Brasil desperdiça 40% de toda áfgua potável captada

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O Brasil desperdiça 40% de toda a água potável que é captada. Os dados de 2020 foram divulgados, nesta quarta-feira, pelo Instituto Trata Brasil e apontam uma piora se comparado a pesquisa anterior, em 2019, quando registrado um desperdício de pouco mais de 39%.ebcebc

Isso significa que o país está menos eficiente no controle de perdas de água. De acordo com Luana Pretto, presidente do Instituto Trata Brasil, boa parte de volume de perdas é de vazamentos e furtos. Segundo Luana, o desperdiço seria suficiente para abastecer parte dos lares sem acesso à água.

Luana Pretto destaca ainda a desigualdade no Brasil em relação aos índices de desperdiço de água. Na região norte, por exemplo, 51% de toda água produzida é perdida, enquanto que apenas 58% daquela população é abastecida com água potável.

O Instituto Trata Brasil defende adoção de políticas públicas mais eficazes para o combate do desperdiço de águas. De acordo com a organização, reduzindo as perdas se tem um menor impacto no meio ambiente, o que vai gerar uma redução de custo de produção de água. A meta do marco regulatório do Saneamento é chegar a 25% o índice de desperdiço de água. O instituto calcula que se o Brasil chegar a essa porcentagem a economia para o país será em torno de R$ 53 bilhões.

Geral Brasília 01/06/2022 – 20:21 Jacson Segundo / GT Passos Kariane Costa – Repórter da Rádio Nacional meio ambiente São Paulo Água quarta-feira, 1 Junho, 2022 – 20:21 2:01

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS