TAGS

Confronto entre policiais e indígenas deixa feridos em Amambai (MS)

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Na tarde de quinta-feira (23/06), o povo indígena Guarani Kaiowá retomou o território de Guapoy, localizado no Amambai, em Mato Grosso do Sul. A ação gerou um confronto com policiais do Batalhão de Choque da Polícia Militar, na manhã desta sexta-feira (24/06), em uma propriedade rural do município. Ao menos seis indígenas e três policiais ficaram feridos.

 

De acordo com o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), os policiais dispararam tiros de bala de borracha. A comunidade local chegou a relatar que dois indígenas foram mortos, mas o Cimi ressalta que ainda não há confirmação desses casos. O conselho alerta ainda que o confronto não é um caso isolado, pois há histórico de violência na região.

 

O território de Guapoy é bastante simbólico para os indígenas Guarani Kaiowá. “Para os Guarani Kaiowá, Guapoy é parte de um território tradicional que lhes foi roubado quando houve a subtração de alguns hectares da reserva de Amambai”, informa o Cimi.

 

A reserva indígena de Amambai é a segunda maior do estado de Mato Grosso do Sul. De acordo com dados de 2014, do Instituto Socioambiental, mais de 8 mil povos originários habitam no local.

 

O Correio tentou entrar em contato com a Polícia Militar do estado de Mato Grosso do Sul, mas até o momento de publicação desta matéria, não houve resposta. O espaço segue aberto.

 

*Estagiária sob supervisão de Pedro Grigori 

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Receita Federal apreende 1,3 tonelada de cocaína escondida em carga de café no Porto do Rio

Agentes da Divisão de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho da Receita Federal realizaram uma grande apreensão de cocaína no Porto do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (27). A ação foi feita durante o decreto de Garantia da Lei e da Ordem, que possibilita que as Forças Armadas atuem na prevenção de delitos em

Corredor morre após passar mal em prova e ser internado com xixi preto

Um homem de 50 anos morreu em Caruaru, nesta quarta-feira (24/1), após complicações de saúde provocadas por rabdomiólise, doença ocasionada por uma lesão muscular aguda que deixa o xixi preto. Identificado como Dorgival Celerino do Nascimento havia participado de uma prova de corrida e foi internado devido ao esforço físico. A prova de 14 quilômetros

Caso Marielle: regularização de condomínio pode ter motivado morte, diz site

A Polícia Federal investiga se a regularização de condomínio na Zona Oeste do Rio de Janeiro teria motivado o assassinato da ex-vereadora Marielle Franco (Psol-RJ). Em delação, o ex-policial militar Ronnie Lessa afirmou que Marielle virou alvo porque defendia que terrenos fossem ocupados por pessoas de baixa renda e que o caso fosse acompanhado pelo