Caravelas realizou a 6ª conferência municipal de saúde

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A 6ª Conferência Municipal de Saúde foi realizada no auditório do Colégio Polivalente de Caravelas nesta quarta-feira (22), com a organização do Conselho Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo é elaborar o Plano Municipal de Saúde para o triênio 2022-2025.

Em pauta, estava a importância do Sistema �?nico de Saúde (SUS), sobretudo, com a demanda da pandemia, período em que se perdeu grande número de vidas humanas, com o colapso – da saúde pública e particular – demonstrando a covid-19 foi a situação mais grave enfrentada pelo sistema de saúde brasileiro, dada a gravidade da infecção, a velocidade da transmissão do vírus, a falta de estrutura para atender grande quantidade de pessoas afetadas, ampliadas pela falta de informações, de medicamentos e de vacinas, dentre outros agravantes.

6a Conferencia Municipal de Saude de Caravelas 2 scaled
Evento foi realizado no Colégio Polivalente de Caravelas

O pós-pandemia não está muito distante dos dias mais difíceis, com a reinfecção, com pacientes sequelados e com a necessidade de adoção de medidas para superar crises sanitárias, com ações da saúde, da economia, da educação e de várias outras pautas.

Foi justamente esses os temas principais discutidos no planejamento das ações de saúde no contexto social e político brasileiro, dando oportunidade aos gestores, trabalhadores da saúde e a comunidade discutir e planejarem as ações para o futuro do sistema de saúde do município.

6a Conferencia Municipal de Saude de Caravelas 3 scaled
Evento discutiu a importância e o fortalecimento do Sistema �?nico de Saúde (SUS)

A proposta do evento foi avaliar o enfrentamento das dificuldades e da superação de desafios, visando ampliar a importância do SUS e a necessidade de fortalecimento da rede de atendimento para garantir a vida e a saúde dos brasileiros.

Na prática, a conferência é a ferramenta utilizada para avaliar as ações do SUS de Caravelas e elaborar as diretrizes do Plano Plurianual (PPA) do município, com participação e controle social.

De acordo com a Secretária de Saúde de Caravelas, Marina Ramalho, “essa é a primeira conferência municipal de saúde realizada pós-pandemia, por isso, é maior a responsabilidade de debater a saúde, à medida que é necessário buscar o fortalecimento da estrutura pública e dos serviços oferecidos à população, capazes de garantir a saúde e a qualidade de vida à população”, disse.

[ngg src=”galleries” ids=”36″ display=”basic_thumbnail”]

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Reinauguração do PSF Bentizia Conceição Florêncio marca um novo capítulo na saúde pública de Rancho Alegre

O dia 19 de abril de 2024 será lembrado como mais um marco da gestão do atual prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho, ao entregar a unidade de saúde da comunidade, o PSF 005 completamente revitalizado. O evento foi motivo de muito orgulho e satisfação...

Confira a programação da festa dos 169 anos de emancipação política de Caravelas

Tradição, cultura, esporte, shows e religião marcam a comemoração dos 169 anos de emancipação política de Caravelas. A festa realizada pela gestão municipal terá quatro dias de atividades comemorativas, se estendendo deste sábado (20) até a terça-feira (23). A abertura dos festejos comemorativos acontece na...

Centenas de pessoas participam do ato de filiação de Vaninha em Caravelas

Professora Vaninha está, oficialmente, filiada ao partido dos trabalhadores (PT) para disputar o cargo de prefeita de Caravelas nas próximas eleições municipais deste ano. O ato de filiação, realizado no último sábado, dia 06 de abril, no Clube dos 40, confirmou a escolha da pré-candidata...