Brumadinho: ministro determina que Justiça mineira julgue caso da tragédia

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, decidiu que processar e julgar ação contra os responsáveis pelo rompimento da barragem em Brumadinho, na Grande BH, são de competência da Justiça estadual mineira. 

O recurso do Ministério Público do Estado de Minas Gerais foi realizado após decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que havia passado a responsabilidade do julgamento para Justiça Federal por entender que os fatos atingiram bens e interesses direto da União. A medida também cassou o acórdão firmado com o ex-presidente da Vale Fabio Schvartsman e outras 15 pessoas para que deixassem de serem réus.
A documentação que atestava a estabilidade da barragem, segundo a decisão de Fachin, era falsa e visiva apenas amparar as decisões corporativas, desconsiderando o risco qualificado.
A Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão, a AVABRUM, comemorou o retorno do caso para a Justiça mineira.
“Queremos que esse processo siga na Justiça de Minas Gerais e os responsáveis venham a júri popular em Brumadinho o mais rápido possível�?�, afirmou Alexandra Andrade, presidente da associação. 
Os rejeitos de minério da Mina do Córrego do Feijão atingiram, em janeiro de 2019, as instalações da Vale, deixando no total 272 mortos. Sendo que cinco pessoas ainda não foram encontradas.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Feriadão com chuvas exige atenção em dobro nas estradas

Os mineiros que pretendem sair do estado ou viajar por Minas para aproveitar o feriado prolongado de Finados vão encontrar estradas mais cheias a partir de hoje. A movimentação exige atenção redobrada, seja nos trechos historicamente perigosos (confira quadro), seja naqueles aparentemente mais tranquilos. A atenção deve ser redobrada nas retas, nos trechos com buracos

Onde a morte não é o fim da vida

  O Museu de Ciências Morfológicas (MCM) da UFMG é responsável pela extensão entre o estudo de células, embriões, tecidos e anatomia com toda a comunidade da capital. Fundado há 27 anos pela professora Maria das Graças Ribeiro, o museu é focado no ser humano, com a maioria da exposição sendo composta por materiais reais.

Chuva: Sete Lagoas registra alagamentos e pessoas desalojadas

O município de Sete Lagoas, na Região Metropolitana de BH, foi atingido por fortes chuvas no fim da tarde desta terça-feira (31/10). Há registro de moradores desalojados e alagamento em muitas avenidas. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma pessoa chegou a ficar ilhada, porém, conseguiu sair do local sozinha.  Cerca de dez casas, localizadas no