Você sabe o que é ‘jetlag social’? Veja riscos de desequilíbrio no sono

O jetlag é uma expressão em inglês que...

Amargosa: Homem é baleado na porta de casa após discussão em festa

Um homem identificado como Darlan Araújo Cabral da...

Justiça contraria parecer médico e nega internação de adolescente em clínica de obesidade

A Justiça baiana negou um pedido de internação...

Ainda sem condições, Lazaroni segue fora do time do Vitória e não pega o Paysandu

O lateral Guilherme Lazaroni vai desfalcar o Vitória...

Confronto entre policiais e indígenas deixa feridos em Amambai (MS)

Publicado em:

Compartilhe esse artigo

Na tarde de quinta-feira (23/06), o povo indígena Guarani Kaiowá retomou o território de Guapoy, localizado no Amambai, em Mato Grosso do Sul. A ação gerou um confronto com policiais do Batalhão de Choque da Polícia Militar, na manhã desta sexta-feira (24/06), em uma propriedade rural do município. Ao menos seis indígenas e três policiais ficaram feridos.

 

De acordo com o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), os policiais dispararam tiros de bala de borracha. A comunidade local chegou a relatar que dois indígenas foram mortos, mas o Cimi ressalta que ainda não há confirmação desses casos. O conselho alerta ainda que o confronto não é um caso isolado, pois há histórico de violência na região.

 

O território de Guapoy é bastante simbólico para os indígenas Guarani Kaiowá. “Para os Guarani Kaiowá, Guapoy é parte de um território tradicional que lhes foi roubado quando houve a subtração de alguns hectares da reserva de Amambai”, informa o Cimi.

 

A reserva indígena de Amambai é a segunda maior do estado de Mato Grosso do Sul. De acordo com dados de 2014, do Instituto Socioambiental, mais de 8 mil povos originários habitam no local.

 

O Correio tentou entrar em contato com a Polícia Militar do estado de Mato Grosso do Sul, mas até o momento de publicação desta matéria, não houve resposta. O espaço segue aberto.

 

*Estagiária sob supervisão de Pedro Grigori 

O que você achou desse assunto?

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Petrobras aprova oito novos membros para Conselho de Administração

A Assembleia Geral de Acionistas da Petrobras aprovou nesta sexta-feira, 19, oito nomes nomes que irão integrar o Conselho de Administração da estatal. Após a votação, foram incluídos os...

Gigante holandesa paga R$ 9,4 bilhões para ter controle total do iFood

A Prosus vai pagar R$ 9,4 bilhões a Just Eat Holding Limited, acionista minoritário do iFood, para ter 100% dos direitos do aplicativo de delivery de comida. O valor...

Frio chega a São Paulo e faz paulistanos tirarem casacos do armário; veja fotos

Uma frente fria foi responsável por derrubar as temperaturas de diversas cidades do Sul e Sudeste do Brasil nesta sexta-feira, 19. Na cidade de São Paulo, os termômetros chegaram...