi nesta sexta-feira

Mais um município baiano segue encaminhando as arrumações para a disputa eleitoral de outubro. Em Guanambi, no Sertão Produtivo, apesar de existir a expectativa para uma candidatura do deputado federal Charles Fernandes (PSD) para concorrer pela prefeitura, o parlamentar recuou. Agora, o partido deve oficializar nesta sexta-feira (19) o nome do empresário Rodrigo Boa Sorte

João Gomes, Mano Walter e Toque Dez são anunciados na Festa dos Vaqueiros de Milagres

A Prefeitura de Milagres, município no Vale do Jiquiriçá, anunciou, nesta segunda-feira (15), as atrações da Festa dos Vaqueiros. O evento, que ocorre entre os dias 26 e 28 de abril, deve contar com a participação de atrações como João Gomes, Mano Walter e Toque Dez.   Confira a lista de atrações:   Zezo;  Heitor