Cinco benefícios do surf que nunca ninguém lhe contou

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Surfar faz bem e recomenda-se. �? certo que nem todos têm vontade ou coragem para se aventurar em cima de uma prancha, mas a avaliar pelos benefícios que a modalidade representa para a saúde, o surf é e deveria ser para todos.

Se motivos faltarem na hora de enfrentar as ondas, o PRIO Softboard Heroes, um evento solidário que acontece em Portugal, desvenda cinco benefícios que o surf tem para a saúde: 

1- Revigora o organismo

Diz-se que um dia de surf cura tudo e é verdade. Surfar faz bem a todo o organismo pois o contato com a água fria reativa o sistema circulatório, aumenta as defesas e melhora o sistema imunológico. Além disso, ajuda a fortificar os ossos, favorecendo o tratamento de doenças como a osteoporose e o reumatismo.

2- Aumenta a resistência

Todos os esportes ajudam a ganhar resistência, mas quando lidamos com a força do mar, aumentamos o nível. O surf exige o esforço de quase todos os músculos, ossos e tendões, o que faz desta uma das modalidades mais completas. São cerca de 200 a 400 calorias por hora de treino, o que se traduz num corpo mais tonificado, resistente e, claro, ’em linha’.

3- Combate o stress e ansiedade

Mais do que benefícios físicos, o surf faz bem à alma, ajudando a combater o stress e a ansiedade. De manhã, o surf ajuda a ganhar energia e maior produtividade para o dia de trabalho. Já ao final da tarde, o surf é a solução para descarregar as más energias e ‘limpar a cabeça’.

4- Promove a coordenação e equilíbrio

Para se conseguir surfar a onda, é preciso coordenar vários movimentos em simultâneo sem nunca cair ao mar. �? certo que manter-se firme em cima de uma prancha não é tarefa fácil, mas depois de muito treino, a coordenação e o equilíbrio são reis.

5- Melhora o sistema respiratório

Não é preciso ser o ‘aquaman’ para surfar, mas há que trabalhar o sistema respiratório. A água do mar, por si só, ajuda a desentupir os canais respiratórios e tem efeitos positivos nos pulmões, mas é durante os treinos que o sistema respiratório se torna mais forte, capaz de enfrentar apneias.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Você sabe quais signos estão sempre disponíveis para aventuras?

Aceita todos os desafios? Não tem medo de arriscar? É muito provável que esteja nesta lista do PinkVilla com os signos que nunca dizem 'não' a uma aventura. Consulte a lista.  1- Áries (21 de março a 20 de abril) "Estão sempre prontos para embarcar em novas aventuras, quer se trate de uma viagem de

Como saber se o relacionamento acabou de vez?

Muitas pessoas se perguntam como saber se o relacionamento acabou de vez, se ainda há esperança de reatar ou se é melhor seguir em frente. Essa dúvida pode causar muito sofrimento e angústia, por isso é importante buscar orientação e esclarecimento. Para isso, você pode...

Coisas comuns que aumentam (e muito!) a ansiedade

A ansiedade é uma condição de saúde mental que pode causar tensão, pânico, sudorese, medo e batimentos cardíacos acelerados. Para algumas pessoas, também pode causar ataques de pânico e sintomas físicos, como dor no tórax. Infelizmente, a ansiedade às vezes pode entrar em ação...