Buscas encontram sinais de escavação próximo a rio por onde desaparecidos passaram

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

As buscas pelo indigenista Bruno Pereira e pelo jornalista britânico Dom Phillips estão concentradas em uma área abaixo da “Comunidade Cachoeira”, em Atalaia do Norte, nesta sexta-feira (10). Voluntários disseram que encontraram sinais de escavação às margens do Rio Itaquaí, onde os desaparecidos foram vistos navegando. Eles foram vistos pela última vez na segunda-feira (5).

Mergulhadores o Corpo de Bombeiros, além de agentes da Polícia Militar, da Defesa Civil, do Exército e da Marinha estão na região. Segundo o subtenente do Corpo de Bombeiros, Geonivan de Amorim Maciel, o relato dado foi o de “terra batida”.

“Como se alguém tivesse cavado algo, enterrado alguma coisa, jogado barro no fundo. Vamos fazer uma varredura no fundo para ver se encontra algo”, disse ao g1.

Bruno e Phillips foram vistos pela última vez na comunidade ribeirinha São Rafael por volta das 6h de domingo (5), partindo rumo a  Atalaia do Norte, viagem que dura aproximadamente duas horas de lancha, mas não chegaram ao destino.

Sangue na lancha

A perícia encontrou, na quinta (9), vestígios de sangue na lancha usada por Amarildo da Costa de Oliveira, investigado por envolvimento no desaparecimento do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips na Amazônia. Ainda não há conclusões que apontem que o sangue é humano ou de animais. A Polícia Civil pediu a prisão temporária dele.

Amarildo, conhecido como Pelado, está preso desde terça após as autoridades encontrarem com ele uma porção de droga e munição de uso restrito das Forças Armadas.

Como mostrou o Estadão, o indigenista Bruno Pereira foi mencionado em um bilhete apócrifo com ameaças, escrito por pescadores ilegais que atuavam na área e dirigido à entidade para a qual o indigenista trabalhava.

Pereira é um prestigiado indigenista da Fundação Nacional do Índio (Funai) e está licenciado para trabalhar diretamente com a União das Organizações Indígenas do Vale do Javari (Univaja). Entre 2015 e 2020, ele atuou no contato de comunidades isoladas dentro do território do Javari que entraram em choque com comunidades da etnia matis, contactada há décadas. A região reúne o maior número de comunidades isoladas do mundo.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

STF retoma nesta quinta julgamento sobre poderes de investigação criminal do Ministério Público

O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou nesta quarta-feira (24) o julgamento de três ações diretas de inconstitucionalidade (ADIs) questionando normas que dão ao Ministério Público (MP) poderes de realizar investigações criminais. Com um único voto até o momento, do relator, ministro Edson Fachin, o plenário retomará a análise das ações nesta quinta (25).    O

Vereador profere falas de caráter racista no Rio Grande do Sul

Um vereador do Rio Grande do Sul proferiu declaração racista em uma sessão da câmara dos vereadores de Canguçu, a 269 km de Porto Alegre. Não é a primeira vez que o político profere falas do gênero.   O vereador, Francisco Vilela (PL), fazia um discurso sobre o aumento da alíquota do ICMS (Imposto sobre

Vídeo: PM joga spray de pimenta em homem negro imobilizado em SP

São Paulo – Um policial militar foi flagrado jogando spray de pimenta no rosto de um homem negro que já estava imobilizado pelo pescoço durante uma abordagem policial. O vídeo viralizou nas redes sociais nesta quinta-feira (25/4) após publicação do deputado estadual Renato Freitas (PT-PR). Segundo o parlamentar, o episódio ocorreu na última terça-feira (23/4)