Bolsonaro: �??Não precisamos da Amazônia para expandir agronegócio�?�

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Em discurso nos Estados Unidos, nesta sexta-feira (10/6), o presidente Jair Bolsonaro (PL) defendeu a política ambiental adotada no Brasil. Disse que nenhum país possui legislação ambiental �??tão completa e restritiva�?� e destacou o potencial agrícola do país.
�??O Brasil alimenta 1 bilhão de pessoas, garantimos segurança alimentar de 1/6 da população mundial. Uma realidade: sem o nosso agronegócio, o mundo passaria fome. Brasil não apenas evitou uma crise alimentar ao garantir acesso a fertilizantes, mas também desempenhou um papel de liderança na busca de soluções internacionais em favor da segurança alimentar�?�, afirmou Bolsonaro durante a Cúpula das Américas, realizada em Los Angeles, nos Estados Unidos.
�??Somos um dos países que mais preservam o meio ambiente e suas florestas. Temos a matriz energética mais limpa e diversificada do mundo. Mesmo preservando 66% de nossa vegetação nativa e usando apenas 27% do nosso território para pecuária e agricultura, somos uma potência agrícola sustentável. Não necessitamos da região amazônica para expandir nosso agronegócio. Somente no bioma amazônico, 84% da floresta está intacta, abrigando a maior biodiversidade do planeta�?�, prosseguiu.
O mandatário brasileiro ainda frisou o tamanho da Amazônia brasileira e o respeito a compromissos internacionais:
�??Nossos desafios são proporcionais ao nosso tamanho. Lembro que a área da região amazônica equivale a toda a Europa Ocidental. Nenhum país do mundo possui uma legislação ambiental tão completa e restritiva. Nosso Código Florestal deve servir de exemplo para outros países. Afinal, somos responsáveis pela emissão de menos de 3% de carbono do planeta, mesmo sendo a décima economia do mundo. Para proteção das florestas, o governo federal reforçou o combate ao desmatamento e estabeleceu a operação �??guardiões do bioma Amazônia�??, sob a coordenação e controle do Ministério da Justiça. Com o lançamento do programa metano zero, fomos o primeiro país a implementar compromissos assumidos durante a COP26�?�.
Mais sobre o assunto Brasil �??Estou maravilhado com ele�?�, diz Bolsonaro após encontro com Biden Política Bolsonaro a Biden: �??Cheguei pela democracia, sairei pela democracia�?� Brasil Ator de Hulk alerta Biden sobre Bolsonaro: �??Não respeita a democracia�?� Brasil Criticado por ator que faz Hulk no cinema, Bolsonaro ironiza: �??AHGFRR�?� Bilateral com Biden O chefe do Executivo federal está nos Estados Unidos desde quinta-feira (9/6). Ele participou da primeira sessão do evento que reúne, em Los Angeles, chefes e líderes de Estado do continente americano.
Também na quinta, Bolsonaro se reuniu com o presidente norte-americano, Joe Biden. O chefe de Estado dos EUA fez questão de frisar que �??o Brasil é uma nação que traz muitas oportunidades para ambos os países�?� e prometeu ajuda no financiamento para a preservação da Amazônia.
Ao lado de Biden, o presidente brasileiro disse que que o Brasil é �??gigante�?� e possui grandes riquezas, como a Amazônia. Ele afirmou que o país �??preserva muito o seu território�?�, mas que, por vezes, vê a soberania brasileira �??ameaçada�?�.
�??Por vezes, nos sentimos ameaçados na nossa soberania naquela área. Mas o Brasil preserva muito bem o seu território. Dois terços do Brasil são preservados. Mais de 85% da Amazônia também. A nossa legislação ambiental é bastante rígida, e fazemos o possível para cumpri-la para o bem do nosso país�?�, afirmou.
Jair Bolsonaro e Joe Biden Jair Bolsonaro e Joe Biden na Cúpula das Américas Alan Santos/PR
bolsonaro-biden-cupula-americas Mandatário participou da Cúpula das Américas Reprodução
0 Bolsonaro ainda afirmou que o Brasil tem suas �??dificuldades�?�, mas que seu governo faz o possível em relação ao meio ambiente.
�??A questão ambiental, temos nossas dificuldades, mas fazemos o possível para atender aos nossos interesses e também, porque não dizer, a vontade do mundo. Mas, como disse, somos um exemplo para o mundo na questão ambiental�?�, afirmou.
Diante de Biden, o chefe do Executivo brasileiro também defendeu eleições �??limpas, confiáveis e auditáveis�?�. Ele disse que chegou à Presidência do Brasil por meio da democracia e que tem �??certeza�?� de que deixará o governo da mesma maneira.
�??Este ano temos eleições no Brasil, e nós queremos, sim, eleições limpas, confiáveis e auditáveis para que não sobre nenhuma dúvida após o pleito. E tenho certeza de que ele será realizado nesse espírito democrático. Cheguei pela democracia e tenho certeza de que quando deixar o governo também será de forma democrática�?�, declarou Bolsonaro.
Próximos agendas Ainda nesta sexta Bolsonaro tem dois encontros bilaterais: com o presidente da Colômbia, Iván Duque Márquez, e com o presidente do Equador, Guillermo Lasso. Ele embarca para Orlando às 16h40 no horário local (20h40 no fuso de Brasília). No sábado (11/6), o mandatário participa da inauguração do vice-consulado brasileiro na cidade.
O retorno à capital federal está previsto para a tarde de sábado.
Fazem parte da comitiva presidencial o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; o ministro das Relações Exteriores, Carlos França; o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres; o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga; e o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Álvaro Pereira. A primeira-dama Michelle Bolsonaro também acompanha.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.O post Bolsonaro: �??Não precisamos da Amazônia para expandir agronegócio�?� apareceu primeiro em Metrópoles.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Requião anuncia pré-candidatura à prefeitura de Curitiba, após deixar e criticar o PT

O ex-senador e ex-governador do Paraná Roberto Requião anunciou sua filiação ao Partido Mobiliza, antigo PMN, e pré-candidatura à prefeitura de Curitiba (PR), após desfiliação e criticas ao PT, partido do presidente Luiz Inácio da Silva. Segundo Requião, a intenção de ter se filiado ao Mobiliza foi para ficar capacitado para concorrer a eleição municipal

Mendonça dá bronca em advogada em audiência com governador de MT

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O ministro André Mendonça encerrou de maneira abrupta no último dia 2 uma audiência de conciliação no STF (Supremo Tribunal Federal) entre representantes da sociedade civil, do MDB e do PSD com o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil). O magistrado tirou a palavra da advogada Nilma Silva, presidente

Governadores discutem renegociação de dívidas com presidente do Senado

Governadores de cinco estados se reuniram, nesta segunda-feira (15), com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para discutir o refinanciamento das dívidas estaduais. Estiveram presentes na residência oficial do Senado os governadores de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Goiás. Para o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, é preciso