Coisas inventadas por mulheres que homens tomaram os créditos

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Coisas inventadas por mulheres que homens receberam o crédito

Ao longo da história, as mulheres fizeram avanços na tecnologia e na ciência, mas nem sempre foram reconhecidas por suas invenções e descobertas. Devido ao sexismo, muitas mulheres não foram totalmente legitimadas por seus trabalhos, ou pior, os homens levarem o crédito pelos esforços delas. Mas aqui vamos desfazer esses equívocos!

Clique nesta galeria para descobrir quem foram essas pioneiras!

©

Getty Images

Ada Harris: pranchas de cabelo

Ada Harris foi a primeira a inventar as pranchas alisadoras de cabelo. Infelizmente, os créditos foram dados a Marcel Grateau, que ganhou fama com o ferro de cachear (babyliss, como chamamos hoje) por volta de 1852.

©

Getty Images

Ada Harris: pranchas de cabelo

Ada Harris só reivindicou a patente para o alisador de cabelo em 1893, mas há uma clara diferença entre a prancha alisadora e um ferro de cachear.

©

Getty Images

Mary Anderson: limpadores de para-brisas

Mary Anderson teve a ideia de limpadores de para-brisas enquanto andava em um bonde na neve. Ela recebeu uma patente pela ideia em 1903 e tentou vendê-la para empresas, que rejeitaram sua invenção. Nos anos 50 e 60, as empresas aceitaram a ideia, mas sua patente tinha expirado. O inventor Robert Kearns recebeu os créditos.

©

Getty Images

Esther Lederberg: genética microbiana

Esther Lederberg teve um papel importante na determinação de como os genes são regulados, juntamente com o processo de fabricação de RNA a partir do DNA. Ela frequentemente colaborava com seu marido Joshua Lederberg em seu trabalho em genética microbiana.

©

Getty Images

Esther Lederberg: genética microbiana

Embora ela tenha sido a única a descobrir o fago lambda, um vírus que infecta a bactéria E. coli, seu marido reivindicou o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1958 por suas descobertas.

©

Getty Images

Lise Meitner: fissão nuclear

Lise Meitner foi quem descobriu o verdadeiro poder do urânio, que os núcleos atômicos se dividiram durante algumas reações. Infelizmente, a descoberta foi creditada ao seu parceiro de laboratório Otto Hahn, que ganhou o Prêmio Nobel de Química em 1944.

©

Getty Images

Margaret Knight: saco de papel de fundo quadrado

Em 1868, Margaret Knight inventou uma máquina que dobrova e formava sacos de papel marrom planos e de fundo quadrado. Enquanto o modelo estava sendo desenvolvido na loja, um homem chamado Charles Annan roubou a ideia e patenteou. Embora ele tenha recebido crédito por isso, Margaret entrou com uma ação judicial e ganhou os direitos em 1871.

©

Public Domain

Ada Lovelace: algoritmo do computador

Em meados de 1800, Ada Lovelace escreveu as instruções para o primeiro programa de computador. Mas o matemático e inventor Charles Babbage é quem muitas vezes recebe o crédito pelo trabalho porque ele inventou a máquina física.

©

Getty Images

Alice Ball: cura para a hanseníase

Alice Ball era uma jovem química do Hospital Kalihi, no Havaí, que se concentrou na hanseníase (chamada de lepra naquela época). Ela pesquisou como curá-la injetando óleo de chaulmoogra diretamente na corrente sanguínea. Infelizmente, Ball adoeceu e morreu em 1916. Arthur Dean assumiu seu estudo e ela fico
u esquecida até que uma revista médica se referiu ao “Método Ball” e lhe deu crédito.

©

Public Domain

Katherine Johnson: Caminho de pouso na Lua

Graças ao filme de 2017 ‘Estrelas Além do Tempo’, muita gente conheceu Katherine Johnson, que foi apelidada de “Computador” por sua inteligência.

©

Getty Images

Katherine Johnson: Caminho de pouso na Lua

Johnson descobriu o caminho para a nave Freedom 7 entrar com sucesso no espaço em 1961 e, mais tarde, para a missão Apollo 11 pousar na Lua em 1969. Ela muitas vezes não era reconhecida por seus colegas homens e enfrentava discriminação racial.

©

Getty Images

Caresse Crosby: o sutiã moderno

Caresse Crosby estava cansada de usar espartilhos e, então, ela desenvolveu o sutiã moderno, conhecido como o “sutiã sem costas”. Mais tarde, ela vendeu sua patente para a Warner Brothers Corset Company, o que a deixou nas sombras.

©

Getty Images

Marion Donovan: fraldas descartáveis

A primeira patente de Marion Donovan foi uma cobertura de fralda. Mais tarde, ela adicionou botões, o que eliminou os alfinetes de segurança. Sua fralda descartável original foi feita com cortinas de chuveiro. Sua última foi feita com tecido de paraquedas de nylon. Este método ajudou a manter as crianças e suas roupas mais limpas e secas e ajudou a diminuir as erupções cutâneas. Claro, sua patente foi ignorada pelas empresas de fraldas.

©

Getty Images

Nettie Stevens: cromossomos de s e x o

Nettie Stevens descobriu a conexão entre cromossomos e a determinação do  s e x o. Infelizmente, seu colega e mentor E.B. Wilson publicou os trabalhos antes dela e é frequentemente creditado pela descoberta.

©

Getty Images

Elizabeth Magie Phillips: Monopoly

Elizabeth Magie Phillips criou a inspiração original para o jogo de tabuleiro Banco Imobiliário em 1903. Ela projetou o jogo para protestar contra donos de monopólios como Andrew Carnegie e John D. Rockefeller.

©

Public Domain

Elizabeth Magie Phillips: Monopoly

No entanto, a invenção do famoso jogo de tabuleiro foi creditada a Charles Darrow, que o vendeu para a Parker Brothers em 1935. Quando Elizabeth patenteou sua invenção, ela recebeu apenas US$ 500. Os Irmãos Parker falsamente creditaram Darrow como o inventor original.

©

Getty Images

Chien-Shiung Wu: física nuclear

Chien-Shiung Wu desenvolveu o processo para separar o metal do urânio. E, em 1956, ela conduziu o experimento Wu que se concentrou em interações eletromagnéticas, o que rendeu resultados surpreendentes.

©

Getty Images

Chien-Shiung Wu: física nuclear

No entanto, os físicos que originaram uma teoria semelhante no campo, Tsung-Dao Lee e Chen-Ning Yang, receberam crédito pelo trabalho dela. Na foto com suas esposas, eles acabaram ganhando o Prêmio Nobel pelo experimento em 1957.

©

Getty Images

As programadoras do ENIAC: primeiro computador eletrônico

O ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Computer, algo como “integrador numérico eletrônico e computador”, em português) foi o primeiro computa
dor já construído. Em 1946, seis mulheres programaram esse computador como parte de um projeto secreto da Segunda Guerra Mundial.

©

Getty Images

As programadoras do ENIAC: primeiro computador eletrônico

Infelizmente, o inventor John Mauchly é muitas vezes o único que recebe crédito por essa criação. Mas as programadoras são as que desenvolveram totalmente a máquina.

©

Getty Images

Vera Rubin: matéria escura

Vera Rubin é a astrofísica que confirmou a existência da matéria escura na atmosfera. Ela trabalhou com o astrônomo Kent Ford nos anos 60 e 70, mas não recebeu nenhum reconhecimento a mais do que ser um “tesouro nacional”.

©

Getty Images

Rosalind Franklin: dupla hélice do DNA

As fotografias de DNA de Rosalind Franklin revelaram a verdadeira estrutura da molécula como uma dupla hélice. Na época, sua teoria foi denunciada pelos cientistas James Watson e Francis Crick.

©

Getty Images

Rosalind Franklin: dupla hélice do DNA

Watson e Crick descobriram originalmente a hélice única e acabaram recebendo um Prêmio Nobel por suas pesquisas.

©

Getty Images

Jocelyn Bell Burnell: pulsares

Jocelyn Bell Burnell descobriu pulsos irregulares de rádio enquanto trabalhava como assistente de pesquisa em Cambridge. Depois de mostrar a descoberta ao seu conselheiro, a equipe trabalhou em conjunto para descobrir o que eles realmente eram: pulsares. 

©

Getty Images

Jocelyn Bell Burnell: pulsares

No entanto, Burnell recebeu crédito zero por sua descoberta. Em vez disso, seu conselheiro Antony Hewish e Martin Ryle receberam o Prêmio Nobel de Física em 1974.

©

Getty Images

Hedy Lamarr: comunicação wireless

Devemos agradecer à estrela de Hollywood Hedy Lamarr pela comunicação sem fio. Durante a Segunda Guerra Mundial, ela trabalhou em estreita colaboração com George Antheil para desenvolver a ideia de “saltos de frequência”, o que evitaria a escuta dos rádios militares. Sem essa tecnologia, não teríamos nem o celular, nem o Wi-Fi hoje em dia.

©

Getty Images

Hedy Lamarr: comunicação wireless

Infelizmente, a Marinha dos EUA ignorou a patente dela. Anos depois, o que aconteceu foi redescoberto por uma pesquisadora, o que levou Hedy Lamarr a receber o Prêmio Electronic Frontier Foundation pouco antes de sua morte, em 2000.

©

Getty Images

Grace Murray Hopper: linguagem de programação de computadores

Hopper criou as primeiras ferramentas de compilação de linguagem de computação para programar o computador Harvard Mark I, um computador que era frequentemente usado na Segunda Guerra Mundial.

©

Getty Images

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

China enviará nova tripulação à estação espacial Tiangong

A China enviará uma nova tripulação a sua estação espacial Tiangong, em mais uma missão do programa que pretende levar astronautas à Lua até 2030, anunciou nesta quarta-feira (24), a Agência Espacial Tripulada da China. A missão Shenzhou-18, com três astronautas, deve decolar às 20h59 nesta quinta-feira (25), 9h59 no horário de Brasília, do Centro

Cavalos cobertos de sangue correm soltos por Londres; veja o vídeo

Cinco cavalos do esquadrão de cavalaria britânica escaparam, galopando livremente e cobertos de sangue pelas ruas do centro de Londres, Inglaterra, depois de derrubarem seus cavaleiros durante um exercício. De acordo com o Telegraph, pelo menos um soldado ficou ferido após um dos cavalos assustados colidir com vários veículos. Ele recebeu tratamento médico em frente

George Santos desiste de candidatura nos EUA após não arrecadar dinheiro

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O ex-deputado George Santos, filho de imigrantes brasileiros, anunciou, nesta terça-feira (23), que desistiu de se candidatar para uma cadeira na Câmara dos EUA. Ele tentava retornar à Casa após ter o mandato cassado no ano passado. Santos escreveu no X que não quer disputar votos com o republicano Nick