Bolsonaro já havia dito para Phillips que a Amazônia ‘não era deles’

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Desaparecido na floresta Amazônica desde o dia 5 de junho, o jornalista britânico Dom Phillips já esteve frente a frente com o presidente Jair Bolsonaro (PL), em julho de 2019, e o questionou sobre a preservação da maior floresta tropical do mundo. Dois anos depois, Bolsonaro postou o vídeo de Dom Phillips no Twitter e o usou como exemplo da “cobiça” pela Amazônia.

Correspondente do jornal britânico The Guardian no Brasil, Dom Phillips esteve entre os convidados de um café da manhã de Bolsonaro com jornalistas estrangeiros, no Palácio do Planalto, em julho de 2019. Na ocasião, ele fez uma pergunta para o presidente.

“Os números de desmatamento estão mostrando um crescimento assustador, Ibama tá dando menos multas, menos operações. Os sinais que o governo tá dando para a Europa não são positivos no sentido da proteção do meio ambiente. Por exemplo, o ministro do Meio Ambiente (Ricardo Salles, na época) estava na Rondônia, nesta semana, com uma galera das madeireiras. Como o senhor presidente entende e pretende convencer e mostrar para o mundo que realmente o governo tem uma preocupação séria com a preservação da Amazônia?”, perguntou o jornalista.

Bolsonaro deu uma resposta em tom ríspido. “Primeiro você tem que entender que a Amazônia é do Brasil, não é de vocês”, disse. “Nós preservamos mais do que todo mundo. Nenhum país do mundo tem moral para falar sobre a Amazônia”, completou.

Depois, Bolsonaro continuou e questionou o trabalho de ONGs na Amazônia. “Para que tanta ONG na Amazônia, já que estão tão preocupados com o meio ambiente e o ser humano, e zero no semiárido nordestino? Responda pra mim isso aí, será que o interesse de vocês é com o ser humano ou é outro interesse futuro nessa área?”, rebateu o presidente.

Dois anos depois do café da manhã com jornalistas, em 26 de setembro de 2021, Bolsonaro reviveu a história. Pelo Twitter, o presidente repostou o vídeo da pergunta de Dom Phillips como um exemplo da “cobiça de sempre” pela Amazônia.

Nos comentários, perfis bolsonaristas atacaram Dom. “Esculachou o cara”, escreveu um. “Mais um dos jornaleiros que vivem disseminando fakenews sobre a Amazônia”, escreveu um perfil chamado “Lina Opressora”. Após o episódio, Dom passou a receber ataques de bolsonaristas.

Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, o jornalista Andrew Fishman, do The Intercept, que é amigo de Dom, disse que o britânico ficou �??muito abalado com esse vídeo�?�. “Ele sentiu que isso colocava um alvo em suas costas e dificultava seu trabalho. Ele foi reconhecido em toda a Amazônia e em seu cotidiano por todos os tipos de pessoas como �??o jornalista que levou um esporro do Bolsonaro”, disse.

Desaparecimento

Dom Philips e o indigenista Bruno Araújo desapareceram no dia 5 de junho. A última vez que eles foram vistos foi na comunidade de São Gabriel. Eles haviam viajado até a região de barco, pelo Lago do Jaburu, e pretendiam voltar à cidade de Atalaia do Norte. Bruno acompanhava Dom como guia, e era a segunda vez que eles viajavam pela região.

Eles desapareceram em uma área conhecida como Vale de Javari, região de selva amazônica que abriga pelo menos 26 povos indígenas, muitos deles isolados da civilização exterior. Dom Phillips tem 57 anos de idade e atua como correspondente no Brasil do jornal britânico The Guardian. Nascido na Inglaterra, ele mora no Brasil há 15 anos, onde escreve, principalmente, reportagens sobre a floresta Amazônica. Atualmente, ele estava trabalhando em um livro sobre preservação ambiental e desenvolvimento local.

Já Bruno, tem 41 anos e é especialista da Fundação Nacional do Índio (Funai). Dentro e fora da Funai,ele atua na defesa dos povos indígenas, posição que o fez receber ameaças regulares de criminosos na região.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Gilmar opina sobre Bolsonaro antes de STF julgar casos e abre debate sobre imparcialidade

(FOLHAPRESS) - O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), tem feito uma série de críticas relacionadas a casos que envolvem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). As falas antecedem a chegada dos processos contra Bolsonaro e sobre golpismo à pauta de julgamentos da corte e levantam questionamentos já feitos anteriormente sobre possível prejulgamento e

Aceno do governo Lula a estados endividados cria insatisfação com Norte e Nordeste

(FOLHAPRESS) - A decisão do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de renegociar a dívida dos estados abriu uma nova frente de insatisfação entre governadores do Norte e Nordeste, que estão menos endividados e reivindicam medidas alternativas para contemplar as regiões. Apenas quatro estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande

Marielle teve atuação discreta em projeto de lei sob suspeita da PF de originar assassinato

(FOLHAPRESS) - A vereadora Marielle Franco (PSOL) teve atuação discreta durante os debates sobre o projeto de lei que, segundo suspeita a Polícia Federal, coincide com a "origem do planejamento" do seu assassinato, executado em março de 2018. A PF afirma, em relatório do caso enviado ao STF (Supremo Tribunal Federal), que as divergências de