TAGS

Candidatos pedem impugnação do edital do Acesso UnB de 2022

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Dois candidatos do Distrito Federal enviaram um pedido de impugnação do edital do Acesso UnB de 2022 �?? seleção que oferece vagas para ingresso em cursos  na Universidade de Brasília por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Eles procuraram o Ministério Público Federal e o caso chegou ao gabinete do procurador-Geral da República para análise.
O edital deste ano possibilita que os interessados concorram com as notas do Enem de 3 anos: 2019, 2020 e 2021. Segundo o texto encaminhado ao MPF, esses alunos consideram tal regra injusta, já que as notas de corte do exame variam a cada ano.
�??Na maneira em que o edital foi publicado, não há igualdade de concorrência, pois as notas obtidas em diferentes anos do Enem não podem ser usadas como parâmetro de classificação. Ocorre que as notas do Enem não são delimitadas com mínimos e máximos iguais em cada ano, o que desvirtua a concorrência entre alunos com notas de anos diferentes�?�, escreveu um dos autores da solicitação.
Além de procurarem o MPF, os candidatos afirmam terem enviado o pedido também ao Cebraspe, banca organizadora do processo. Procurada, a UnB informou que �??não foi comunicada oficialmente sobre qualquer contestação relativa ao Edital nº 1 �?? UnB �?? Acesso Enem UnB 2022.�?�
Renata Matos entrou com uma das impugnações e, o filho dela, com a outra. Segundo ela, é importante que o caso seja analisado o mais rápido possível. �??Muitas pessoas estão sendo prejudicadas com essa regra�?�, diz.
Entenda o processo Para participar do Acesso UnB, é necessário ter realizado o Enem de 2019, 2020 ou 2021 e ser portador de certificado de conclusão do ensino médio (ou curso equivalente) até o ano letivo de 2021. As inscrições ocorrem entre 7 e 21 de junho pelo site da seleção.
Os candidatos podem optar entre três sistemas de ingresso: Sistema Universal, Sistema de Cotas para Escolas Públicas e Sistema de Cotas para Negros.  A data prevista para a divulgação do resultado final do processo seletivo e da convocação dos aprovados em primeira chamada é 3 de agosto.
Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.  
O post Candidatos pedem impugnação do edital do Acesso UnB de 2022 apareceu primeiro em Metrópoles.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Iolando defende bolsonaristas em frente ao QG do Exército. “Legítimos”

O deputado distrital reeleito Iolando Almeida (MDB) participou, nesta terça-feira (22/11), do Metrópoles Entrevista. Durante cerca de 30 minutos, o parlamentar falou sobre projetos, anunciou obras e defendeu os apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) que estão acampados em frente ao Quartel-General do Exército por...

Roberto Carlos ainda não sabe da morte de Erasmo, de quem se despediu ontem

O cantor Roberto Carlos ainda não soube da morte de Erasmo Carlos.O cantor despediu-se ontem do amigo, por telefone. A família de Erasmo telefonou para Roberto, avisou do estado e fez uma chamada, já com o compositor intubado. Roberto, claro, estava bastante emocionado....

Goleiro do Irã tem suspeita de concussão cerebral após choque em jogo

A vitória da Inglaterra por 6 x 2 contra o Irã foi marcada por uma paralisação de quase 10 minutos no início do jogo. Isso porque aos 8 minutos do 1º tempo, quando a partida ainda estava 0 x 0, o goleiro...